Depois de abandonar por anos os motores 1.0, a Peugeot retorna com força total a uma parcela extremamente importante no país, o de hatches compactos equipados com motor 1.0. E é válido ressaltar que mais do que estar presente, a marca pretende realmente se destacar na categoria, por isso trabalhou cuidadosamente uma estratégia que permitisse entregar ao consumidor um produto econômico e eficiente para o dia a dia.
A resposta é o Novo 208 1.0, que está disponível em duas versões – Like (R$ 72.990) e Style (R$ 79.990), modelo quer assumir o posto de 1.0 mais completo entre os hatches compactos posicionados num patamar mais premium.
Testamos rapidamente o modelo no Autódromo da Fazenda Capuava, e o desempenho para um modelo 1.0 é muito interessante, principalmente até a terceira marcha, mostrando uma tocada muito boa, principalmente pelos pneus de 16 polegadas.
Aqui, essa experiência exclusiva recebe uma dose extra de economia e eficiência, e o responsável por isso é o motor 1.0 Firefly três cilindros, sim o mesmo motor que já esquipava o Fiat Argo, assim como, a transmissão manual de cinco velocidades.
O uso desse propulsor no Peugeot 208 é fruto de uma sinergia Stellantis, o que envolveu sua aplicação na plataforma CMP e o desenvolvimento local feito de maneira conjunta com equipes de engenharia Stellantis em Porto Real (RJ), Betim (MG) e Palomar (Argentina).
Bicombustível, o motor 1.0 Firefly traz a arquitetura de duas válvulas por cilindro com geometria do conjunto aprimorada, que melhora o rendimento do motor em giros reduzidos, garantindo maior economia de combustível, melhor performance, menores níveis de emissões e maior silêncio a bordo.
A potência chega a 75 cv e o torque, a 10,7 kgfm a apenas 3.250 rpm, ambos com 100% de etanol. Construído em bloco de alumínio, o motor 1.0 Firefly foi desenvolvido para ter durabilidade mínima de 240 mil quilômetros – ou seja, o consumidor ganha, ainda, em robustez e durabilidade.
Com a chegada do Novo 208 1.0 a Marca passa a dispor de duas opções adicionais na entrada de gama da família 208, as versões batizadas de Like e Style – ambas com câmbio manual de cinco velocidades.
O Peugeot 208 Like vem de série com Central Multimídia Connect 10,3 polegadas com conexão sem fio de Android Auto e Apple Car Play, o modelo oferece o DNA Peugeot com as luzes diurnas em LED (DRL) no formato de “Dente de Sabre” ainda vidros e retrovisores elétricos, entradas USB, airbags e controle de estabilidade e tração, entre outros.
Logo acima dele está o 208 Style, uma versão cheia de significado. O nome não é por acaso, já que ela realmente tem o propósito de expressar tudo de melhor que o inconfundível e exclusivo design Peugeot tem a oferecer. Seu lançamento, além de ajudar a compor com muito estilo o portfólio da família 208, registra a chegada da marca Style no Brasil, com a mesma roupagem utilizada pela Peugeot no mercado europeu.
E o que a versão Style traz de especial? Bom, para começar, elementos que dão um toque a mais de agressividade e sofisticação, como a grade exclusiva em Dark Chrome, os faróis com detalhes cromados e tecnologia Full LED, e luzes DRL que revelam os “dentes de sabre” característicos do olhar felino dos modelos da Marca.
Veja também: Os carros mais velozes das últimas 8 décadas
As capas dos retrovisores são em preto brilhante, enquanto as rodas de 16 polegadas recebem acabamento escurecido (Dark Style). Na traseira, o aerofólio em preto brilhante fecha o acabamento Black Diamond e a saída de escapamento com ponteira cromada dão um toque de esportividade, em total equilíbrio com o estilo geral da versão.
O 208 Style ainda agrega um teto panorâmico (único no segmento), que amplia o requinte e a sensação de liberdade para quem viaja a bordo, além de bancos com revestimento Style, Wireless Charger para carregamento de smartphone por indução e, para completar, sistema Visiopark 180º, com câmera de ré com projeção, sensores de estacionamento traseiros. A denominação Style é identificada em badges posicionadas no exterior e interior do veículo.
Abaixo, os principais itens que compõem cada uma das novas versões do PEUGEOT 208.
PEUGEOT 208 Like 1.0 Firefly | Câmbio manual MT5
- 4 airbags
- Volante Sport Drive
- Central Multimídia PEUGEOT Connect 10,3”
- Espelhamento sem fio
- Luzes DRL “Dentes de Sabre”
- 2 entradas USB
- Alarme perimétrico
- Retrovisores externos elétricos
- Vidros elétricos
- ESP + TC
PEUGEOT 208 Style 1.0 Firefly | Câmbio manual MT5 – Todo o conteúdo da versão anterior acrescido de:
- Faróis Full LED
- Grade exclusiva em Dark Chrome
- Rodas 16” Dark Style
- Aerofólio traseiro
- Wireless charger (carregamento de smartphone por indução)
- Bancos e tapetes exclusivos Style
- Badge Style
- Teto panorâmico
- Visiopark 180º (câmera + sensor)
Confira o BlogAuto no: Youtube, TikTok, Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest.