Testamos o novo Audi Q3 2023 na versão Sportback com o pacote Performance Black em uma viagem de São Paulo para Paraty, passando pela cidade de Cunha onde pegamos a serrinha da estrada Real que chega no Litoral. Podemos dizer que o Audi Q3 melhorou e muito.
Esqueçam o motor 1.4 ou versões só com tração dianteira, agora todos os Audi Q3 são equipado com motor 2.0 TFSI de 231 cv acoplado a uma transmissão automática de oito marchas e para coroar esse pacote muito interessante recebeu a imbatível tração integral quattro, ou seja, ficou um carro muito arisco, no bom sentido da palavra, respondendo muito ao toque do pedal do acelerador e tudo isso muito bem tracionado nas quatro rodas, fazendo uma dirigibilidade bem esportiva e segura.
O Audi Q3 com motorização 2.0 TFSI já está disponível a pronta entrega nas concessionárias da marca em duas opções de carroceria, SUV e Sportback, importado da Hungria. A partir do segundo semestre, a produção será realizada localmente na fábrica de São José dos Pinhais (PR).
O preço do Audi Q3 2023 em maio de 2022:
- Q3 Prestige – R$ 273.990
- Q3 Performance – R$ 290.990
- Q3 Performance Black – R$ 315.990
- Q3 Sportback Performance – R$ 315.990
- Q3 Sportback Performance Black – R$ 339.990
Um dos modelos mais icônicos da marca, o novo Audi Q3 Sportback é equipado com o motor EA888 2.0 TSFI à gasolina de quatro cilindros com injeção direta e turbocompressor, que desenvolve 231 cavalos de potência e 34,5 kgfm de torque. A inédita transmissão tiptronic de oito velocidades. O conjunto confere ao modelo uma excelente dirigibilidade, estabilidade em curvas e desempenho, com aceleração de 0 a 100 km/h em 7 segundos e velocidade máxima de 240 km/h.
Com linhas fluidas, o novo Audi Q3 2.0 TFSI possui ombros pronunciados, vincos afunilados e um conjunto óptico invocado. Na dianteira, a imponente grade Singleframe octogonal, com interior em colmeia e moldura cromada – preta na versão Performance Black, segue a linguagem estética da família Q. As amplas entradas de ar trapezoidais, conectadas por uma lâmina horizontal no para-choques, potencializam a sensação de esportividade. Já os faróis Full-LED, com design plano e retilíneo, integra as luzes diurnas dinâmicas.
O design esportivo da carroceria aparece também na cabine, revestida por materiais nobres e com alto nível de isolamento acústico. As linhas horizontais acentuadas aumentam a sensação de espaço interno. O painel de instrumentos é dividido em duas partes: superior, que acomoda as saídas de ar-condicionado; e inferior, que integra os comandos de entretenimento, climatização, conectividade e demais operações do veículo. A ergonomia é reforçada pelo painel central inclinado em 10 graus ao motorista, otimizando a experiência ao volante.
No painel de controle, a central multimídia MMI com tela de 8,8 polegadas sensível ao toque e conectividade aos sistemas Apple CarPlay e Android Auto, é incorporada de forma quase imperceptível por um elegante painel de vidro em preto brilhante, sobretudo quanto desativada. Já o Audi Virtual Cockpit é composto por uma tela de instrumentos de TFT (Transistor Film Technology) totalmente digital com 10,25 polegadas e mostra as informações mais importantes do veículo através de imagens e gráficos em alta resolução, mas que infelizmente sem a possibilidade de projetar o mapa, devido a ausência do navegação nativa no modelo.
Composto por chapas de aço de alta tecnologia lapidadas a altas temperaturas que representam 25% do peso da carroceria, a estrutura do veículo combina alto nível de rigidez e peso total reduzido. Graças ao primoroso isolamento acústico, o nível de ruído interno na cabine é praticamente imperceptível. Compacto por fora e com amplo espaço interno graças à moderna plataforma MQB A2, o modelo possui excelentes ângulos de entrada e saída para maior conforto de rodagem em trechos urbanos e fora de estrada.
Na dianteira, os assentos esportivos possuem ajustes elétricos e posição levemente elevada, garantindo ao condutor inúmeras posições para se acomodar e uma visão panorâmica do caminho. Os bancos traseiros são divididos na proporção 40:20:40 e possuem inclinação ajustável em até sete estágios. Os passageiros contam com duas portas USB, descansa braço central com dois porta-copos e assentos corrediços (até 130 milímetros) de série, que asseguram um espaço surpreendente para as pernas e joelhos dos ocupantes. O porta-malas possui fácil acesso e acomoda 530 litros (Sportback), o maior volume da categoria, podendo ser ampliado para 1.400 litros com os bancos rebaixados.
O Audi Q3 oferece diversão ao volante em diferentes tipos de terrenos graças à direção progressiva, suspensão esportiva e tração nas quatro rodas. A suspensão transmite agilidade e conforto nos trechos urbanos e estradas sinuosas devido aos ajustes precisos das molas e amortecedores para o mercado brasileiro, com o aumento de 18,5mm na altura da suspensão dianteira e 13,5mm na suspensão traseira. É possível selecionar diferentes modos dinâmicos personalizando ainda mais a experiência do motorista ao volante.
Já o Audi Drive Select realiza uma série de ajustes no motor, transmissão e direção para proporcionar diferentes tipos de condução ao condutor, que pode escolher entre seis modos: Auto, Comfort, Dynamic, Efficiency, Individual e Off-Road. Neste último modo, o controle de estabilidade eletrônico altera o sistema de controle de tração para o modo Off-Road, ativando outras funções como o sistema de assistência em declives, que mantém constante a velocidade especificada pelo motorista (até 30 km/h) em descidas e aplica o freio automaticamente. O controle eletrônico de estabilidade (ESC) pode ser desativado completamente mediante solicitação do motorista.
Entre os itens de conforto e conveniência, estão disponíveis ar condicionado digital com duas zonas, volante multifuncional, diferentes modos de condução e abertura e fechamento elétrico do porta-malas com função hands-free. Com nota máxima (cinco estrelas) no EuroNCAP, um dos mais rigorosos testes de segurança em automóveis do mundo, o novo Q3 oferece diversos itens de segurança aos ocupantes, como assistente de partida em rampa; câmera de ré e sensores dianteiros e traseiros que auxiliam em manobras.
Há ainda o Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC) com função Stop&Go, que auxilia o condutor nos congestionamentos das grandes cidades e torna a condução mais eficiente; Sistema de som SONOS 3D, com 680W de potência; e o sistema de Aviso de Saída de Faixas (Lane Departure Warning), oferecidos no Pacote Advanced, como opcional, para a versão Performance Black. O teto solar panorâmico “Open-Sky” é opcional na versão Performance e de série na Performance Black.
Veja também: Os carros mais velozes das últimas 8 décadas
O Audi Q3 foi produzido de 2016 a 2018 em São José dos Pinhais (PR). Após um hiato de pouco mais de um ano, entre fim de 2020 e meados de 2022, a Audi voltará a montar dois modelos na fábrica do Paraná: os novos Audi Q3 e Audi Q3 Sportback. A produção do Audi Q3 com motor 2.0 em suas duas carrocerias será feita em uma linha de montagem exclusiva, a mesma que produziu a geração anterior do SUV até 2019. Os modelos chegarão no porto de Paranaguá divididos em conjuntos de peças e partes vindos da fábrica de Györ (Hungria), para a montagem em solo brasileiro. O novo Audi Q3 Sportback começa a ser vendo inicialmente importado da fábrica da Audi em Györ, e posteriormente será produzido na planta de São José dos Pinhais (PR).
Confira o BlogAuto no: Youtube, TikTok, Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest.