Menor linha de caminhões de Mercedes-Benz no mercado brasileiro, a família Accelo marcou presença na última Fenatran com novidades. Os modelos Mercedes-Benz Accelo ganharam novos equipamentos (com foco na segurança); um câmbio automatizado mais moderno e uma nova versão de cabina estendida. Ao todo, são 15 novos recursos, que segundo a marca “asseguram vantagens para o motorista e os acompanhantes no dia a dia de trabalho”.
A nova versão cabina estendida do Mercedes-Benz Accelo está disponível nos modelos 815, 1016 e 1316. Ela traz um prolongamento de 180 mm na parte traseira. Com isso, o banco do motorista ganhou uma nova posição, recuada em 25 mm e com ajuste longitudinal de 210 mm; ampliando o espaço para as pernas. A regulagem do encosto também foi ampliada, passando de 12º para 25º; assim como o encosto do banco do acompanhante, que ganhou mais 6º de inclinação.
Há ainda um novo tapete de enchimento de 30 mm extras para elevação da altura do piso; facilitando o apoio do pé para pessoas de baixa estatura. A lista inclui ainda três novos porta-objetos atrás dos bancos e uma rede na parede traseira para guardar objetos e bagagens. Como opcional, há banco pneumático com várias regulagens e suspensão que absorve melhor as irregularidades da pista.
Na mecânica, agora há um novo câmbio automatizado de seis marchas, que será ofertado como opcional a partir de março de 2018. O Accelo 815 trará o câmbio Eaton 6106A; enquanto o Accelo 1016 e o Accelo 1316 6×2 contarão com a versão Eaton 6206A.
Entre os equipamentos, o Mercedes-Benz Accelo 2018 adota um painel de instrumentos com novas funções (pressão da turbina, alarme de velocidade, tempo/consumo em marcha lenta e consumo em litros) e tanque combustível adicional de 150 litros (opcional para os modelos com entre-eixos de 4.400 mm, elevando a capacidade total para 300 l).
Veja também: Os carros mais velozes das últimas 8 décadas
A lista de novos recursos inclui ainda assistente de partida em rampas; controle de trçaão das rodas; luz de aviso de sobrecarga da embreagem; conjunto de válvula reguladora e distribuição de quatro vias com filtro secador de ar e separador de óleo e freios com distribuição eletrônica de frenagem. O Accelo 2018 passa a ser oferecido também com novas opções de cores para a cabina: Laranja Setter, Azul Rigel, Cinza Galcon e Azul Griffon.
tão vergonhoso essas modificações que nem foto do “puxadinho” na cabine tem. Porque não aumentar uns 40 cm a cabine. afinal não há restrição em comprimento como as carretas. Porque não mudar esse conjunto óptico mega ultrapassado por algo mais moderno (dá para trazer de algum MAN ou Volks europeu)?. Porque não melhorar a qualidade dos materiais e acabamentos internos? Porque não subir o teto em uns 200 mm para melhorar o espaço para uma possível cama elevada??? todas mudanças em um mesmo projeto. Sem muitos investimentos e com reais idéias de aumento de vendas…