Quem imaginava que o Sorento estava distante do Brasil se enganou. A Kia mostrou um exemplar durante o evento da ADVB em São Paulo, entidade que reúne os dirigentes de vendas e marketing do país, e que premiou José Luiz Gandini como “Personalidade de Vendas ADVB 2009”. Não só o novo Sorento estava lá como o Cerato Koup. Ambos chegarão ao país em 2010 e Gandini disse em primeira mão para o Fast Driver e o Blogauto que o Sorento chegará em abril, vindo da Coreia e não dos Estados Unidos, onde começou a ser produzido também – O Cerato Koup estará à venda em junho.
Mas vamos falar um pouco do Sorento neste post – no outro, mostrarei o Cerato. O crossover, realmente, deve fazer com a versão anterior o mesmo que o Santa Fe fez com sua geração antecessora: torná-la mais que obsoleta. O carro é bonito e discreto, apesar das rodas aro 18. Há sofisticação, mas não chega a ser ostensiva.
Interior em couro de dois tons, painel completo, mas na mesma linha dos outros modelos novos. O câmbio é automático com opção sequencial e a tração é integral com botões de acionamento colocados na esquerda do console. Há até aquele sistema de controle de descida em rampas. O ar-condicionado é digital de duas zonas e mais saídas traseiras.
A partida é por meio de um botão e não há miolo para a chave. Basta estar com ela próxima ao carro para ser possível ligá-lo. A Kia também adotou o teto panorâmico, composto de duas peças, um item que agrada em modelos com cara de estrada.
O motor do Sorento é um 3.5 litros V6 de 276 cv. A geração anterior custa R$ 109 900 com motor mais fraco e é difícil acreditar que a Kia vá vender o novo modelo pelo mesmo preço. O Santa Fe, seu rival e irmão, sai por R$ 118 000 e tem menos potência.
Tenho uma sorento 2009, cuja motorização é 3.8L, estou enganado? Com certeza trocarei assim que a nova entrar no mercado. Um abração
É verdade, Cristiano, a versão que me parece ideal é mesmo com motor 3,5, 4×2, sem teto panorâmico, 5 lugares. O preço deve ficar muito atrativo e o carro na configuração que me parece ideal. Abç. Adal.