Depois de várias reportagens na TV e na imprensa geral terem mostrado donos do Fox que perderam parte dos dedos ao rebater o banco traseiro do modelo, a Volkswagen, enfim, se pronunciou sobre o caso.
Embora não admita que haja um erro de projeto, a empresa disponibilizou um anel de borracha para proteger a mão de quem manusear o sistema do banco. Além de divulgar um vídeo no Youtube, que está fora do ar enquanto escrevemos esta nota, a marca publicou a seguinte nota:
“A Volkswagen do Brasil começa a distribuir a partir de hoje (11/2), para toda a rede autorizada de concessionárias, uma peça adicional para o sistema de rebatimento do banco traseiro do modelo Fox. Trata-se de um anel de travamento de borracha, que será instalado no cabo de tração para destravamento do encosto do banco traseiro, cobrindo totalmente a argola de metal que fixa esse cabo.
O cliente deverá procurar uma concessionária de sua preferência e agendar a instalação. O anel de travamento será instalado apenas nos modelos com banco traseiro com ajuste longitudinal (ARS), nos quais o encosto é destravado com a ajuda da cinta. Nos bancos fixos, que são destravados por meio de dois pinos localizados nas partes superiores direita e esquerda do encosto, a argola e a cinta não existem. O mesmo ocorre com os bancos bipartidos, em que o sistema de rebatimento é diferente e também não conta com a cinta e a argola.
Além do envio da peça, toda a rede de concessionárias autorizadas está sendo orientada para que demonstre ao cliente como funciona o sistema de rebatimento do banco traseiro do Fox, em qualquer das versões (bancos fixos, bancos com ajuste longitudinal e bancos bipartidos), e esclareça possíveis dúvidas. O mesmo procedimento é feito no momento em que o consumidor recebe o seu veículo zero-quilômetro. A demonstração ocorre com o apoio de um vídeo que mostra o passo-a-passo do sistema em detalhes. O mesmo vídeo pode ser encontrado no site www.vw.com.br.
A instalação do anel de travamento de borracha é simples e pode ser feita em apenas alguns minutos. O agendamento é recomendado uma vez que esses anéis estão sendo distribuídos a concessionárias de todo o país a partir de hoje.
Além da instalação do anel para todos os clientes que ainda têm dúvidas sobre a operação do sistema de rebatimento do banco, de forma a tranquilizá-los quanto à sua segurança, a Volkswagen do Brasil reforça o alerta para que o Manual do Proprietário seja consultado e suas instruções, seguidas durante essa operação. Com isso, o rebatimento do banco traseiro do Fox é uma operação fácil e segura.”
Disputas à parte, o que fica estranho é uma empresa séria como essa não admitir um erro, mas corrigir o equipamento. Alguma coisa não está certa… Confira o vídeo da reportagem da TV Globo que entrevistou, inclusive, o presidente da VW, Thomas Schmall: http://www.youtube.com/watch?v=gIeoKSm2TiU
REALMENTE SÃO DOIS PONTOS IMPORTANTES PARA LEVARMOS EM CONSIDERAÇÃO.
1 – O ERRO GROSSEIRO NO MECANISMO QUE OS ENGENHEIROS NÃO PERCEBERAM, É UM ABSURDO.
2 – PORÉM APÓS A EMPRESA TEVE A RESPONSABILIDADE DE CORRIGIR O ERRO, COISA QUE OUTRAS MONTADORAS NÃO TIVERAM, LEMBRANDO O CASO DA ASSOCIAÇÃO DAS VITIMAS DO TIPO NA DECADA DE 90, QDO ELE PEGAVA FOGO, ACHO QUE NÃO SOBRARAM MUITOS "TIPO" PRA CONTAR.
DE QUALQUER MANEIRA PENSO QUE É ALGO GRAVISSIMO E QUE NÃO PODE SER ADMITIDO QUANDO O CONSUMIDOR ADQUIRI UM PRODUTO CARO, PELO MENOS 30 MIL REAIS.
O mais revoltante é que os donos do VW Fox na Europa nunca vão ter esse tipo de problema, pois o Fox de lá tem um sistema mais seguro de rebatimento dos bancos.
Ta certo que a nossa legislação deixa a desejar, quando não cobra das nossas montadoras acessórios que lá são de série nos carros, mas a VW e as demais deveriam ter o bom censo de fazer carros tão seguros quanto os de lá! Ora, nós aqui no terceiro mundo somos tão ou mais consumidores quanto os europeus!
Boicote já ao Fox!
Interessante a solução que a VW encontrou para o mecanismo do Fox. Uma forma do usuário não colocar o dedo no tal anel. Se não… Tchum! E foi-se mais uma ponta de dedo …
Outra maravilha da engenharia é a posição do rádio e um buraco, logo acima, no GM Vectra Elegance. Isto sem falar dos botões escondidos na frente da alavanca de câmbio. E ainda querem ser melhores do que a Toyota …
Há advertência, por escrito e verbal no momento da compra do fox, quanto a perda dos dedos do intessado em rebater o banco traseiro desse carro?
A VW fez faz esta ressalva? Ou o banco traseiro desse carro só pode ser rebatido por profissional no assunto.
A diferença entre nós e os europeus é que eles sabem usar o poder do boicote, e as empresas sabem muito bem disso e por isso eles são respeitados. Aqui os deslumbrados correm para as concessionárias, mesmo com esta demonstração de total descaso do fabricante. Concordo com o Lucas, boicote já. Não estou dizendo que aqueles que desejam comprar um Fox mudem de ideia, apenas que adiem a compra. Já imaginaram se a VW passar uma semana, 15 dias sem faturar um Foxzinho sequer ? Nunca mais eles colocariam a culpa no dono do carro e realizariam um recall às pressas.
Gente… vcs possuem um Fox? Vá então ver a "burrice" que fizeram para conseguirem cortar o dedo. É a mesma coisa que alegar que esmagou o dedo ao fechar a tampa do motor pq deixou a mão em cima do trinco… no Fox tem uma big de uma alça vermelha pra puxar e o cara vai enfiar o dedo numa argola de metal super apertada que quase não cabe o dedo? E tudo isso faz pq não leu o manual pois lá demonstra como tem que fazer…
Só pra esclarecer no Fox Europa não nenhum sistema diferente do que se vende no Brasil… é exatamente o mesmo que tem na Alemanha tem aqui. A diferença é que na Alemanha eles compram quase que 100% dos veículos com o banco traseiro bi-partido (que tem a venda no Brasil) e nestes o sistema é diferente por questões técnicas.
Muito cuidado com o sensacionalismo e obtenção de dinheiro fácil.
deviam dar carros de graça.
assim niguem ia reclama . cavalo dado nao c olha os dentes uhauhauha