Primeira viagem internacional depois de 2 e meio anos, destino Cidade do México para conhecer o primeiro modelo que nasceu elétrico na linha Volvo, o suv coupé C40 e posso dizer que valeu a pena viagem!!!
Tecnicamente é um XC40 com uma nova carroceria, sim, e isso é muito bom, pois na minha opinião, o XC40 é uma das melhores opções elétricas disponíveis no Brasil, juntando isso com um visual arrebatador fez com que o C40 conquistasse que dirigia o modelo pelas estradas mexicanas com destino a Acapulco, infelizmente, nosso destino era no meio do caminho, uma Hacienda datada de 1580. O contraste do histórico com toda a tecnologia de um carro elétrico, moderno e contemporâneo, poderia chocar, mas na realidade um ressaltou o outro.
O prazer de dirigir é impressionante e faz com que toda a experiência seja revista, como sentar e sair dirigindo, sem a necessidade de “ligar” o carro, o torque instantâneo e impressionante, o que fez a marca colocar pneus mais largos na traseira para poder dar conta de toda a força.
Tudo isso tem um preço de R$ 419.950 para a versão P8, está previsto para este ano ainda a versão P6 com apenas um motor, e que deverá ter o preço mais acessível.
Com traços únicos e repletos de personalidade, o C40 teve em sua inspiração a arquitetura escandinava com influência da luz e da natureza. Tudo começa nas linhas laterais, com design feito para preservar o traço marcante e o espaço interno. O perfil lateral estreito cruzado traz uma nova silhueta à gama de automóveis Volvo.
Os aerofólios e spoilers traseiros bem evidentes trazem para o desenho do carro as linhas arrojadas e futuristas, que proporcionam maior aerodinâmica e autonomia através da menor resistência ao ar. O teto preto também é um elemento de design com a assinatura contrastante, que aprimora ainda mais o design dinâmico e arrojado do carro.
Completando o visual, as grandes rodas de liga leve de cinco raios diamantadas com superfícies contrastantes de alumínio polido bruto e pintura preta brilhante, que complementam perfeitamente o caráter ousado do C40 Recharge Pure Electric.
Por dentro, o interior traz o sofisticado acabamento Topography, com detalhes translúcidos em formas de mapas topográficos, inspirado no Parque Nacional de Abisko, no norte da Suécia. Retro iluminada e tridimensional.
Outro destaque do C40 Recharge, que une design com tecnologia é o teto panorâmico, que se estende desde os bancos traseiros até os bancos dianteiros. Com vidro escuro fixo laminado de alta tecnologia com revestimento IR, otimiza o conforto em todas as condições climáticas, auxiliando na redução de ruídos externos, minimiza a entrada de luz em até 95%, oferece proteção UV de 99,5% e bloqueia cerca de 80% da radiação de calor do sol.
A Volvo Cars está na vanguarda para oferecer aos consumidores materiais de interior sustentáveis e de alta qualidade. Os novos acabamentos internos sem couro são desenvolvidos com o mais alto padrão de qualidade.
Assim como os bancos, o volante, estofamentos e a alavanca de câmbio são 100% livres de couro. As superfícies dos tapetes são feitas de garrafas PET recicladas e a decoração Topography é feita de plásticos reciclados. O novo revestimento Microtech é um plástico tricotado, um material à base de PVC com um suporte têxtil feito de poliéster 100% reciclado.
O Volvo C40 Recharge traz o que há de mais moderno em propulsores elétricos. Com dois motores elétricos P8 AWD (All Wheel Drive), geram impressionantes 408 cv de potência e 67,6 kgfm de torque.
Com a adição do powertrain de tração integral totalmente elétrico e a alta tecnologia da bateria de 78 kWh, o carro oferece um alcance de cerca de 440km (WLTP – Worldwide Harmonised Light Vehicles Test Procedure) com uma única carga. E com um sistema de carregamento rápido (150W), a bateria carrega até 80% de sua capacidade em 40 minutos.
