A Volvo anunciou recentemente a chegada do novo B8R ao Brasil. Trata-se de um novo chassi de ônibus para o transporte urbano de passageiros; que chega para substituir o atual B290R. De acordo com a fabricante sueca, o novo veículo oferece uma redução de até 3% no consumo de combustível em relação ao modelo anterior; além de um menor custo de manutenção de até 4 por cento.
O novo chassi urbano da Volvo é equipado com um motor de oito litros, produzido na planta da marca em Curitiba. Este novo propulsor oferece um maior intervalo de troca de óleo; podendo chegar a até 40 mil quilômetros rodados, dependendo do tipo de aplicação. Ele consegue gerar 250 cavalos de potência e 96,9 kgfm de torque; associado as caixas de câmbio Voith e ZF. Há ainda novas relações de diferencial.
O conjunto inclui também sistema de freios a disco EBS 5; suspensão eletrônica; configuração de eixo 4×2 e versões com pisos alto e baixo. Ainda entre os equipamentos, o Volvo B8R oferece softwares de conectividade para facilitar a ativação do sistema de gerenciamento de frotas Volvo (Fleet Managment) e o I-Coaching; que auxiliam gestores de frota a traçar estratégias para reduzir os custos da operação e dá dicas ao motorista de como dirigir de forma mais eficiente e com menor desgaste de peças.
“Para garantir os resultados de desempenho e consumo, a Volvo trabalhou no desenvolvimento avançado da engenharia do veículo, e em simulações de performance e testes para adequar o veículo ao mercado latino-americano e garantir a sua eficiência”; conta Renan Schepanski, engenheiro de vendas da Volvo Bus Latin America.
O período de testes do Volvo B8R incluiu avaliações em testes de campo com clientes da marca em diferentes condições de tráfego urbano; topografia e quantidade de passageiros, para comprovar o desempenho e eficiência do novo veículo.
O Volvo B8R será oferecido ainda em outros mercados da América Latina, o que inclui a Argentina; Colômbia; Chile e Peru. Em alguns mercados, o ônibus será ofertado também com 330 cv – a potência maior é necessária para cidades com condições severas de topográfica e grande altitude.