O sedã e mais sete modelos envolvidos no recall do acelerador defeituoso tiveram a produção e a venda suspensas no país até que a Toyota descubra como solucionar o problema. A medida vale a partir da primeira semana de fevereiro.
As ações da companhia caíam quase 5% depois do anúncio. O temor da empresa é que sua imagem saia definitivamente desgastada num ponto de honra para ela: a qualidade. O recall da semana passada atingiu 2,3 milhões de carros, só perdendo para o gigantescom recall do tapete defeituoso que envolveu mais de 4 milhões de veículos.
Os modelos que deixarão de ser produzidos temporariamente, além do Corolla, são o Camry, Avalon, Highlander, Matrix, RAV4, Sequoia e Tundra. No Brasil nada muda já que os produtos importados vêm do Japão.
Tem um jeito de resolver: fazer TRANSPLANTE DE CÉREBRO nas pessoas que compram Toyota.
Para que? Para colocar o cérebro de quem compra Volkswagen gol que funde com 15 mil km? Ou Fiat que pega fogo e solta as rodas? Ou Fox que decepa os dedos? Ou Ford Focus que quebra a transmissão ao sair da concessionária? Ou Honda Civic que não sobe a rampa? Que eu saiba quase todas as montadoras têm problemas graves e não fazem recall no Brasil. Já um problema simples como este e a Toyota para de fabricar os carros para resolver o problema. Esta é a diferença entre ela e as outras. Tem gente que não entende isto e acha que, ao invés de virtude, é uma falha. E aí continua comprando C4 Pallas. Dê uma olhada no http://www.reclameaqui.com.br e veja a diferença que há entre as reclamações contra a Toyota e as outras montadoras. É algo assim como Toyota 50 x Honda 400 x Ford 2000 x VW milhares, etc, desproporcionais às vendas dos mesmos. E as reclamações contra a Toyota, na sua maioria, são por causa de entrega do carro fora do prazo, financianmento, etc, raramente há defeitos graves nos seus automóveis, justamente o oposto do que ocorre com as marcas preferidas pelos inteligentes brasileiros, que não precisam de transplante de cérebro.
realmente @Lorenzo tem comentário foi meio infeliz… e acho que a Toyota teve um ótimo jogo de cintura para contornar o problema. tem que ter muita coragem para retirar do mercado americano os principais carros da marca para resolver o problema. acho que nenhuma montadora brasileira, ou melhor, nenhuma montadora faria isso no Brasil.
O recall foi aumentado incluindo carros na Europa e na China.
Eu tenho um C4 Pallas GLX, comprado em Julho de 2008. Rodo 200Km por dia, o carro já tem 92 mil Km, está instalado kit GNV desde os 22 mil Km. Uso nos buracos de São Paulo e na Fernão Dias, diariamente.
Manutenção? Só troca de óleo, filtros, uma vez pastilhas de freio por desgaste normal, troca das correias aos 70 mo km por tempo de revisão.
Nenhum defeito o carro apresentou. NENHUM!.
E o C4 Pallas está no mercado desde 2007, com 1 (um) recall em Dezembro de 2007 (antes do meu modelo) para troca da junta do cabeçote, devido a um fornecedor brasileiro (que não faz mais parte da rede de fornecedores da PSA RJ).
Então, antes de atacar um carro, Marques, CONHEÇA o carro. Porque desta forma que você faz, ACHANDO que conhece o carro, fica fácil denegrir uma imagem. Quer ver?
"Toyota Corolla é uma bela porcaria: uma carroça absolutamente sem tecnologia embarcada a preço de carro novo. É fácil não apresentar defeitos quando não tem nada o que dar defeito: o carro é seco! E ainda por cima dá recal em um sistema que até a Lada sabe fazer: o sistema do acelerador! Que bela porcaria de carro."
E tenha dito.
Jaldomir, eu conheço o C4 Pallas até o ponto que julguei conveniente: fiz um test drive e li, BASTANTE, a respeito dele e me informei diretamente com os proprietários. Por quê? Porque é um carro que, em princípio, oferece uma excelente relação custo-benefício. Depois de analisar tudo isto acima, cheguei à conclusão que esta relação não passa de uma tremenda armadilha, porque a maior parte dos seus proprietários tem problemas sérios com o carro. Vendi o meu corolla xei at 2005 com 95 mil km. Defeitos? Zero. Ah, o seu também foi assim, né? Parabéns para você, é um cara sortudo, pois o C4 pallas dá defeito pra caramba, inclusive nestas coisas que você julga como "nada", pelo que escreveu sobre o corolla, como motor, câmbio e suspensão. Você foi ao link que eu coloquei, da reclameaqui? Você foi até a comunidade do orkut destes carros? Não? Vá lá e dê uma olhada sobre os relatos de defeitos no C4 pallas, faça o mesmo na do corolla e depois venha dizer que estou errado. Eu, por enquanto, não vou passar deste test drive. E veja bem, não tenho nada contra a Citroen, mas contra os carros que fabrica na América Latina. O C5, o c4 vtr e o grand c4 são excelentes.
A sua experiência pessoal é importante, mas não para comprar um carro pesquiso a respeito dele com o maior número possível de proprietários.
Aqui vai uma amostra da reclameaqui:
http://www.reclameaqui.com.br/473772/citroen-do-b…
Jaldomir, não estou fazendo isto para lhe provocar, é apenas a título de informação. Veja este caso: o carro já deu defeito antes mesmo de sair da ccs citroen. Saiu, mas aí…defeitos após defeitos.
http://www.reclameaqui.com.br/408561/citroen-do-b…
"Este é meu último apelo à Citroen. Sou advogado em São José do Rio Preto, SP, e comprei um C4 PALLAS AUTOMATICO FLEX – 09 em 09 de setembro de 2009. Antes mesmo da entrega do carro o gerente da agência Lumiere me disse que o carro havia "ascendido um luz" e que iriam fazer uns testes (o carro tinha 4KM). Dias depois me disse que teria que trocar o "módulo do motor" mas que o carro ficaria OK. Assim mesmo com algumas ressalvas aceitei…"
Caro Marques. Esse exemplo em especial que você colocou não foi feliz: parei no ponto onde ele diz que é "advogado em São José do Rio Preto", mas seu texto, recheado de erros de português, já demonstra mentira. Lâmpada que "ascende" é nova… será algum tipo de lâmpada que ascende aos céus, ou que recebeu ascenção salarial? Em tempo: o C4 Pallas não tem "lâmpada que acende", o que demonstra outra mentira. O que ocorre é um aviso no display de LCD, seguido de um alarme sonoro, e só.
Olha tenho um corola 2005, e o carro é perfeito, manutenção zero… Tenho certeza que a toyota teve muita coragem em suspender a produção, isso mostra determinação e compromisso com o consumidor. Antes a fiat deixou diversos carros seus pegar fogo, entre outras marcas que vivem dando pau, e prejuizos aos seus clientes…Então gente, o carro é muito bom, e o ranking de vendas em 2009 não deixam mentir. Assim que puder trocarei o meu por outro mais novo!..abraço a todos.
ja vi casos de corollas no meu condominio com problemas no acelerador