Você já deve ter visto pela internet a expressão “Save the Wagons“, ela é quase um mantra para quem gosta de carros, com a ascensão quase estelar dos utilitários-esportivos a maioria das marcas migrou para eles, que vendem bem mais, além de dar mais lucro para as marcas, mas o movimento por salvar as peruas continua firme e forte, e a chegada do Audi A6 Avant é quase como um troféu nessa batalha, ainda mais quando encontramos um modelo tão bonito, como faz tempo que não se via. PARABÉNS AUDI.
O Audi A6 Avant combina design dinâmico com excelente utilidade diária e adaptabilidade. A traseira tem capacidades entre 565 litros a 1.680 litros. Tração e suspensão são projetadas com conforto e esportividade em mente. O sistema híbrido leve melhora a eficiência, enquanto a direção dinâmica em todas as rodas aumenta a manobrabilidade e a agilidade. Com sua operação intuitiva, o sistema MMI totalmente digital oferece um alto nível de conveniência para o motorista e os passageiros
Station wagons atraentes são chamadas pelo nome Avant – o novo A6 Avant mantém essa aspiração da marca Audi. Com linhas afiadas, grandes superfícies e a distinta janela traseira de perfil baixo, o design externo reflete a nova linguagem da marca.
A grade Singleframe larga e baixa destaca a frente, enquanto a silhueta alongada e as superfícies das janelas trapezoidais dominam a vista lateral. Protuberâncias distintas, que enfatizam visualmente a tração quattro, estendem-se sobre as caixas de rodas. A linha do teto flui para a coluna D de perfil baixo. O spoiler estende a silhueta e destaca o visual esportivo do modelo. Na traseira, um acabamento decorativo fornece uma ligação entre as lanternas. Além das doze cores da pintura, os clientes podem escolher entre as linhas de equipamento opcionais sport e design, bem como o pacote externo S line.
O novo A6 Avant tem 4,94 metros de comprimento, 1,89 metro de largura e 1,47 metro de altura. Seu interior é ainda maior que de seu antecessor, superando os concorrentes em espaço para ombros e os joelhos na parte traseira.
Apesar das linhas esportivas, a perua mantém a ampla capacidade de carga da geração anterior. O compartimento de bagagem tem 1.050 milímetros de largura e uma capacidade de 565 litros na configuração básica, aumentando para 1.680 litros com os encostos rebatidos.
O A6 Avant vem com um extenso pacote de sistemas de segurança, incluindo tecnologia de iluminação, sistemas de assistência e segurança passiva. Faróis de LEDs são de série no modelo. Três opções estão disponíveis, com os faróis de LEDs HD Matrix com feixe de alta resolução na versão top de linha. As setas dinâmicas e as luzes pulsantes da função “coming-home” “leaving-home” são características distintas da família A6. O pacote opcional de iluminação de ambiente traz vida ao design interno.
O A6 Avant oferece uma ampla gama de sistemas de assistência ao condutor, divididos nos pacotes “City” e “Tour”. Além da frenagem de emergência Audi pre sense na dianteira, os sistemas de assistência ao motorista também incluem assistente de cruzeiro adaptativo, que oferece controle lateral e longitudinal no anda-e-para do tráfego entre parada total até 250 km/h, acelerando e freando sem intervenção do motorista.
Para a função adicional do assistente de eficiência, o auxiliar de cruzeiro adaptativo prediz fatores como limites de velocidade, curvas e desvios, se a orientação de rota estiver ativa. Além da informação preditiva no painel de instrumentos, o assistente de eficiência também fornece feedback tátil através do pedal do acelerador. Juntamente com o sistema híbrido leve MHEV, essas funções podem ajudar na economia de combustível.
O assistente de emergência aumenta a segurança ao reconhecer quando o motorista falha, fornecendo um aviso visual, acústico ou tátil. Se o condutor não responder, o sistema assume o controle, acende as luzes de advertência e automaticamente leva o A6 a uma parada em sua própria pista.