Graças à moderna construção, o C40 Recharge foi pensado para otimizar a aerodinâmica, aumentando a autonomia e permitindo uma aceleração de 0 a 100km/h em apenas 4,7 segundos, com limitador de 180km/h.
Um dos destaques está no One Pedal Drive, um recurso que pode ser acionado dentro do veículo e torna a aceleração e frenagem muito mais práticas através de um único pedal. Ou seja, para acelerar, basta pressionar o pedal e, para frear, é só ir aliviando o pé que o carro vai parando de acordo com a força que é exercida. Uma vez utilizando essa funcionalidade, a regeneração de energia se torna ainda mais eficiente, e ainda amplia a autonomia. Esse recurso muito útil na cidade, mas que felizmente pode ser desligado na estrada.
O C40 Recharge é equipado com o moderno sistema multimídia Google Automotive Services, que integra o carro aos mais avançados recursos do Google. O assistente também pode controlar a temperatura, definir um destino, tocar música e podcasts, e enviar mensagens, tudo isso apenas por comando de voz, sem tirar as mãos no volante. Além disso, possui atualizações over-the-air (OTA), deixando o sistema sempre atualizado com a versão mais recente, e agora totalmente em português e está totalmente integrado com os alto-falantes Premium da Harman Kardon, com uma qualidade sonora incrível em todo o interior. O carro tem 4 anos de internet à bordo gratuita.
O Volvo C40 Recharge foi pensado para as pessoas em todos os sentidos. Sem o motor à combustão na parte dianteira, proporcionou a criação de um bagageiro frontal, além do porta-malas traseiro de 413 litros, que tem ainda a abertura e fechamento elétrico com a função hands-free.
No interior, soluções de armazenamento inteligentes para garrafas de água, smartphones, portáteis, comidas e muito mais, bem como um compartimento frontal com o carregamento por indução para celulares.
Para ligar o veículo, mais uma boa novidade: o C40 não tem botão de partida. O carro é ligado no momento em que o condutor entra com a chave no bolso, afivela os cintos e seleciona o câmbio na posição D. Para desligar, basta colocar em P e sair do veículo.
O Volvo C40 Recharge oferece as mais avançadas assistências à condução, como a moderna câmera 360 graus que, junto ao Alerta de tráfego cruzado (CTA), com frenagem automática, auxilia e evita colisões em saídas e entradas de vagas de estacionamento. O Volvo XC40 Pure Electric conta também com Sistema de alerta de mudança de faixa (LKA) e Sistema de alerta de ponto cego (BLIS).
Outra tecnologia é o City Safety, que reconhece pedestres, ciclistas e animais de grande porte e pode frear e até esterçar o volante para evitar ou minimizar uma colisão. O veículo vem equipado com o Pilot Assist e Controle de cruzeiro adaptativo (ACC), que conta com sensores e câmeras que monitoram as faixas das vias e um sistema que comanda a aceleração e a frenagem auxiliando no deslocamento do veículo, por exemplo, ao contornar curvas abertas em rodovias, além de controlar a distância do carro adiante.
Também pensando em segurança, o C40 Recharge possui a Care Key, que permite a regulagem do limite de velocidade através de uma programação com a chave principal. Assim, ao usá-la no carro, a máxima velocidade estabelecida fica demarcada e o veículo opera conforme programado.
Veja também: Os carros mais velozes das últimas 8 décadas
Além disso, a marca oferece o Volvo On Call, um serviço de segurança, proteção e conveniência que oferece assistência 24h e auxílio de emergência. Extremamente útil, permite ao condutor, por meio de seu aplicativo no smartphone, verificar o nível da bateria, trancar e abrir as portas, climatizar a cabine à distância, entre outros.
O C40 Recharge conta com um pacote de serviços agregados por três anos, além do pacote de internet disponível na central multimídia.
Confira o BlogAuto no: Youtube, TikTok, Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest.