A Volkswagen pode estar planejando transformar a nova geração do Polo em uma das referências quando o assunto são carros compactos esportivos. De acordo com rumores, um provável Volkswagen Polo R 2018 está sendo considerado pela marca; para se posicionar como o modelo mais esportivo da linha do novo hatch, seguindo a mesma linha do modelo médio Golf R.
O novo hatch esportivo poderia chegar usando o mesmo motor 2.0 TSI de quatro cilindros a gasolina do irmão maior; com cerca de 300 cavalos de potência, acoplado ao sistema de tração integral 4Motion. A introdução deste conjunto no carro não seria algo muito complexo, visto que ele usa a plataforma modular MQB.
Durante uma entrevista ao portal britânico Autocar, o diretor da gama de carros compactos da Volkswagen, Ralf Kölling; confirmou que “há espaço suficiente para todo resfriamento extra no Polo”; se referindo ao sistema de arrefecimento do carro, que também não seria um grande entrave nesta versão.
Os primeiros protótipos do Volkswagen Polo de alto desempenho já foram construídos pela marca para serem testados. Entretanto, ainda não foram tomadas quaisquer decisões sobre a viabilidade de mercado para este novo modelo.
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Vale lembrar que o atual esportivo da linha do carro é o Volkswagen Polo GTI. Ele é equipado com um 2.0 TSI de 200 cavalos de potência e 32,7 kgfm de torque; associado ao câmbio DSG de seis marchas e dupla embreagem. Segundo dados da marca, o modelo consegue acelerar de 0 a 100 quilômetros por hora em apenas 6,7 segundos e alcança velocidade máxima de 237 km/h.
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Não entendo a Volkswagen. Para que mudar o velho e bom Polo 1.6, transformando-o em um carrão de 300 cv? Algo totalmente na contra-mão dos construtores de carros, atualmente disputando economia, simplicidade, versatilidade e anti poluição. Será um tiro no pé.
Estes carros ocupam nichos de mercado e dão pouca rentabilidade mas são formadores de imagem. Quando o gol foi lançado no Brasil, tinha um anêmico motor herdado do fusca, simples e econômico. A grande virada para se tornar líder de mercado foi com o lançamento do Gol GT, com motor 1.8.
Claro que vendia bem menos que os modelos menos possantes, mas a história mostrou que a tacada de marketing funcionou. Eu tive um.
Se a Volkswagen disponibilizar o câmbio mecânico no polo 200 TSi ou nas versões mais caras esportiva eu compro para viver a lembrança do gol GT e passat GTS pointer… Que saudade daquela estilingada na 2ª marcha!