O utilitário esportido da Ford, como já adiantado aqui, ganhou um tapa no visual para manter o aspecto jovem, apesar da idade avançada. Não houve modificações mecânicas, no entanto, apenas a inclusão de novos itens e a redução do preço. A Ford está claramente preocupada com o Tucson nacional: o Hyundai deve ter o preço reduzido e com isso vai tirar ainda mais clientes do Eco.
Por isso, a Ford adotou a garantia de 3 anos – o coreano oferece 5 anos sem limite de km. Nas vendas, é perceptível a aproximação do Tucson: se em 2008 o Ford vendeu 44 200 unidades contra 19 644 do Hyundai, no ano passado o Tucson saltou para quase 29 mil emplacamentos enquanto o EcoSport caiu para 43 600 unidades. Este ano, no primeiro mês de vendas, a diferença entre eles foi de apenas 300 carros.
“Mas o Tucson é de outra categoria”, vocês podem se perguntar. Mas a diferença de preço não era assim tão grande e o padrão dos modelos incomparável. Não que o coreano seja um primor, mas esnoba qualidade perto do Ford.
A marca americana, claro, ganha tempo até a chegada da nova geração, entre o final de 2011 e o começo de 2012, mas o caminho é muito longo e talvez apenas preço baixo e alguns equipamentos não sejam suficientes para conter o avanço dos concorrentes até lá.
Nesta manhã, participaremos da coletiva de imprensa aqui em Maceió e depois seguimos para o test-drive. No final do dia, publicaremos nossa avaliação, basicamente voltada à aparência do modelo.
Veja os preços:
FreeStyle 1.6 R$ 57.190
XLT 1.6 R$ 58.190
XLT 1.6 R$ 60.190 (bancos de couro e ABS)
FreeStyle 2.0 R$ 59.480
XLT 2.0 automático R$ 60.910
4WD 2.0 R$ 61.880
Espero que um dia os consumidores destas coisas lançadas para nós brasleiros se conscientizem e parem de comprar porcaria. Ex.: "Ecosporra","Argila" e outros que certamente virão fazer a cabeça daqueles que pensar estar comprando carros com tecnologia de ponta.
Quem deveria ganhar um tapa no visual é quem põe à venda esse cocôsport… Aqui engolimos isso aí enquanto a Ford lança Kuga na Argentina – sabem quanto? R$ 67.000. Esse cocôsport só falta vir com nariz vermelho de brinde para o dono.
60 mil? 1.6, couro e ABS… Pô, acho que está "um pouco" fora da realidade hein. Mesmo no mercado brasileiro, que qualquer lixo é vendido por preços absurdos, isso está totalmente irreal.
Quer um “novo” ECO 2011 ? compra um ECO 2009 encalhado nas concessionárias por 49 mil, que não mudou quase nada em relação ao 2011, e com 2 mil reais, no máximo, vc “transforma” ele num ECO 2011, por fora, numa loja de tunning…
mas, na boa, ECOSPORT por 62 mil ???!!! compra um TUCSON por 69 mil que é muito mais carro !!!!
A diferença de preço entre uma XLT 1.6 MT e uma XLT 2.0 AT é de menos de R$3 mil. É isso? Colocar bancos de couro na 1.6 quase sai mais caro do que levar uma 2.0 com câmbio automático?
Até hj não qual é a dessas pessoas que compram tanto esse Ecosport, como esse tal Tucson que por R$ 70K ele não tem nada por dentro e principalmente, qual a ideia da pessoa comprar o tal Soul, esse sim, coisa mais feia que existe, nem o Doblo é tão feio!
Tem tanto carro bom por R$ 50K a R$ 60K e as pessoas compram essas porcarias só para se acharem os maiorais, pois tem utilitários!
@pedro
Pedro, você precisa olhar o mercado de uma maneira histórica. Quando o Ecosport foi lançado, nem o consumidor brasileiro conhecia tais veículos, como o próprio mercado não tinha opções. Hoje, Tucson e Soul são modelos muito bons, bem equipados e de boa qualidade, além do preço mais justo que o do Eco-qualquercoisa aí de cima. Não é apenas a imagem que conta, mas são veículos que oferecem algo mais, cada qual em sua categoria. Ambos são altos e confortáveis tanto na estrada quanto na cidade, com boa visibilidade, etc. Principalmente aqui no Brasil, com essas nossas estradas e ruas, isso é uma vantagem indiscutível. Se você me dissesse isso lá na Europa, Japão ou Canadá iria concordar contigo.
Já o Eco não tem explicação mesmo… É a prova de que quem compra ainda não conhece nada de carro e das outras opções no mercado – essa é a herança de anos de reserva e estagnação do mercado, época em que "novos modelos" tinham um friso diferente, ou uma nova cor para as rodas.
Acho que a Ford e a GM estão voltando no tempo…
Quem põe ou tira um produto do mercado é o mercado. Se furam os olhos com um veículo com este a r$58000,00 é porque o compram. Assim é com ele, com o Mille, Astra, Kombi etc…
Com +/- r$50.000,00 dá para comprar Focus, i30, C4, Cerato etc… Os quais possuem muito mais a ofertar que um carro como o Ecosport, Palio Adv, CrossFox etc…
Mas a razão, no caso do consumidor medio Brasileiro, está anos atras da emoção… Continuamos a pagar mais caro que qualquer outro consumidor Sulamericano por estes produtos terceiro mundistas.
Se bricar, os Argentinos pagam menos por um Ford Kuga que nós pelo Ecosport e ainda batemos palmas…
@rr09
pra quem gosta de ficar enfiado dentro de um carro com as pernas esticadas esses carros citados são exelentes.agora pra quem gosta de um carro mais alto pra ficar com as pernas mais dobradas como estivesse
sentado numa poltrona na sua casa a eco é exelente. até porque tenho problema de circulação e os pés incham, a eco pra isso é exelente. pense nos outros antes de falar SO das suas convicções.