Dá para crer que o Civic manual gasta 7,2 km/l contra 8,8 km/l do Mille Economy, ambos com álcool? Mas é isso que o Inmetro diz no novo ranking de consumo e eficiência energética, aquele que mostra na etiqueta igual ao de geladeiras e fogões. A edição 2010 foi divulgada e conferiu nota A para os dois modelos acima, além do Cerato, da Kia, Fit 1.4 manual, Gol 1.0 e Polo Bluemotion – esse tinha de estar entre eles, obviamente.
O interessante é que os sedãs da Honda e da Kia foram os únicos médios (grande para o Inmetro) com nota máxima. O Corolla, por exemplo, participou este ano da avaliação e teve nota C, assim como o Mégane, da Renault. Já o Fit 1.4 automático, com o tão falado câmbio de 5 marchas, ganhou nota C também.
Entre os subcompactos e compactos, o Mille foi o melhor, mas pensamos aqui que para um carro tão leve e com motor 1.0 os resultados teriam de ser melhores – na estrada com gasolina ele fez 14,6 km/l. Não é ruim, mas cadê aquele rendimento beirando os 20 km/l?
Por falar em Fiat, seus outros modelos foram mal: Palio, Siena HLX, Idea e Stilo tiveram nota E. Até o Linea T-Jet ganhou D com seu motor turbo. O Punto 1.4 ganhou C e Palio Weekend, D. E não pensem que foi por causa do motor 1.8 da GM, também o 1.4 recebeu nota mínima.
Mas vexame mesmo deu a Chevrolet. A marca desistiu de participar desta edição. Por que será? Em compensação, Renault e Toyota aderiram. Esperemos que mais marcas e modelos façam parte da edição 2011.
Esses testes não querem dizer absolutamente nada, pois o consumo de um carro é relativo e depende muito do clima (se está quente ou frio, se o ar está seco ou humido), da altitude (se na praia ou a mais de 1000 metros acima do mar), dos pneus do carro e se os mesmos são do tamanho adequado ao tamanho das rodas… la, la, la… e principalmente do "pezão" do motorista.
Jair, concordo com você em termos, mas acredito que todos os carros que foram testados receberam o mesmo critério para o teste, ou seja, mesma condição climática, seguindo as orientações da marca qto a calibragem dos pneus e etc, pra tentar dizer que independente da condição, carro x é melhor que y. Daí lógico que entra a variável do motorista quando for comprar, na mão de um 'as….no' um uno pode beber mais que um carro de categoria E, mas um carro E pode chegar perto de um B se a pessoa souber dirigir. Então acredito que seja válido sim, desde de que o teste tenha sido igual para todos os carros.
Ficou faltando além da chevrolet a ford….queria saber quanto que o fiesta 1.6 e o ka 1.6 fazem.
@Jair
Jair, normalmente estes teste são realizados sob as mesmas condições atmosférica. Se inlfuencia um modelo, influenciará todos!
A Gm está se acabando p/ valer.. Já a Honda deve estar se mordendo de raiva hehe.
Putz.. A Chevrolet é uma marca que nao me seduz nem um pouco! Tanto em design como seus motores beberroes e poluentes!
Gostaria de saber qual a metodologia desses testes. Tenho um Civic LXS flex automático e posso garantir que o carro não é nada econômico, mesmo andando de forma tranquila. Meio decepcionante para um motor teoricamente tão moderno.
INCRÍVEL!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
COMO PODE SER VERDADE SE MEU CIVIC LXS AUT. NÃO FAZ MAIS DE 5 NO ÁLCOOL?
PIADA!!
Tão logo teremos ao invés de MILLE, CIVIC nas frotas de empresas. haha…
Que mancada! Inmetro perdeu totalmente sua credibilidade. Imagino a grana que rolou para apresentar esses resultados absurdos.
Parabéns às montadoras que se negaram a participar dessa marmelada.
acho muito lindo esse carro parabéns
Esses valores infelizmente , independente de condições para mais ou para menos de consumo não refletem a realidade em praticamente todos os modelos relacionados.
concordo com o Rafael J, isso é muita grana rolando por traz. Esse negócio de que carro muito potente pode ser economico é mito, me admiro das pessoas que entendem um pouco de carro pensar isso. Ainda será mito por um bom tempo. Falando em carros da chevrolet tenho um corsa 1.4 que é muito economico, faz 10 Km/L na cidade de ar condicionado, o mesmo do meu antigo carro, um gol G3 1.0 que nem se compara em termos de potência. Se os motores da chevrolet fossem tão ruins a fiat nao teria comprado e estocado muitos(já que esse motor 1.8 chevrolet vai sair de linha) para equipar os carros com motor 1.8 como palio, siena, idea, doblo etc. Concordo quando dizem que os testes dependem de muitas variaveis, inclusive de carros da mesma marca. por exemplo, dois fiat unos não farão as mesmas marcas de consumo, pois o atrito interno de cada engrenagem de motor, caixa de marcha, suspensão é diferente. O que se pode afirmar é relacionado em termos de média de vários fiat unos por exemplo. O que podemos fazer é na hora de comprar carro é na experiencia pessoal e na da montadora. Opinião é uma coisa muito pessoal, respeito todos que aqui escrevem e só estou dando a minha.
Tenho feito pesquisas ultimamente, pois pretendo comprar um sedan m
Pessoal, tenho um Civic LXS 2010 automático, e ele faz no máximo 4,5Km/l na cidade com álcool. Minha esposa, com seu Palio Economy, faz 11 Km/l tendo praticamente o mesmo tipo de uso. Esse ranking é uma PIADA!!!
Em relação ao Cerato posso confirmar que ele é super econômico , o melhor da categoria. 13 em São Paulo na gasolina.
Em relação ao Cerato posso confirmar que ele é super econômico , o melhor da categoria. 13 em São Paulo na gasolina.o Civic ouvi falar que ele é um beberão convicto, mas não posso falar do novo Civic, pois depende de que geração é?
Gostaria de retrucar o teste também tenho um new civic automatico ( aquele só a gasolina ) que dizem ser mais economico…. Na cidade faz 6 KM/L
Desisto de comprar um Civic… As conclusões são sempre as mesmas. Beberrão!
PARA TUDO! Civic 1.8 é mais econômico que um Corolla 1.8? Hahahahahaha Inmetro perdeu TODA sua credibilidade.
Quem compra um civic não está preocupado com o consumo do carro.
Concordo. quem se preocupa com consumo compra carro 1000 e básico.@Enio
Descordo, pois tenho um corolla, e é super economico, o fato de vc poder comprar um carro bom, não quer dizer que vc tenha que jogar dinheiro fora com gasolina.
O teste do Palio foi todos com Ar Condicionado, já o do Uno todos foram sem Ar Condicionado… Senão fosse isso a diferença nao seria tao grande, Talvez o palio passaria para categoria A, ou quem sabe o Uno para B.
Tenho um novo siena 09/10 1.4 e é muito economico, não sei se dei sorte c/ o carro, ele faz 15km/l a gasolina em brasilia.
Bom,
Civic ta fazendo 7km/l no alcool ida e volta do trabalho, com transito e uns 10km de estrada.
Meu carro velho mil fazia igual…
Pessoal… meu ex e capotado corolla fazia o seguinte; 11,5 kmL andando na alta e já chegou a 13,8 na tranquila na estrada. Ando sempre com o ar ligado. Comprei um CIVIC a 2 semanas e to querendo joga-lo fora. Ele fez 9 kmL na estrada, andando na alta do mesmo jeito do corolla. Acho que na cidade ele não vai passar de 6. Estes dias ele quase acabou a gasosa no trecho pois pensei q dava pra chegar. Não me importo com consumo pois minha empresa me repoe. Percorro 10.000 km por mês por conta dela. Porem estou achando o civic uma carroça… duro igual a um fiat 147.Ele eh mt bom de curva, porem se pegar um buraco fazendo-a, haja braço pra segurar. Não vou nem implacar este carro… voltarei para o corolla… abr
Em casa temos três carros. Dois New's e um Corolla, todos 2010… Lamento informar, mas o civic manual faz 7,2 Km/L… o corolla faz 5,7…. Sou mais o civic, acho mais estiloso, embora esteja um tanto quanto popular.
