Para solucionar parte das reclamações dos proprietários, o Jeep Renegade 2017 estreia com aprimoramentos no conjunto mecânico. O propulsor 1.8 E.torQ Evo Flex, que equipa as versões mais em conta do crossover compacto, estreia com evoluções técnicas, com ênfase na eficiência energética. Além dele, o utilitário-esportivo está disponível com o 2.0 Multijet turbodiesel.
O novo motor do Renegade traz coletor de admissão variável (VIS); partida a frio sem tanque auxiliar; sistema Stop&Start; monitoramento indireto da pressão dos pneus (iTPMS); indicador de troca de marchas no quadro de instrumentos; pneus “verdes”; alternador inteligente; bomba de combustível inteligente e óleos de baixo atrito para motor e transmissão.
Com essas alterações, o carro está 5% mais potente, com 7 cv a mais, passando a gerar 139 cv, a 5.750 rpm, quando abastecido com etanol. O torque passou para 19,3 kgfm, a 3.750 rpm, e agora é entregue de forma mais linear por toda a faixa de giros. Além disso, o consumo de combustível e as emissões de poluentes estão até 10% menores, dependendo da versão.
Entre os destaques, o coletor de admissão variável melhorou as respostas do motor, algo notado especialmente em rotações mais baixas. Segundo estudos, os consumidores usam o carro com o motor operando a 2.000 rpm em 80 por cento no ciclo urbano. Em resumo, são dois coletores em um só: até 4.000 giros, o ar que vai para os cilindros passa por um caminho mais longo, favorecendo o torque. Acima dessa rotação, uma aleta é acionada e faz o ar percorrer um trajeto mais curto, gerando mais potência.
Já o sistema Stop&Start desliga o motor em paradas de semáforos ou engarrafamentos, religando-o quando o motorista tira o pé do pedal do freio (no modelo automático) ou acionar a embreagem (com a transmissão manual). Ele pode ser desligado através de um botão ao lado da alavanca de câmbio e não se ativa em situações como: motor frio, veículo em rampa, bateria fraca e cinto do motorista desafivelado, entre outras.
No caso do sistema eletrônico de partida a frio, o recurso aquece o combustível dentro do tubo distribuidor e entra em ação sempre que a temperatura é inferior a 16°C e há mais de 70% de etanol no tanque. Ou seja, o sistema acaba eliminando o tanquinho auxiliar de gasolina. Os pneus “verdes”, por sua vez, diminuem a resistência de rolagem, contribuindo em até 2% na redução do consumo de combustível, além de gerar menos ruído e ter desempenho mais constante ao longo da vida útil.
O Jeep Renegade com motor flex recebeu ainda o modo de condução Sport, que torna o acelerador mais direto e, nas versões com câmbio automático de 6 marchas, o ajuste é focado em performance, demorando mais para trocar as marchas, entre outras medidas.
Outra novidade fica por conta do Jeep Renegade Limited, nova versão topo de linha entre os modelos flex, que se diferencia pela grade dianteira, capa dos retrovisores e barras de teto pintados na cor prata; além de teto pintado de preto; rodas aro 18 exclusivas; bancos de couro; chave presencial; painel de instrumentos com tela TFT colorida de 7 polegadas; faróis de xenônio; sensores de luz e chuva; retrovisores com rebatimento elétrico e retrovisor interno eletrocrômico.
A variante de entrada Sport ganhou porta-óculos; barras longitudinais de teto; banco do passageiro rebatível e com porta-objetos sob o assento e central multimídia Uconnect 5” com tela de toque, GPS e câmera de ré (com motor 2.0 diesel). Na intermediária Longitude, há também porta-óculos e bancos de couro (no modelo turbodiesel).
O Renegade Trailhawk, o mais caro da linha, agora oferece de série airbags laterais, de cortina e de joelhos para o motorista; faróis de xenônio; chave de presença Keyless Enter’n Go; bancos de couro e rebatimento elétrico dos retrovisores.
Confira abaixo os preços do Jeep Renegade 2017:
- 1.8 Flex MT5: R$ 72.990
- Sport 1.8 Flex MT5: R$ 79.490
- Sport 1.8 Flex AT6: R$ 85.990
- Longitude 1.8 Flex AT6: R$ 90.990
- Longitude (teto*) 1.8 Flex AT6: R$ 97.790
- Limited 1.8 Flex AT6: R$ 97.990
- Limited (teto*) 1.8 Flex AT6: R$ 104.790
- Sport 2.0 Diesel AT9 4×4: R$ 115.990
- Longitude 2.0 Diesel AT9 4×4: R$ 123.490
- Trailhawk 2.0 Diesel AT9 4×4: R$ 136.990
* versão com teto solar panorâmico Command View
Rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrs
5% mais potente?
5%?
Noooooooooooooooossaaaaaaaaaa….
Agora ninguém segura.
Ah fala sério!!!
Se bem que existia uma “Gralha” especialista em carros, que fazia “previsões” que disse que o motor era (sem os aprimoramentos) suficiente e fez a previsão de que o Renegade seria “Fácil, fácil, líder de vendas no Brasil!”… Enfim…