A Ford quer voltar a brigar no segmento de crossovers compactos. Para tal, a marca vai apostar em conteúdo na linha 2018 do EcoSport. O novo modelo contará com diversos novos equipamentos de série; motores inéditos e um novo câmbio automático em substituição ao PowerShift. O Ford EcoSport 2018 começa a ser vendido em julho no mercado brasileiro.
A empresa norte-americana divulgou o novo utilitário-esportivo na versão topo de linha Titanium. O modelo vai manter os itens de série oferecidos na linha atual; como os sete airbags; controles de estabilidade e tração; assistente de partida em rampas; Isofix; alarme e sensor de estacionamento traseiro. Todavia, haverá novos recursos, como alerta de tráfego cruzado; alerta de ponto cego; monitoramento da pressão dos pneus; câmera de ré e sistema anticapotamento.
Outra novidade será o sistema multimídia SYNC 3, dotado de uma tela sensível ao toque de oito polegadas, Android Auto e Apple CarPlay; além de painel de instrumentos com tela colorida de 4,2 polegadas. Haverá ainda faróis de xenônio; rodas de liga-leve de 17 polegadas; porta-luvas climatizado e teto solar elétrico.
A lista de itens de série do Ford EcoSport Titanium 2018 vai incluir ainda sistema de som Sony com nove alto-falantes; ar-condicionado digital; console central com descansa-braço com porta-objetos; sistema keyless; botão start/stop; duas tomadas USB e duas 12V; controle de cruzeiro com limitador de velocidade e luzes diurnas de LED.
A versão contará também com painel com revestimento macio ao toque; bancos dianteiros redesenhados e couro repelente a sujeiras e interior na cor clara “Light Stone”. O porta-malas tem capacidade para 356 litros; com opção de um porta-objetos inferior de 52 l e rebatimento dos bancos para chegar a 1.178 l.
Sob o capô, a versão mais cara do Ford contará com o novo 2.0 Duratec flex, com injeção direta de combustível e duplo comando variável independente de válvulas; capaz de gerar até 176 cv. Este propulsor estará associado ao novo câmbio automático de seis marchas, com conversor de torque e opção de trocas manuais por meio de paddle shifts no volante. A Ford diz que o EcoSport 2.0 2018 vai de 0 a 100 km/h em 9,5 s.
A linha vai incluir ainda o 1.5 Dragon flex de três cilindros, com até 137 cv e 16,2 kgfm.
Haverá também grade dianteira ativa, que abre e fecha de acordo com a velocidade para melhorar a aerodinâmica; e aprimoramentos no chassi, suspensão e isolamento acústico.