Todos os motores são equipados de série com um sistema híbrido leve, o que aumenta ainda mais o conforto e a eficiência, além de reduzir o consumo de combustível. O acionador de partida do alternador de correia, o coração do MHEV, recupera até 12 kW com o sistema de 48 V durante a frenagem e alimenta a eletricidade em uma bateria de íons de lítio separada. Com o motor desligado, o novo A6 Avant pode rodar entre 55 km/h e 160 km/h; o start-stop já entra em ação a 22 km/h.
A suspensão do novo A6 Avant oferece um diferencial ainda maior entre dinâmica e conforto do que seu antecessor. A direção progressiva é altamente confortável. Com uma relação já esportiva, ela se torna cada vez mais direta com o aumento do ângulo de esterçamento. A Audi oferece a direção dinâmica nas quatro rodas como opcional, o que torna o modelo altamente manobrável. Em velocidades de até 60 km/h, as rodas traseiras giram até cinco graus na direção oposta. Isso reduz o diâmetro de giro em até um metro, para 11,1 metros. Estacionar, manobrar ou dirigir no trânsito urbano – o tamanho do A6 Avant não é percebido em situações cotidianas.
Os clientes podem escolher entre quatro versões de suspensão: de mola de aço padrão, esportiva, com controle de amortecedor e pneumática adaptativa, também com amortecedores controlados. Além dos amortecedores e das molas de ar, a plataforma de chassi eletrônico (ECP) também controla a direção dinâmica em todas as rodas e o diferencial esportivo, que distribui ativamente o torque conforme necessário entre as rodas traseiras durante curvas rápidas.
O interior do novo A6 Avant apresenta uma arquitetura elegante e minimalista, que combina harmoniosamente com o conceito de funcionamento. Uma superfície preta com o visor do sistema MMI incorporado domina o elegante painel de instrumentos. Assim como a tela inferior no console central, ela está levemente inclinada em direção ao motorista. Dependendo dos desejos do cliente, o interior do veículo pode assumir personalidades completamente diferentes. Além da versão básica, quatro linhas de equipamentos estão disponíveis, cada uma com seu próprio conceito de cor: sport, design, seleção de design e o pacote esportivo S line.
O motorista executa quase todas as funções do veículo em duas grandes telas do sistema operacional MMI sensível ao toque. O gerenciamento dos sistemas de infotainment e de navegação é feito na tela superior de 10,1 polegadas.
A tela de 8,6 polegadas abaixo é usada para controle de temperatura, funções de conforto e entrada de texto. O pulso do motorista pode descansar confortavelmente na alavanca de câmbio durante a operação das funções. Graças ao feedback acústico e tátil, a tecnologia MMI sensível ao toque é rápida e confiável. A estrutura do menu é lógica e intuitiva, assim como a de um smartphone.
O MMI Navigation Plus também inclui o Audi cockpit virtual totalmente digital com sua tela de 12,3 polegadas, operada por botões multifuncionais no volante. O head-up display projeta informações no para-brisa. O controle de voz em linguagem natural transforma o novo A6 Avant em um parceiro de diálogo inteligente. O sistema responde a comandos e perguntas de duas formas: com dados armazenados a bordo e conhecimento da nuvem. A personalização oferece até sete perfis individuais, permitindo que diversos motoristas armazenem até 400 configurações.
Veja também: Os carros mais velozes das últimas 8 décadas
O sistema MMI Navigation Plus (opcional) é o componente top de linha na gama de informação e entretenimento do A6 Avant. Seu módulo de transferência de dados suporta o padrão LTE Advanced e incorpora um hotspot WiFi. O sistema de navegação reconhece as preferências do motorista com base em viagens anteriores e gera sugestões inteligentes a partir dessas informações. O portfólio da Audi connect oferece inúmeros serviços online. O aplicativo myAudi conecta o carro com o smartphone do proprietário.
Confira o BlogAuto no: Youtube, Facebook, Google+, Instagram e Twitter.