Lançado há quatro anos e com 75 mil unidades vendidas, o Honda Clarity acaba de ganhar duas novas configurações. O sedã, que antes estava disponível apenas na versão movida a células de combustível; agora está disponível também nas variantes Plug-in Hybrid e Electric. As novidades chegam para aumentar em cinco vezes as vendas de carros elétricos da marca japonesa nos Estados Unidos ao longo dos próximos quatro anos.
O novo Honda Clarity Plug-in Hybrid chega ao mercado ainda neste ano e oferece autonomia de 67,6 quilômetros no modo elétrico, a maior entre os híbridos plug-in. O modelo é dotado do motor 1.5 litro de ciclo Atkinson, que é usado para gerar eletricidade para o propulsor elétrico de 182 cv e 32 kgfm; alimentado também pelas baterias e 17 kWh recarregáveis em 2,5 horas numa tomada de 240 volts.
Segundo a marca, o modelo entrega autonomia de 531 km no modo híbrido. O consumo combinado do carro é de 44,46 km/l.
O conjunto oferece ainda três modos de condução selecionáveis: Normal, Econ e Sport; que personaliza a experiência ao volante, maximizando a eficiência ou o desempenho. Há também o modo HV, disponibilizado para manter o nível de carga da bateria e que pode ser selecionado juntamente com os outros modos.
Já o Honda Clarity Electric, que também chega em 2017, usa um motor elétrico de 162 cv e 30,5 kgfm, alimentado por um pacote de baterias de 25,5 kWh, que pode ser recarregado em pouco mais de três horas em 240 volts (há recarga de 80% das baterias em apenas 30 minutos com o sistema de carga rápida com corrente contínua).
A Honda diz que o carro entrega autonomia de 128,7 km e consumo de 50,8 km/l na cidade, 43,2 km/l na estrada e 47 km/l no ciclo combinado. O modelo também dispõe dos modos de condução Normal, Electric e Sport.
Por fim, o Clarity Fuel Cell traz uma pilha de células de combustível 33% mais compacta e com 60% a mais de densidade energética em comparação ao seu antecessor, o Honda FCX Clarity. A célula de combustível tem tamanho comparável a um motor V6 e é posicionada sob o capô do carro. O modelo tem autonomia de 588,9 km, a maior entre os carros de emissão zero nos EUA.