Cada vez mais em alta no mercado mundial, os crossovers e SUVs são as grandes apostas da BMW em sua atual linha de modelos – eles respondem por 55% das vendas da marca por aqui. E a gama está cada vez maior. A fabricante premium alemã anunciou recentemente a chegada de um modelo inédito e outro de nova geração para a sua gama no mercado nacional. O primeiro deles é o novo BMW X2, que vai se posicionar acima do X1 e entrega uma proposta mais esportiva. Já o segundo é a nova geração do BMW X3, que chega às concessionárias em março, mas já pode ser encomendado.
O inédito BMW X2 foi apresentado mundialmente durante o Salão de Detroit, em janeiro; e traz visual inspirado no DNA de cupês clássicos da marca, como o 2000 CS e o 3.0 CSL. Ele mede 4,36 metros de comprimento, 1,82 m de largura e 1,54 m de altura; com entre-eixos de 2,67 m. Por aqui, o novo crossover será oferecido a partir do segundo semestre de 2018 nas versões sDrive20i GP e sDrive20i M Sport X. Em ambos os casos, haverá um motor 2.0 TwinPower Turbo a gasolina, que consegue desenvolver 192 cavalos de potência e 28,6 kgfm de torque, entre 1.350 e 4.600 giros; com transmissão automatizada de sete velocidades e dupla embreagem.
Entre os equipamentos, o X2 vai dispor de faróis totalmente em LED; sensores de estacionamento dianteiros e traseiros; assistente de estacionamento (Parking Assistant); câmera de ré; head-up display; sistema BMW Connected Drive com tela sensível ao toque de 8,8 polegadas, Apple CarPlay e sistema de navegação Professsional id6, entre outros.
Já o BMW X3 chega totalmente reformulado; com direito ainda um acabamento interno mais esmerado e uma série de novos recursos tecnológicos, como sistemas semiautônomos de assistência à condução e estacionamento. Entre eles, o Driving Assistant Plus, que alerta sobre situações de tráfego cruzado; riscos de colisão traseira; mudanças involuntárias de faixa de rolamento e controle e prevenção de aproximação frontal.
Há ainda o sistema Parking Assistant Plus, que permite estacionar automaticamente; câmeras com visão surround do entorno do veículo; painel de instrumentos totalmente digital de 12,3 polegadas; head-up display colorido; faróis totalmente em LED; sistema BMW ConnectedDrive; sistema de navegação Professional id6 com tela sensível ao toque de 8,8 polegadas e Apple CarPlay, entre outros.
A versão xDrive30i X Line usa um motor 2.0 TwinPower Turbo de 252 cv, entre 5.200 e 6.500 giros, e 35,7 kgfm, de 1.450 a 4.800 giros. Já o esportivo M40i é dotado de um 3.0 M Performance TwinPower Turbo de seis cilindros, que entrega máxima de 360 cv, de 5.500 a 6.500 rpm, e 51 kgfm, entre 1.520 e 4.800 rpm. Em ambos os casos, há transmissão automática de oito marchas e tração integral BMW xDrive.
Veja também: Os carros mais velozes das últimas 8 décadas
O X3 na versão de entrada acelera de 0 a 100 km/h em 6,3 segundos e alcança velocidade máxima de 240 km/h. Já o esportivo cumpre a mesma prova em 4,8 s e máxima de 250 km/h.
Confira o BlogAuto no: Youtube, Facebook, Google+, Instagram e Twitter.