Para acirrar ainda mais a disputa no segmento de crossovers compactos, o Chevrolet Tracker 2017 estreia com mudanças. O modelo, que é importado do México, já está disponível na rede de concessionárias da marca e oferece um visual mais agressivo, dentro dos novos padrões da empresa, e interior com acabamento mais esmerado. O destaque, porém, fica por conta do motor turbo herdado do Cruze, além da lista de equipamentos mais recheada.
Na parte estética, as principais mudanças do Chevrolet Tracker 2017 estão concentradas na dianteira da carroceria. Lá, o utilitário-esportivo adotou uma cara mais agressiva, marcada pelos novos faróis espichados (com projetor e luzes diurnas de LED na versão mais cara) e interligados à nova grade; com um filete cromado e a gravatinha dourada da marca em destaque no centro. Há também um novo para-choque, com tomada de ar hexagonal e suporte dos faróis de neblina com moldura cromada.
As laterais do crossover receberam apenas novas rodas de liga-leve de 18 polegadas. Já na parte traseira, se sobressai as novas lanternas com layout interno redesenhado e opção de iluminação em LED e o novo para-choque.
Por dentro, o Tracker 2017 recebeu um painel totalmente renovado. A cabine traz novos detalhes de acabamento, como a porção central do painel com revestimento em couro e costura aparente. Há também novos itens, como o quadro de instrumentos com velocímetro e conta-giros analógicos e um display digital no lado direito; afora o sistema multimídia MyLink com Android Auto e Apple Carplay e a tecnologia Onstar. Segundo a Chevrolet, o novo carro está ainda 11% mais silencioso.
O sistema OnStar oferece o Diagnóstico Avançado; que possibilita ao usuário consultar a situação do motor; transmissão; airbag; freios ABS; emissões e OnStar, tudo por meio do smartphone ou do portal web. Há também mais de 20 serviços de emergência, segurança, navegação, diagnóstico, concierge e conectividade.
Entre os equipamentos, o Tracker LT, de entrada, oferece airbag duplo; cinto de segurança de três pontos em todos os assentos; sistema isofix para fixação de cadeirinhas infantis; luz de condução diurna, de milha e de neblina; freios ABS com EBD; grade do para-choque e maçanetas internas cromadas; rack de teto; rodas de alumínio aro 16; ar-condicionado; volante multifuncional com assistência elétrica progressiva; coluna de direção com ajuste de altura e profundidade; porta-óculos no teto; computador de bordo; controlador de velocidade de cruzeiro; retrovisores elétricos; travas e vidros elétricos com controle remoto pela chave; sistema Stop/Start; bancos de tecido com porta-revista e ajuste de altura para o motorista; conjunto de seis falantes com tweeters; multimídia MyLink com Android Auto e Apple CarPlay; OnStar com pacote Exclusive (concierge, segurança, emergência, app, diagnóstico, navegação).
O modelo LTZ, o mais caro, inclui retrovisores laterais com aquecimento e alerta de ponto cego; câmera de ré com alerta de movimentação traseira; sensor de estacionamento; faróis e lanternas com LED; acabamento externo cromado do friso das janelas, maçanetas das portas e da tampa do porta-malas; teto solar elétrico; rodas de alumínio aro 18; chave eletrônica com sensor de presença (keyless); computador de bordo com opção de mostrador digital da velocidade; descansa-braço para o motorista e passageiros traseiros; bancos e volante com revestimento premium; banco do motorista com ajuste elétrico lombar; banco do carona rebatível e com porta-objeto na parte de baixo. Como opcional, há airbags laterais e de cortina.
Sob o capô, o novo Tracker oferece o inédito motor 1.4 litro turbo flex, dotado de injeção direta de combustível. Este propulsor consegue gerar 150 cavalos de potência com gasolina e 153 cv com etanol, a 5.200 rpm, e torque de 24 e 24,5 kgfm, respectivamente, a 2.000 rpm, sendo que 90% dessa força está disponível a apenas 1.500 rpm; associado a um câmbio automático de seis velocidades, que ganhou nova relação de marchas, exclusiva para o modelo.
De acordo com dados da Chevrolet, o Tracker 2017 consegue acelerar de 0 a 100 km/h em 9,4 segundos, ou exatamente 2 s mais rápido que a linha anterior. Já a velocidade máxima é de 198 km/h.
O conjunto inclui ainda o sistema start/stop, que desliga o motor em paradas temporárias, como semáforos e congestionamentos, reduzindo o consumo de combustível em até 15 por cento. Com isso, o carro passa a entregar consumo de 7,3 km/l na cidade e 8,2 km/l na estrada com etanol e 10,6 e 11,7 km/l, respectivamente, com gasolina.
Há também um novo acerto de suspensão, com mudanças nos amortecedores, molas e balanços. Os parâmetros são particulares do mercado brasileiro e foram baseados nas condições de pavimentação e nas preferências do consumidor local.
Confira abaixo os preços do Chevrolet Tracker 2017:
Tracker LT 2017: R$ 79.990
Tracker LTZ 2017: R$ 89.990
Tracker LTZ 2 2017: R$ 92.990
O novo Tracker está disponível nas cores Branco Summit, Preto Ouro Negro, Prata Switchblade e as inéditas Vermelho Baroque e Cinza Graphite. A garantia do veículo é de três anos.
Uma pena ter faltado na versão LTZ o controle de estabilidade e tração, assistente de rampa, freio a disco nas 4 rodas e ar digital. Muitos deixarão de comprar por isso, afinal segurança é primordial.
Carro excelente para estradas brasileiras