Ganhamos a aposta: o 500 (Cinquecento), da Fiat, será fabricado no México no lugar do PT Cruiser. A montadora confirmou a informação hoje e disse mais. O motor 1.4 Multiair de 100 cv será fabricado nos Estados Unidos pela Chrysler no ano que vem. Já a produção do subcompacto começo no final de 2010.
Sergio Marchionne explicou que a produção será dividida em duas partes iguais: a primeira vai para os Estados Unidos e a outra, para a América Latina, incluindo o Brasil. Ele deve substituir o 500 polonês em 2011 com condições de ficar sensivelmente mais em conta – 35% de taxa de importação deixam de existir por conta do acordo entre o Brasil e o México.
Ou seja, teoricamente dá para cobrar cerca de R$ 46 mil pela versão de entrada em vez de R$ 62 mil atuais. Será que a Fiat vai abrir mão de um lucrinho extra?
Duvido. No máximo a Fiat deve baixar para uns 55K, e olhe lá. O resto vai pro bolso.
Deixar de produzir o PT Cruiser, ou uma versão atualizada dele, pra produzir esta pulguinha sobre rodas, vai ser um tiro no pé da Chrysler / Fiat. Se for unicamente pra exportação, pode até render mais dividendos. Mas eu D-U-V-I-D-O que se venda mais de 1000 unidades deste carro por mês em toda a américa do norte.
Colocar um motor mais econômico e menos poluente é uma coisa, agora colocar um carro minúsculo no lugar de um compacto (sim, aquí o PT é considerado compacto) vai ser um erro que poderá acabar com a marca que é conhecida por seus carrões grandes, no melhor estilo "American way of Life".
Pior que se isso se traduzisse em um preço mais em conta para os mercados sul-americanos, até sería viável. Mas como já foi dito aquí antes, os próprios dirigentes da marca afirmam que o 500 é um carro de nicho e não um compacto popular, logo não esperem valores menores que R$55 mil por essa pulguinha… (que já é um absurdo, visto que um New Civic híbrido aquí custa isso e vende muito pouco, quase nada, tal e qual este 500 importado da Polonia por R$35 mil a versão mais cara, a Vintage).
Putz, toda vida que olho pra esse carrinho de brinquedo fico puto. Nem acredito que deixaram de produzir a belezura do PT Cruiser por causa dele.
Ainda bem que tiraram aquele horror de PT Cruiser, o design e o conforto do 500 é outro nivel. É um carro menor, concordo, mas no segmento do PT Cruiser a Fiat já tem o Bravo aqui.