O estilo realmente é só dele, mas o resultado ficou um pouco aquém do Fiesta, por exemplo. Este é o novo Ford Focus da 3ª geração. A Ford revelou o modelo a pouco no seu site e vai apresentá-lo dentro de algumas horas em Detroit.
A Ford aproveitou para mostrar as duas versões – hatch e sedã – e está última ao menos evoluiu. Até hoje o Focus de três volumes sempre foi uma adaptação sem inspiração do hatch. Agora o sedã mereceu um projeto mais harmonioso e arriscaríamos dizer que ele ficou melhor que hatch embora tenhamos achado parecido com o Renault Fluence.
O interior agradou: tem painel envolvente e de encher os olhos. Há diversos comandos satélites no volante, botões dos vidros em posição ergonômica como a 1ª geração, e um belo painel de instrumentos analógico, mas com uma tela digital para o computador de bordo e outras funções.
No console central há uma tela multifunção que concentra os sistemas de som, navegação e entretenimento em geral. Abaixo fica o comando do rádio Sony e na base o ar-condicionado dual-zone. Reparem que a alavanca do freio de estacionamento copia a solução da Honda no Civic que libera espaço entre os bancos.
A Ford anunciou que lançará o novo Focus na Europa e nos Estados Unidos ao mesmo tempo, no início de 2011, e que a “América do Sul virá em seguida”, entre outras regiões. Era o que queríamos escutar, claro, mas com a 2ª geração argentina apenas no seu segundo ano em produção é difícil imaginá-lo aqui antes de 2013.
O Focus usará motores EcoBoost com turbo e injeção direta de combustível e comando variável de válvulas. A Ford não dá detalhes de potência, apenas que serão motores mais econômicos – os europeus terão o 1.6 e os americanos, o 2.0 litros.
A transmissão será a Powershift com sistema de dupla embreagem e seis marchas. A suspensão continua a ser multilink na traseira e haverá um sistema de controle de estabilidade inédito. De acordo com a montadora, “o Focus terá a mesma mecânica no mundo inteiro, exceto em países em que a especificação dos pneus não permitir”. É o tipo de aviso que dá frio na barriga.
Enfim, uma boa sacada da marca: um carro global assim como é o Corolla e o Civic. Muita tecnologia, motores e equipamentos modernos e um design chamativo. Talvez não agrade a todos, mas a marca salta na frente da sua rival GM, sem dúvida.
E vocês, o que acharam do novo Focus?
Lamentável. A projeção era MUITO MELHOR.
discordo de todos: acho que este Focus muitíssimo bem desenhado. A lanterna traseira do hatch é meio decepcionante, mas a linha alta da cintura, faróis dianteiros esguios (lembrem-se que este modelo terá que agradar conservadores americanos e moderninhos europeus, públicos do modelo) e queda suave da linha do teto.
Lamentavelmente feio a grade dianteira e pára-choques. Não sei se é porque o projeto apresentado seja bastante superior em ousadia, qualidade das linhas do desenho do verdadeiro apresent. hoje, mas confesso que a frente principalmente me chocou. Esperava mais, inclusive esperava algo próximo da frente do kuga. O pára-ch. dianteiro é muito dantesco de feio.
Eu duvido e aposto, o mercado europeu, terá uma versão com grades, pára-choques e talvez até faróis diferentes.
Resultado: Não gostei deste, porém gostei bastante da projeção.
é lindo, especialmente o hatch. e não tem problema se chegar em 2012… um ano de atraso é perfeitamente aceitável. afinal de contas, o Golf VI vai chegar na mesma época (quatro anos de atraso) e o Bravo sai esse ano também com quatro de atraso. e o novo Astra nem isso…
Eu esperava mais ousadia nos farois. Tambem não gostei do parachoque dianteiro mas a versão esportiva deve melhorar isso. O Sedã que era (aqui é e vai ser por mais um bom tempo) o que tinha a traseira mais sem graça, agora ficou mais agressivo ao contrario do hatch que ficou com as lanternas esquisitas na minha opinião.. Mas tirando isso as linhas ficaram mais modernas de um modo geral, mas eu esperava mais do focus.
As entradas de ar em formato triangular ficaram um pouco estranhas, a grade em si é sem graça. A frente toda parece desarmônica, como se cada parte viesse de um carro diferente. Destaque apenas para os belos faróis. A traseira perdeu a personalidade do antigo. No geral, ficou parecendo uma cópia malfeita do novo Fiesta. Pelo menos o interior abandonou a caretice do modelo atual.
Olhando a 1ª foto, a frente desse carro lembra o i30; olhando ainda a 1ª foto (lateral do carro) e a 3ª (traseira do carro) também lembra os suvs da Hyundai.
Várias linhas tem inspiração claramente oriental, enquanto as lanternas traseiras são clone mal feito dos Citroën. Já o parachoque dianteiro.. que coisa mais feia – tem elementos de Mitsubishi, e a grade lembra os Subaru, mas nada combina. A lateral é de Fiesta…
O Fiesta parece muito mais harmonioso e bem resolvido em suas formas.
impressinante,de mais esse focus,principalmente o painel me apaixonei pelo painel……..
Eu aposto que ele vai ser remodelado logo logo…
Não consigo ver o DNA do Ford Focus neste carro. Parece uma mistura de elementos de outros carros já lançados, menos de um Focus.