A Porsche anunciou recentemente a chegada de uma novidade para a linha do Panamera Sport Turismo, versão perua (ou shooting brake) do Panamera. Trata-se da variante S E-Hybrid, que estreia para se posicionar como a configuração mais potente da gama do modelo; com dois motores capazes de desenvolver 680 cavalos. O novo Porsche Panamera Sport Turismo Turbo S E-Hybrid começa a ser vendido no mercado brasileiro no primeiro semestre de 2018.
O Porsche Panamera E-Hybrid Sport Turismo Turbo S é equipado com um motor 4.0 V8 biturbo a gasolina, que rende 550 cavalos de potência; atrelado a outro elétrico de 136 cv. Com isso, o carro entrega potência combinada de 680 cv e torque combinado de 86,7 kgfm. Junto a eles está o câmbio PDK de oito marchas e dupla embreagem e sistema de tração nas quatro rodas.
Há ainda um desacoplador integrado ao módulo híbrido, acionado de forma eletromecânica por meio de um atuador elétrico de embreagem; que consegue diminuir os tempos de resposta do conjunto.
Segundo a Porsche, a nova perua híbrida consegue acelerar de 0 a 100 km/h em 3,4 segundos, de 0 a 200 km/h em 8,5 s e atinge velocidade máxima de 310 km/h. A autonomia no modo elétrico é de 49 km, com velocidade limitada a 140 km/h.
O motor elétrico do carro é alimentado por uma bateria de íons de lítio com capacidade de 14,1 kWh, que pode ser recarregada entre 2,4 e seis horas; de acordo com o carregador e a tensão da tomada.
Entre os outros destaques, há controle de cruzeiro adaptativo; eixo traseiro esterçante optativo; defletor do teto que três ângulos de inclinação dependendo da situação de condução e das regulagens do veículo selecionadas; estabilização elétrica de rolagem; travamento do diferencial traseiro; freios de alto desempenho em composto de cerâmica; rodas de liga-leve de 21 polegadas; suspensão adaptativa pneumática de três câmaras, entre outros.
Veja também: Os carros mais velozes das últimas 8 décadas
Lá na Europa, o novo Porsche Panamera E-Hybrid Sport Turismo Turbo S já pode ser encomendado com preço de 188.592 euros.