Olha aí uma notícia que pouca gente esperava, sobretudo os donos do carro: a Volkswagen lançará em maio o Polo 2009 com motor mais forte, mais equipamentos e alguns detalhes visuais novos.
A informação nos chegou por gente de dentro da marca, que só não precisou quantos cavalos o motor 1.6 ganhará. Mas é certeza que o Polo estará nas concessionárias dentro de um mês.
A mudança, embora precoce, faz sentido. Desde a chegada do Punto, o Polo perdeu espaço para crescer. Vende bem, principalmente a versão sedã, mas a hatch encontra duro concorrente no C3 também. E o Polo Sedan terá o Fiat Linea no 2º semestre, que nas versões mais baratas pode incomodar.
Quem tem um Volks com o motor EA-111 sabe da elasticidade e das respostas rápidas dele, porém, há de se reconhecer, o 1.6, com 103 cv usando álcool, precisava de um gás novo mesmo.
Já não era sem tempo mesmo. Afinal o motor 1.6 da VW já anda defasado a muito tempo, assim como o motor 1.8 que a Fiat utiliza da GM, que afinal é um projeto bem antigo (quem lembra dos motores do Monza? Então os motores 1.8, 2.0 e 2.4 da GM são melhorias do antigo motor do Monza, se é q pode chamar isso de melhorias). Acho que ta na hora das montadoras começarem a fazer um Upgrade nos motores ou lançar novos para ganhar mais potencia mesmo…
Isso sem falar no antigo 2.0 que a Volks usa até hoje de 112cv, é tanta preguiça que nem para desenvolver um sistema flex para eles.
Bem lembrado Rodrigo, sem contar com o 2.0 de meros 116CV de potencia…aff, até o 1.8 da Fiat/GM consegue chegar perto disso (112/115cv).
Tenho um polo sedan 07/08 com 15.000 km e está um espetáculo, a revisão dos 10.000 custou R$100,00 e pedi pra fazer alinhamento mas a máquina da concessionária indicou que não precisava que estava tudo OK!
O sensor de estacionamento é show, o som doble din e as lampadas brancas diferenciaram na hora de comprar. Quando fui pesquisar os concorrentes para comprar, pelo preço que paguei tinha o Clio sedan, Corsa sedan, 206 SW, Focus hatch, que não tinham sequer vidro elétrico traseiro e Space Fox, e percebi que é o melhor produto da VW no Brasil, não o trocaria nem pelo Golf.
Com motor mais forte e alguns itens de série a mais vou pensar em trocá-lo por outro igual até segundo semestre.
Pra não falar que tudo é perfeito, descobri que após por insulfilm no carro, o vidro no motorista faz um barulho irritante, algumas vezes qdo aberto, e que ocorre em todos os carros.
A Vw podia fabricar o 1.4 FSI do Golf aqui….. seria uma evolução mesmo….
e um 1.4 fsi turbo… aposentando o 2.0 do Santana….rsss
Só muda o motor?
E a carroceria?
câmbio automático, alguém?
Evolução sempre é bem vinda, mas se além disso a VW passasse a oferecer um motor 1.4 com potência similar ao 1.4 do Corsa, seria uma tacada mais certeira.
Câmbio automático também cairia bem, já que em breve o Punto deve adotar o Dualogic e o 207 ( ou 206 e 1/2, como tem sido chamado ) já terá o câmbio automático como opção ao ser lançado.
Cambio Automatizado na Linha VW:
A tempos atras, bem antes de todo mundo saber que a Fiat iria colocar a venda o Cambio Dualogic e a GM com o seu Easytronic, foi flagrado na unidade da VW de São Bernardo um Lancia Ypsilon com placas azuis e o tal cambio Dualogic, na época falava-se de um Ford Fiesta Europeu com placas azuis com o mesmo sistema rodando nas proximidades da fabrica da VW em São Bernardo também(mais como cada marca coloca um nome diferente, o do Fiesta se chamava Durashift EST, mais o sistema era o mesmo) . Enfim a VW estava fazendo testes no Lancia Ypsilon, automovel do Grupo Fiat com o sistema de transmissão automatizado que por sua vez foi desenvolvido pela Magnetti Marelli e é fornecido para a Fiat, GM, Ford, Alfa Romeu, Lancia, Opel e outras montadoras na Europa. Na época falavasse na cooperação das duas montadoras (Fiat e VW) e da Magnetti Marelli para fazer as adaptações necessárias na tal transmissão para o mercado brasileiro, e na realidade ninguem sabe se isso foi verdade ou não.
O que acontece é que a Magnetti Marelli, empresa que pertence ao grupo Fiat, vai fornecer a transmissão automatizada para outras montadoras no Brasil, o que inclui VW, Renault, Ford, Citröen, além de é claro a própria GM.
Bom se isso responde a pergunta, breve teremos a linha Fox e Polo com esse cambio. Acredito que possa chegar nas versões 1.6 do Golf também.
O Novo Focus tem caixa automática com dupla embreagem na Europa…
Quem sabe se dermos sorte… esta caixa/embreagem vem pra nós no Fim do Ano.
