Ford Escort XR3

Ford Escort XR3

Um dos carros mais lembrados pelos brasileiros, o Ford Escort XR3 completou 35 anos de lançamento na Europa. A versão esportiva do compacto, que segundo a marca foi um dos maiores sucessos da indústria automotiva mundial; chegou ao Brasil um ano depois, em 1983, com a mesma aparência do modelo oferecido no mercado europeu, mas sem o motor com injeção eletrônica.

Não arrisque escolhas equivocadas ao comprar seu próximo carro! Nossa Consultoria Automotiva irá garantir que você adquira o veículo perfeito para suas necessidades e desejos, proporcionando segurança, conforto e satisfação. Não espere mais para fazer a escolha certa, Clique aqui agora mesmo!

O Ford Escort XR3 (sigla de “Experimental Research 3”) era equipado com um motor 1.6 a álcool de 82,9 cavalos de potência. No visual, o modelo se destacava pelo defletor dianteiro; aerofólio traseiro; teto solar de vidro com persiana interna e faróis de longo alcance com lavadores e de neblina. Os itens aerodinâmicos renderam ao carro o melhor coeficiente da época, de 0,385. Já o interior contava com bancos esportivos e painel diferenciado.

Em 1985, o modelo passou a oferecer uma versão conversível; com sistema de acionamento manual que facilitava a movimentação da capota e vidro vigia traseiro com desembaçador elétrico. Já em 1987, o XR3 recebeu suas primeiras mudanças estéticas; com formas mais suaves; para-choques plásticos mais aerodinâmicos; novas rodas de alumínio; aerofólio; painel com iluminação indireta e volante revestido em material imitando couro perfurado.

Ford Escort XR3 Conversivel

Ford Escort XR3 Conversivel

No ano de 1989, o Ford Escort XR3 adotou um motor 1.8 de 99 cv. No ano seguinte, o carro ganhou para-choques e saias laterais na cor da carroceria; aerofólio redesenhado e versão conversível com capota com acionamento eletro-hidráulico. O ano de 1991 marcou a estreia do limitado XR3 Fórmula, com amortecedores ajustáveis eletronicamente; que um ano depois passaram a ser ofertados como opcionais no XR3 convencional.

A segunda geração do Ford Escort surgiu em 1992, com dimensões mais amplas e carroceria mais aerodinâmica. O XR3 ganhou um motor 2.0 de 115,5 cv, com injeção multiponto LE-Jetronic – mais tarde trocada pela EEC-IV –; freio a disco nas quatro rodas e suspensão mais firme; além de faróis de duplo refletor e faróis de neblina no para-choque.

Em 1996, o hatch passou a ser produzido na Argentina e a versão esportiva XR3 deu lugar ao modelo “Racer”. Em 1997, a família teve o esportivo Escort RS, hatch de duas portas com motor Zetec 1.8. O Escort saiu de linha em 2003, finalizando seus 20 anos de produção.

Confira o BlogAuto no: Youtube, FacebookGoogle+, Instagram e Twitter.

Ford Escort XR3 comemora seu 35º aniversário na Europa