Demorou, mas finalmente chegou e com preços bem competitivos, a versão hatchback do Kia Rio 2020, projetado nos estúdios de Design da Kia na Europa e nos Estados Unidos, em colaboração com a base de Design de Namyang, na Coreia do Sul. Se você gostou do Hyundai HB20, mas não achou o visual legal, olhe com carinho para o Rio.
Fabricado na unidade fabril de Pesquería, no México, o Kia Rio está disponível nas concessionárias brasileiras em duas versões: a LX, por R$ 69.990, e no topo a EX, por R$ 78.990. Ambas possuem garantia de cinco anos ou 100 mil km, uma das maiores oferecidas no País e o grande diferencial diante da concorrência.
O exterior do Kia Rio é definido por linhas firmes e bem marcantes, proporcionando visual mais sofisticado e esportivo. Na frente, a grade “nariz de tigre” conta com acabamento black piano e se une aos faróis para uma aparência mais agressiva, o resultado agrada.
A traseira possui projeções mais curtas e lanternas mais finas e em posição alta.
O hatch possui 4.065 mm de comprimento, 1.450 mm de altura e 1.725 mm de largura. O entre-eixos é de 2.580 mm, o que resulta em uma cabine espaçosa e confortável para todos os passageiros. A capacidade normal do porta-malas é de 325 litros, um pouco acima dos concorrentes diretos.
As versões LX e EX vêm equipadas com rodas de liga leve de 15 polegadas, com pneus 185/65. Em breve, para um visual mais esportivo, o Rio EX terá uma outra versão equipada com rodas de 17 polegadas com pneus 205/45, cujo preço ainda não está definido.
O interior do Kia Rio é espaçoso e moderno, com um painel de instrumentos aprimorado, layout ergonômico.
As linhas horizontais que percorrem o painel seguem o padrão do design exterior e proporcionam visual mais amplo. Para aumentar a conveniência, o console central oferece uma bandeja de dois níveis para acomodar melhor os dispositivos móveis, como smartphones.
Graças às dimensões ampliadas, a cabine do Rio está entre as mais espaçosas da categoria. Os bancos da frente também foram desenhados para proporcionar o máximo em conforto, com design mais fino e acolchoado para minimizar o cansaço do motorista durante longas viagens.
O Kia Rio oferece uma lista generosa de recursos, incluindo sistema multimídia com visual flutuante com tela de 7 polegadas sensível ao toque, conectividade com smartphones, por meio do Android Auto e do Apple CarPlay, Bluetooth com reconhecimento de voz e volante multifuncional com regulagem de altura, além de controles de chamada e do sistema de som.
Na versão EX, o conforto e a conveniência são reforçados pelo ar-condicionado automático digital com filtro antipólen, revestimento de couro nos bancos, no volante e na alavanca de transmissão, além de revestimento dos apoios de braço em soft touch nas quatro portas e saída USB para os assentos traseiros.
O Kia Rio vem sempre equipado com transmissão automática de seis velocidades e motor 1.6 litro, flex, 16V, de quatro cilindros, com comando duplo variável (Dual CVVT), visando eficiência energética aprimorada, melhor capacidade de resposta e dinâmica de condução de baixa velocidade.
Abastecido com etanol, tem 130 cv de potência a 6.000 rpm e 16,5 kgm de torque a 4.500 rpm. Com gasolina, atinge até 123 cv de potência a 6.000 rpm e 16,0 kgm de torque a 4.700 rpm, infelizmente a versão 1.0 turbo não foi disponibilizada para o Brasil.
A nova plataforma do Kia Rio é maior que a do modelo da geração anterior, além de sustentada por uma suspensão atualizada. Os engenheiros da Kia Motors procuraram refinar a experiência de condução por meio da suspensão dianteira MacPherson totalmente independente e de um eixo traseiro com barra de torção. A capacidade de frenagem vem dos freios a disco na dianteira e dos freios a tambor na traseira.
A estrutura sólida do Kia Rio é constituída de aço avançado de alta resistência para melhorar o desempenho do teste de colisão e a rigidez à torção, além de reduzir o peso, aperfeiçoando a qualidade da condução.
Em ambas as versões disponíveis no Brasil, os recursos de segurança incluem câmera de ré com gráfico auxiliar de manobra e visor no sistema multimídia, direção elétrica progressiva, air bags frontais, freios com ABS / EBD, controles eletrônicos de estabilidade (ESC) e de tração (TCS), sistema de gerenciamento de estabilidade veicular (VSM), sensor de monitoramento de pressão dos pneus (TPMS), controle de frenagem em curvas (CBC), assistente de partida em rampa (HAC), acelerador tipo Drive by wire (eletrônico), acendimento automático dos faróis, sistema imobilizador de condução, sistema Isofix, destravamento automático das portas em caso de colisão e vidros, retrovisores e travas elétricas.
Veja também: Os carros mais velozes das últimas 8 décadas
Na versão EX, a segurança é reforçada por recursos como luz diurna de navegação (DRL) em LED, faróis com SBL (luz de assistência de manobra) e espelhos retrovisores externos elétricos, com rebatimento automático, setas integradas de LED e aquecimento.
Como Anda – Testamos muito rapidamente o Kia Rio, com desempenho bem de acordo com a proposta, transmite bastante conforto ao rodar, fica devendo um computador de bordo mais moderno. A previsão de vendas é de 200 unidades por mês, ou seja, apenas 5% do segmento do topo dos hatchbacks premium do mercado nacional, o que deverá acontecer com facilidade.
Confira o BlogAuto no: Youtube, Facebook, Instagram e Twitter.