Apesar do sucesso do Nissan Leaf no mercado mundial, a marca japonesa já teve outros carros elétricos. O pioneiro foi o Tama, um modelo desenvolvido pela Tachikawa Aircraft (que depois se tornaria Tama Cars Co.) como protótipo em 1947. O automóvel, cujo nome foi inspirado no local onde era produzido; era um utilitário com dois lugares, capacidade de carga de 500 kg e impulsionado por um motor de 4,5 cavalos de potência e alcançava velocidade máxima de 34 km/h.
Logo em seguida, o Tama chegou à linha de produção como um veículo de passeio, com duas portas; quatro lugares e baterias capazes de entregar autonomia de 65 km. O modelo deu origem a um utilitário e carro de passeio e ambos foram comercializados com motores elétrico ou a gasolina.
O automóvel contava com um compartimento para bateria no chão da cabine, sendo um em cada lado do carro. As baterias eram equipadas com puxadores e pequenas rodas que facilitavam no momento de substituir as usadas pelas carregadas.
Em junho de 1948, a Tachikawa Aircraft mudou de nome e começou a operar como Tokfyo Electric Cars Co. E a Tama Electric Cars Co. tornou-se Tama Cars Co. As duas deram origem aos modelos Senior, um carro médio de 1949, e Junior. Em 1952, elas se unificaram e formaram a Prince Motor Co.; e em 1966, se fundiram com a Nissan.