A Volkswagen está empenhada em reatar suas boas vendas no segmento de carros compactos no mercado brasileiro, que hoje é dominado pelos modelos Chevrolet Onix/Prisma e Hyundai HB20/HB20S. E além da nova geração do Gol, outro modelo que vai ajudar a marca a ter um melhor posicionamento na categoria será o Volkswagen Virtus; um sedã que foi confirmado pelo presidente do conselho administrativo da VW, Herbert Diess, numa coletiva no Salão de Genebra.
A exemplo do hatch, o novo sedã da Volkswagen será construído a partir da plataforma modular MQB. Porém, neste caso, trata-se de um projeto que tem como prioridade o mercado brasileiro. Logo, para atrair os consumidores, a aposta é que o novo Virtus ofereça um amplo espaço interno; com maior distância entre-eixos para melhorar o espaço para as pernas dos ocupantes e porta-malas volumoso. Uma estratégia já usada pelos futuros rivais Chevrolet Cobalt e Renault Logan.
Outros detalhes a respeito do carro ainda são desconhecidos. Porém, com esses concorrentes, é praticamente certo que o Volkswagen Virtus terá preço inicial de pelo menos R$ 60 mil – valor correspondente ao Voyage topo de linha. E por falar em Voyage, ainda não se sabe se o sedã atual será mantido na linha da marca, já que seria um segundo sedã baseado no Gol.
Quanto aos motores, é provável que o carro ofereça o 1.6 litro 16V flex de quatro cilindros que equipa as versões mais caras do Fox; que desenvolve até 120 cavalos de potência e 16,8 kgfm de torque; com transmissão manual ou automática Tiptronic, ambas de seis velocidades. O 1.0 TSI do up!, de 105 cv e 16,7 kgfm, também poderá compor a linha do sedã.
Ao que tudo indica, o novo Volkswagen Virtus chegará às concessionárias da marca em meados de 2018. Mais detalhes deverão ser divulgados em breve.
O Virtus será o sedã do novo VW Polo e ficará posicionado entre o Voyage e o Jetta. Seus concorrentes , em termos de preços, serão o Cobalt, o City, o Fiesta sedã (que voltará a ser importado) e o novo Toyota Vios/Yaris.