Embora ainda não tenha sido apresentado de forma oficial; o Volkswagen Polo 2018 já está causando certo “alvoroço” devido a sua oferta de equipamentos. Como dá para imaginar, a nova geração do hatch terá preços um tanto quanto salgados (seguindo a linha da concorrência); mas vai “recompensar” pela lista de itens de série mais farta, em especial pelos recursos de segurança inéditos no segmento.
Conforme divulgou recentemente a marca alemã; o novo Volkswagen Polo 2018 será dotado de quatro airbags (dois frontais e dois laterais) de série em todas as versões. Haverá ainda sistema Isofix e Top-Theter para a fixação de cadeirinhas infantis no banco traseiro; cinto de segurança retráteis de três pontos e encosto de cabeça para todos os ocupantes; alerta dos cintos de segurança dianteiros não afivelados, entre outros.
No quesito segurança ativa (para prevenir acidentes), a nova geração do Polo 2018 contará com controle eletrônico de tração (reduz o escorregamento das rodas durante a aceleração ou quando o veículo começa a destracionar, em curvas acentuadas, controlando eletronicamente o torque do motor); freios ABS (antitravamento) com EBD (distribuição eletrônica de frenagem) e sistema ESS (sinal de frenagem de emergência; que aciona as luzes de frenagem caso o motorista pressione o pedal de freio de forma mais acentuada).
O conjunto deve incluir ainda, nas versões mais caras, sistema MSR (controle do efeito freio motor; que evita o escorregamento das rodas em pisos de baixo atrito devido ao efeito do freio-motor); controle eletrônico de estabilidade (reduz o torque do motor e freia uma ou várias rodas, caso necessário, para manter a estabilidade do carro); assistente de partidas em rampas (segura o carro por até dois segundos após o motorista aliviar o pedal do freio), entre outros.
Haverá também sistema HBA (Hydraulic Brake Assist system), que reconhece a frenagem de emergência por meio da velocidade de acionamento e da pressão aplicada no pedal e aumenta a pressão de freio; EDS (bloqueio eletrônico do diferencial), que aciona o freio da roda com menor tração, transferindo o torque para a roda com maior tração, proporcionando melhor eficiência à saída do carro; e sistema XDS+ (bloqueio eletrônico do diferencial aprimorado), integrado ao controle de estabilidade; que aumenta a agilidade e diminui a necessidade de movimentação do volante por meio de intervenções seletivas nos freios das rodas internas às curvas nos dois eixos.
Por fim, a lista inclui o BSW (limpeza automática dos discos de freio), que identifica situações de discos de freio molhados, em condições de chuva, e aproxima as pastilhas dos discos de freio dianteiros para secar os componentes; monitoramento da pressão dos pneus, que detecta quando a pressão dos pneus cai e emite um alerta ao motorista; e GMA (controle do momento de giro), que diminui a possibilidade de giro do veículo em piso com diferentes níveis de atrito.
O Volkswagen Polo 2018 nacional contará também com a plataforma modular MQB com aços de alta resistência; que contribui ainda para a redução de peso. Haverá ainda reforços adicionais nas partes superior e inferior das portas; coluna de direção deformável, entre outros.
Mais detalhes serão divulgados em setembro; quando acontecerá o lançamento do novo Polo no mercado brasileiro.