A Toyota apresentou o novo Hilux 2021 na Tailândia. É o segundo facelift dessa oitava geração da picape média da marca japonesa. As vendas começarão primeiro na Ásia e espera-se que todas essas novidades sejam incorporadas ao modelo produzido na fábrica de Zárate, na Argentina, para ser lançada no Brasil.
Por fora, o grande destaque fica por conta da dianteira totalmente reformulada. A grade, com formato trapezoidal, ficou bem mais robusta e pode ter detalhes que variam de acordo com cada versão.
Já os faróis com luzes diurnas de LED têm aparência bem mais sofisticada e o para-choque traz novas molduras para os faróis de neblina. Nas laterais, há rodas redesenhadas para todas as versões e molduras plásticas exclusivas para as versões topo de linha. Na traseira, as lanternas agora são de LED.
O motor 2.8 turbodiesel foi aperfeiçoado para aumentar a potência. Agora, ele fornece 204 cv, atualmente são 177 cv, enquanto o torque subiu para 51,0 kgfm contra os atuais 42,9 kgfm com caixa de câmbio manual e 45,9 kgfm com automático. Ele se reposicionará entre as picapes médias mais potentes do mercado, atrás do Volkswagen Amarok V6 com 258 cv e se equiparando contra a concorrência direta que está com 200 cv em média.
A Toyota sabe que a estabilidade é uma das fraquezas do Hilux. Portanto, a marca afirma ter implementado “um novo ajuste da suspensão, que ajudará a manter sua excelente reputação em termos de qualidade, durabilidade e confiabilidade”.
A principal novidade é a incorporação de conectividade para AndroidAuto e Apple CarPlay. Até recentemente, a Toyota se opunha globalmente a oferecer essa compatibilidade, porque considerava que “eles violavam a privacidade do motorista, armazenando na nuvem dados sobre os movimentos dos usuários”. No entanto, a pressão dos próprios clientes convenceu a marca a oferecer essa alternativa.
Veja também: Os carros mais velozes das últimas 8 décadas
As versões mais equipadas da Hilux adicionam o pacote Toyota Safety Sense. É o que a marca japonesa chama de conjunto de auxiliares de direção (ADAS), que inclui dispositivos como controle de cruzeiro adaptativo, frenagem autônoma de emergência, alerta de risco de colisão e sistema de manutenção de faixas, entre outros.
A Toyota Argentina tem o hábito de trazer todas as mudanças que a Hilux incorpora na Tailândia, espera-se que para a virada do ano. As configurações e os preços para o mercado local serão relatados no lançamento.
Confira o BlogAuto no: Youtube, TikTok, Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest.