A Mercedes-Benz está oferecendo uma novidade para a linha Atego no mercado brasileiro. Trata-se do pacote Robustez, que como o próprio nome indica, aumenta a capacidade dos caminhões. O novo kit está disponível para a linha 4×2 e 6×2 com cabinas Standard e Estendida do Mercedes-Benz Atego e inclui uma série de novos adereços off-roads.
Entre os equipamentos, o pacote Robustez oferece para-choque dianteiro tripartido, que segundo a Mercedes-Benz permite um ângulo de entrada maior; grade metálica de proteção do farol; nova posição da luz de seta; primeiro degrau da cabina em metal e nova posição do suporte para placa, para facilitar o acesso ao engate do cambão. Há ainda a opção de pneus 295/80 R22,5, mais altos.
No caso do para-choque, há duas ponteiras e uma parte central, produzidas em plástico de alta resistência; o que facilita a manutenção e diminui os custos com eventuais trocas das peças. Já a nova posição da placa, mais à lateral, permite um acesso mais prático ao pinto do cambão; quando tal operação for necessária. A grade de proteção metálica dos faróis evita quebras constantes; ao passo que a nova posição da luz de seta evita interferências que podem ocasionar eventuais quebras. Por último, o primeiro degrau metálico de acesso à cabina está posicionado acima da linha do para-choque, o que diminui as quebras e interferências em pisos irregulares.
O novo pacote para o Mercedes-Benz Atego é indicado para operações em que o ângulo de entrada é fator importante para o transporte de cargas e prestação de serviços de apoio. Isso facilita a movimentação do caminhão em canteiros de obra; mineração e fazendas ou em terrenos irregulares, permitindo a circulação do veículo sem grandes dificuldades.
A linha Atego é formada pelo caminhão médio 1419; pelos semipesados 1719, 1726, 1726 4×4, 1729, 1730, 2426 6×2, 2430 6×2, 3026 8×2 e 3030 8×2 e pelo off-road 2730 6×4; versões plataforma, basculante e betoneira. De acordo com o modelo, há quatro opções de cabinas (Standard, Estendida, Leito Teto Baixo e Leito Teto Alto) e até três ou quatro versões de entre-eixos.
Os caminhões podem receber todo tipo de carroçarias e implementos; como baú, carga seca, furgão isotérmico ou frigorificado, sider, bebidas, botijões de gás, tanque de combustíveis, GLP ou produtos químicos, carroçaria aberta de madeira ou alumínio, entre outros. Com isso, os modelos podem compor a frota de empresas de transporte de carga; transportadoras de carga própria e autônomos.
O modelo Atego 1719 é equipado com um motor OM 924 de quatro cilindros, com 185 cv e 71,4 kgfm; enquanto o Atego 1726 usa um OM 926 LA de seis cilindros com 256 cv e 91,8 kgfm. Já o Atego 1729 6×2 oferece um OM 926 LA de seis cilindros com 286 cv e 114,2 kgfm.