A Triumph lança no Brasil as novas Tiger 800 e 1200, que já estão disponíveis nas concessionárias. A Tiger 800 chega em seis modelos: Tiger 800 XR (R$ 43.190), Tiger 800 XRx (R$ 48.890), Tiger 800 XRx low seat (R$ 48.890), Tiger 800 XCx (R$ 51.390), Tiger 800 XRt (R$ 54.890) e Tiger 800 XCa (R$ 55.890). Líder de mercado no Brasil nos últimos dois anos, a nova geração da Tiger 800 recebeu mais de 200 inovações, especialmente no quadro e no motor.
Já a nova Triumph Tiger 1200 está disponível em três modelos: Tiger 1200 XR (R$ 60.090), Tiger 1200 XCx (R$ 73.190) e Tiger 1200 XCa (R$ 83.490). Modelo mais avançado da linha já fabricado pela Triumph até hoje, a nova Tiger 1200 chega para se integrar a uma linhagem tradicional, iniciada há 80 anos, projetada para enfrentar as maiores aventuras na estrada e os desafios fora dela, com cada inovação tecnológica, melhoria no motor, especificação nobre e atualização de estilo desenvolvidas especialmente para resultar em uma motocicleta perfeita.
Cada nova Triumph Tiger 800 representa um passo à frente em tecnologia de pilotagem, com melhorias que incluem painel de instrumentos TFT coloridos de cinco polegadas (com uma gama completa de cores para fornecer informações precisas e claras ao piloto), freios dianteiros Brembo de alta especificação, configurações de suspensão otimizadas, punhos acoplados ao guidão incorporando botões elegantes com iluminação de fundo, iluminação LED inconfundível muito mais eficiente, piloto automático atualizado, quadro avançado e carenagem especial.
Seu motor tricilíndrico de última geração, com 800 cc, confere agora mais potência imediata e um pico de potência de 95 cv. Seu escapamento ficou mais leve e teve o seu fluxo aprimorado, ganhando nova e empolgante sonoridade, mais esportiva. A linha ganhou uma nova relação de marchas que oferece uma primeira marcha mais curta para aumentar a tração off-road e a resposta de baixa velocidade em todas as estradas e oferecer uma aceleração mais imediata que dá ao piloto uma sensação verdadeiramente emocionante. A motocicleta também ganhou um novo modo de pilotagem, o “Off-Road Pro”, voltado para motociclistas mais experientes na condução fora-de-estrada, com até seis opções de modos de pilotagem diferentes. Agora é possível, por exemplo, desligar os sistemas eletrônicos de auxílio e ficar totalmente no comando da motocicleta. Outras inovações são a incorporação de freios dianteiros Brembo de alta especificação, suspensão Showa ajustável e novos pneus off-road.
A Triumph melhorou a ergonomia do piloto em toda a linha Tiger 800. Isso inclui o recuo do guidão em 10 mm, em uma posição de pilotagem mais imponente, e a instalação de um novo para-brisa ajustável manualmente em até cinco posições (mais eficiente contra a ação do vento) e a disponibilidade de novos assentos mais confortáveis para a pilotagem no dia a dia. A nova Tiger 800 possui duas posições de altura do assento (810-830 mm nos modelos XR, 840-860 mm nos modelos XC), ajustáveis em 20 mm para adaptar-se ao estilo de pilotagem e ao terreno. Há também a Tiger 800 XRx low seat, com altura baixa da suspensão que, a 760 mm, é 50 mm mais baixa que as demais Tiger 800 XR.
A nova carenagem inclui acabamentos de pintura de alta qualidade, com novo design do painel lateral, junto com emblemas, visual e detalhes de qualidade superior para proporcionar uma presença ainda mais marcante do novo modelo. Isso também confere a cada Tiger uma postura mais contemporânea e dinâmica que destaca a proposta on e off-road de cada modelo, enquanto conserva a silhueta única da Tiger 800, que é reconhecida instantaneamente. As tecnologias centrais de manuseio que definem a categoria, marca registrada da Tiger 800, formam a base da experiência de pilotagem requintada desta motocicleta. Assim, todos os padrões de aventura essenciais da Tiger foram mantidos, como freios ABS, controle de tração, acelerador eletrônico, piloto automático e assentos e manoplas aquecidas.
A linha Trumph Tiger 800 também conta com mais de 50 acessórios opcionais, permitindo que o cliente personalize a moto para maximizar a sua experiência de pilotagem, independentemente do modelo escolhido. A nova Tiger 800 chega ao Brasil com as seguintes opções de cores: Tiger 800 XR (branca e preta – Jet Black e Crystal White), Tiger 800 XRx (branca, preta e azul – Crystal White, Matt Black e Luceine Blue), Tiger 800 XRx low seat (branca, preta e azul – Crystal White, Matt Black e Luceine Blue), Tiger XCx (preta, branca, azul e verde – Jet Black, Crystal White, Luceine Blue e Matt Khaki Green), Tiger 800 XRt (azul – Cobalt Blue) e Tiger 800 XCa (vermelha e verde – Korosi Red e Marine).
A nova linha Triumph Tiger 1200 recebeu uma grande redução de peso de até 10 kg quando comparada à geração anterior, graças a vários desenvolvimentos no motor, quadro e sistema de escapamento. Isso melhorou ainda mais a resposta e a capacidade dinâmica de cada modelo, ao mesmo tempo em que aumentou significativamente a sua agilidade e manobrabilidade – tanto na estrada quanto no off-road. O resultado é um motor que proporciona toda a potência necessária para a total liberdade de viajar a qualquer hora para qualquer lugar, com um grande intervalo de manutenção de 16.000 quilômetros.
Até hoje, nenhuma outra motocicleta da linha Tiger havia contado com esse nível de tecnologia de ponta. Os modelos XRt e XCa incluem, por exemplo, um sistema de iluminação inovador, adaptável às curvas, para oferecer maior visibilidade ativa nas curvas. Além disso, a moto também conta com piloto automático atualizado, tela ajustável com display TFT colorido, nova iluminação de LED (que oferece estilo mais moderno e maior visibilidade ao piloto), novos interruptores com design ergonômico e iluminação de fundo, manoplas com aquecimento, um novo sistema assistente para mudanças de marcha sem a embreagem (tanto para aumentar quanto diminuir a marcha), ignição sem chave “amigável ao piloto” nos modelos XCx e XCa e um novo modo de pilotagem “Off-Road Pro” também nas versões XCx e XCa.
Seu motor, que se mantém como o mais potente em sua categoria (com 141 cv), recebeu uma atualização significativa e passou a oferecer maior potência imediata na faixa mais baixa de rotação e um ronco ainda melhor. A embreagem da motocicleta conta com suporte de torque, sistema que auxilia no controle do piloto em todas as superfícies. Seu motor também ganhou um som emocionante, similar ao do tradicional motor de três cilindros da marca, graças a avanços importantes no silenciador. Um novo conjunto de assento, posicionamento do guidão e geometria melhorada do quadro aumentam a ergonomia do piloto para uma posição de pilotagem mais imponente e maior conforto em longas distâncias. Todas as melhorias, inclusive as novas especificações do pneu off-road, foram escolhidas cuidadosamente para aumentar o prazer do piloto.
Uma nova carenagem, elegantemente esculpida, e novas rodas com muito estilo aumentam a presença e o visual marcante do novo modelo, enquanto novos emblemas metálicos, iluminação inconfundível em LED e visual contemporâneo criam pontos de interesse que chamam a atenção. O acabamento com qualidade ainda maior da Tiger 1200 inclui proteções do motor com pintura que contrasta com as carcaças de efeito enrugado e o quadro de titânio com cobertura colorida em pó.
Além da tecnologia de ponta, a nova linha Triumph Tiger 1200 oferece várias opções de recursos, inovações e benefícios para proporcionar uma experiência de pilotagem superior, como: sistemas de gestão totalmente integrados controlados por uma Unidade de Medição de Momento de Inércia (IMU), sistema de frenagem integrado (desenvolvido com a Continental), freios ABS e controle de tração otimizados para curvas, controle de arranque em subida, acelerador eletrônico e até seis modos de pilotagem para configurar a motocicleta para que ela se adapte facilmente ao terreno ao apertar um botão. E mais: o para-brisa ajustável eletricamente torna todas as viagens ainda mais confortáveis.
A nova Tiger também mantém os seus altos níveis de eficiência e segurança nas frenagens com freios Brembo de alta especificação, suspensão WP ajustável controlada pela tecnologia Triumph de suspensão semi-ativa, duas posições de altura do assento (835-855 mm), ajustáveis em 20 mm para adaptação ao estilo de pilotagem e ao terreno. Além disso, a Tiger 1200 também conta com uma ampla linha de acessórios exclusivos, incluindo um bagageiro polivalente de alumínio que oferece uma capacidade de armazenamento para qualquer viagem, para qualquer lugar, a qualquer hora. A nova Tiger 1200 XR é feita especialmente para proporcionar a melhor aventura na estrada e fora dela. Já a Tiger 1200 XC foi feita especialmente para responder às aventuras mais desafiadoras, graças a vários recursos off-road que oferecem ainda mais capacidade em terrenos acidentados, desde a XCx até o modelo top de linha XCa.
Veja também: As 5 motocicletas mais rápidas do mundo
A Triumph também lançará, a partir de outubro deste ano, uma coleção de roupas de aventura para complementar a nova linha Tiger. Feita com os materiais da mais alta qualidade disponíveis e incorporando a tecnologia têxtil Gore-Tex, estas novas roupas para pilotagem oferecem proteção de primeira classe contra as intempéries, não importa qual seja o clima. Uma nova linha elegante de roupas casuais de aventura também estará disponível para homens e mulheres. A linha Tiger 1200 conta com mais de 50 acessórios opcionais, permitindo que o cliente personalize bastante a sua moto para maximizar a experiência de pilotagem, independentemente do modelo escolhido. A moto está disponível nas seguintes cores: Tiger 1200 XR (branca e preta – Crystal White e Jet Black), Tiger 1200 XCx (branca, preta e verde – Crystal White, Jet Black e Matt Khaki Green) e Tiger 1200 XCa (branca e verde – Crystal White e Marine).
Confira o BlogAuto no: Youtube, Facebook, Google+, Instagram e Twitter.