OBS… faróis de neblina escrotos, no new…
tenho um civic 2009, seu consumo ja chegou a 17 por litro na estrada na velocidade 100 h
Vc é doido? ou esse comentario seu é uma piada?
Qual o modelo do seu Civic amigo? Flex?
corsa 1.4 economico,desde quanto.se andar a 90/100 km/hora ,ele ate é economico,mas passou dos 120….vixiii,faz 11 de media em rodovias,eu fazia 13,5 frouxo como meu civic 1.7 2005 viajando a medias de 130/140 km/hora.O econoflex que esta escrito no motor do meu corsa 1.4 é um mico,deveria ser écommuitagasolina…………..
meu civic e doido ja fez 24 por litro a 90 km por hora
Para contribuir, tinha um Punto 1.4 que fazia 9,5 na cidade a gasolina. Essa semana comprei um Civic e já gastei um tanque… média 7,3 no mesmo trajeto de sempre.
Civic 09 aut 10km/l circuito misto na gasolina.
Meu Civic é 2006, modelo antigo (geração 7), automático com 130cv, dependendo do meu pé ele faz entre 6 a 8 km/l na cidade e entre 12 e 15 km/l na estrada, ar ligado direto, claro.
Pessoal, pra mim esse teste não convence e nunca vai convencer, prefiro acreditar no que a maioria sensata fala. Vamos as verdades, já tive uns30 carros na minha vida de todo tipo, potência e tamanho. Atualmente tenho um Corolla xei 1.8 aut. e um corsa 1.8 flexpower digo com sinceridade que o Corolla foi o melhor carro que já tive na minha vida visto que estou com ele a 3 anos e NUNCA precisei trocar nada, so óleo e filtros. Detalhe, o carro tem 10 anos de uso, faz na gasolina dentro de SP entre 8 e 9 sempre e Na Estrada já fiz 14.5 com ar ligado 70% do tempo em uma viagem de 800km, muito bom pro porte do carro, sendo aut e 2004.. O corsa faz 6 no álcool em SP e 9 na Estrada e na gasolina 8.5 e 13.. É isso, agora parem de mentir né gente, dizer que Civic é econômico, que bebe menos que um Corolla, nunca, meu primo tem um Civic exs 2008 aut faz 4.5 no álcool, e o carro dele tá zero . Espero ter ajudado..
Esse inmetro é uma piada msm, quando que um civic faria quase 10 na cidade? É um uno mille 8? Tenho um civic LXS é um mille economy ambos 2010 o civic comprei de um senhor sou 2º dono, carro excelente mais bebado, 5 na cidade 9 na estrada, no máximo a 100 por hora no álcool na gasolina faz 8 na cidade na estrada 10 ,meu uno comprei 0km excelente para meu trabalho, faz 11 no álcool na cidade 13 na gasolina, na estrada quando era novo fez 17 mais agora com 150 mil km faz no máximo 15
O que tenho percebido, muitos civics flex sairão com problemas de alto consumo de fábrica, a fábrica não sabe como solucionar o problema dos afetados.
Sobre o inmetro a metodologia aplicada não é descrita em sua totalidade apenas diz que é feito testes em laboratório em iguais condições para todos os veiculos, sinceramente eu acredito que esses veiculos são “testados” por meio de software onde se coloca um conjunto de parametros pra aferir o resultado. Em 2010 em diante o Inmetro começou utilizar tambem valores reais + aproximados entre ( )