Esqueça todas as referências que você tem sobre muscle-cars. A Dodge está apresentando no Salão do Automóvel de Nova York o novo Challenger SRT Demon, o mais “nervoso” dos modelos de produção da categoria. O novo Dodge Challenger SRT Demon é dotado de um motor V8 capaz de desenvolver nada mais, nada menos que 852 cavalos de potência; que consegue leva-lo de 0 a 100 km/h em apenas 2,3 segundos.
O propulsor que equipa o Dodge Challenger SRT Demon 2018 é um 6.2 V8 HEMI, que rende 852 cv e 106,4 kgfm de torque. Para efeito de comparação, o SRT Hellcat entrega 717 cv e 89 kgfm. Este motor “bebe” combustível de competição de alta octanagem, com mais de 100 octanas; que pode ser encontrado em pistas de arrancada e em alguns postos de combustível. Já com a gasolina premium, ele rende 808 cv e 98,9 kgfm.
Entre os diferenciais, a unidade tem mais de 25 novos componentes; o que inclui válvulas; pistões; compressor mecânico mais poderoso; novo sistema de injeção de combustível; bielas reforçadas; duas bombas de combustível de dupla fase; rotação máxima elevada de 6.200 rpm para 6.500 rpm, entre outros.
Há ainda o sistema SRT Power Chiller, que direciona o gás refrigerante do ar-condicionado da cabine para o motor, para baixar a temperatura do conjunto; e também o After-Run Chiller, que mantém o sistema de refrigeração em funcionamento após o motor ser desligado, para garantir que o veículo esteja pronto para outra arrancada.
O conjunto inclui ainda o câmbio automático TorqueFlite 8HP90 de oito velocidades, com um conversor de torque atualizado e sistema TransBrake; capaz de bloquear a transmissão para manter o Challenger SRT Demon no lugar antes de uma arrancada, permitindo que o motor trabalhe numa rotação de 2.350 rpm.
Como resultado, o Demon é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 2,3 segundos; de 0 a 160 km/h em 5,1 s e atingir um quarto de milha (400 metros) em 9,65 s a 225 km/h. A arrancada do carro gera uma força g de 1,8 no eixo longitudinal, a maior de um veículo produzido em série.
Em comparação com o Hellcat, o novo Dodge Challenger SRT Demon é 90 kg mais leve, graças a remoção de uma série de itens, como o banco e cinto do carona; banco traseiro, cintos e tapetes; sistema de som com 16 alto-falantes, amplificador e fiação; acabamento do porta-malas; isolamento acústico e térmico e sensores de estacionamento. Há ainda barras estabilizadoras menores e ocas; discos de freio menores (360 mm) e pinças de alumínio; rodas e parafusos mais leves e volante com regulagem manual.
Como opcional, há os bancos dianteiro e traseiro; sistema de som Harman Kardon com 19 alto-falantes; bancos dianteiros e volante com aquecimento e revestimento em couro; teto solar elétrico, entre outros.
Nos demais destaques, há rodas de liga-leve de 18 polegadas calçadas com pneus Nitto NT05R 315/40; amortecedores adaptativos Bilstein com novas molas e barras estabilizadoras e duas chaves, sendo a vermelha capaz limitar o conjunto a 851 cv e 106,2 kgfm; e a preta, a 808 cv e 98,9 kgfm.
Entre os equipamentos, o modelo da Dodge dispõe do kit Demon Crate, que inclui uma caixa exclusiva; filtro de ar menos restritivo; rodas e pneus dianteiros mais finos (para arrancadas); sistema de controle para usar combustível especial de competição e uma série de ferramentas.
O novo Dodge Challenger SRT Demon terá produção limitada a apenas 3.300 exemplares. Os compradores do novo muscle-car terão direito a um curso de pilotagem de alta performance no Arizona, ao lado de instrutores profissionais.