Um comboio de veículos comerciais antigos realizou uma ação diferenciada no final do ano passado na Alemanha. Os modelos percorreram 1.200 quilômetros nas estradas alemãs por durante 10 dias. O tour teve início no museu da Mercedes-Benz em Stuttgart e foi liderado por um caminhão da marca alemã; um LP 333 ano 1960 conduzido por Bastian Bernard.
A gama de modelos do tour incluiu caminhões e comerciais leves com no mínimo 30 anos de idade. A Mercedes-Benz foi representada ainda pelos LP 333 e LAK 329 e a van furgão L 319. O Grupo Daimler contou ainda com a marca Setra, de ônibus, com o modelo S9; fabricado no ano de 1959.
O comboio teve como primeiro destino a cidade de Speyer e foi rumo ao norte do País. A definição de cada etapa da viagem considerou as rotas de transporte logístico do País, e estão situadas nas principais áreas de comércio de grande valor histórico.
O tour de veículo comerciais antigos está em sua 15ª edição e é realizado a cada dois anos. O objetivo “é reforçar a imagem da indústria de veículos comerciais, promovendo o intercâmbio com automóveis”. Além disso, os organizadores desejam que os espectadores apreciem os veículos, ao longo da rota, e também conheçam um pouco da história dos veículos comerciais.
Alguns dos ônibus; caminhões e vans que participaram do tour foram expostos no Salão Internacional de Veículos Comerciais (IAA), que aconteceu entre os dias 22 e 29 de setembro de 2016, em Hanover, Alemanha.
Além de veículos Mercedes-Benz e Setra, outras fabricantes que integram a Associação da Indústria Automotiva Alemã (VDA) estão participando do tour com outros veículos.