Ainda acho que o FOCUs é um carro superior ao POLO…
Muitos aqui estão questinando, por que a VW e outras montadoras, não trocam os atuais motores de carroças que equipam seus carrso no Brasil.Simples a resposta:As montadoras instaladas no Brasil tratam os brasileiros como consumidores de terceira classe. Já passou da hora do governo e consumidores, exigirem dessas montadoras, produtos idênticos que elas fabricam nos EUA e Europa.Enquanto estiver-mos dispostos a engolir os lixos produzidos pelas montadoras, sem exigir qualidade, continuaremos a comprar motores de monza. Motores ultrapassados tecnologicamente.
Pedro, se você acha o Focus um carro superior ao Polo, eu tenho certeza. e superior ao Golf, ao Vectra GT, ao Stilo e ao Astra também. empata com o 307 e o Tiida.
e esse Focus novo, então, pra mim é melhor que o novo Audi A3: tem câmbio de dupla embreagem, versões ecologicamente corretas, um acabamento primoroso, um motor 2.5 que vai gerar 280 cavalos e uma versão cupê-conversível que é de tirar o fôlego.
em suma, o Focus pra mim é o carro perfeito. e olha que eu tenho um 307.
Tb gosto do Focus, mas essa versão ai com 2.5 litros e 280 cavalos, com acabamento bem feito e outros itens de série que transformam o carro não virão para o Brasil provavelmente. Todos os carros que desembarcam aqui passam pelo sistema Carroça-Formation-Depenation, onde são adaptados para o mercado nacional. O Focus deve chegar no máximo com um motor 2.0 flex básico, mas que ainda é bem melhor do que os 2.0 que equipam os carros da VW ou da GM.
http://img145.imageshack.us/img145/162/golg5iu6.j…
È para se chegar perto do Stilo
Jair: Vc é meio fraquinho de conhecimentos automotivos, hein… comparar a idade do atual motor EA-111 com 1.8 de Monza já foi uma bola fora, afinal de contas, o VW é mais de 13 anos mais novo.
A outro bola fora foi vc afirmar que o motor 1.8 GM que a Fiat utiliza é de Monza. Quando na verdade é o 1.6 de Corsa (família diferente, bem mais recente que o 1.8 de Astra e Monza)com cilindrada aumentada.
Mas tudo bem, estamos aí pra corrigir.
Veja bem, estou pretendendo comprar um Polo Sedan, entretanto, pretendo comprar já o novo modelo 2009, quero saber se vocês tem previsão de quando o novo será lançado e se será ainda a tempo de aproveitar a redução do IPI.
Altino
Esse segmento de hatches tá DIFÍCIL !!!…..As novidades Punto 1.8 , Sandero 1.6 e Polo 1.6 são modelos mais compactos e que pra mim deixam a desejar nos quesitos ESPAÇO , MOTOR e DESEMPENHO . Eu ficaria com o Polo ou Sandero entre os dois , já que o punto 1.8 é meio beberrão.O Sandero é um bom carro mas o design não agrada muito e o o valor de revenda é duvidoso… Agora , se quisermos mais espaço ( hatches médios ) vejamos as opções :
1 ) No caso do Golf , ele sempre continua com aquela carinha de Gol e Polo misturados ! O seguro do bicho é um absurdo ! afff…
2 ) Já o Fiat Stilo não dá , solta até a roda ! LOL!
3 ) Peugeot 307 é prejuizo na certa : o 2.0 flex é alcoólatra , não revende e a manutenção é um absurdo !
Continuo preferindo o Astra ( com novo motor 140 cv , média de 8,8 km/l com álcool ) e aguardando o Novo Focus Flex que AINDA NÃO CHEGOU… Socorro , Ford !!!
Pesquisei esses dias o punto, polo, 207 e c3…
Não tem comparação o tanto que o polo é melhor.
Motor que anda de verdade, não tem mesquinharia com itens de série – valendo a pena olhar o modelo novo que não tem tanquinho de álcool, porque com os descontos tem preço compatível -, o espaço interno aparenta ser melhor, etc.
Perguntei a donos dos outros carros – menos o 207, porque não conheço nenhum – e só ouvi horrores sobre o punto e várias ressalvas quanto ao C3.
O que me impressionou foi como que a fiat coloca um carro que não cabe um adulto atrás e sem vidro elétrico traseiro de série! Vai ver não tem o vidro porque não cabe a pessoa que vai usar mesmo…
O golf realmente tem saído com preço que consegue concorrer com o polo tb, mas o seguro, como já disse o comentário anterior, é ABSURDO!
😛
Sempre andei de Gm 2.0 Astra vectra muito bom mas são gastadores quando chamava pra andar é um espetaculo, mas consumo la em cima não passa de 9km/L.
Mudei para o polo sedan nossa é confortavel tem os opsionais bons e é economico comparando com o desempenho. Penso assim que devo ter potência aliada ao consumo e o 1.6 da VW oferece tranquilamete.