A Kia Motors aproveitou a movimentação do Salão de Detroit, nos EUA, para revelar ao mundo seu novo sedã esportivo. Batizado de Stinger, o novo modelo é fruto de cinco anos de trabalho e foi desenvolvido desde o início em território alemão: seu design veio do estúdio de design da marca em Frankfurt; enquanto os testes foram realizados no circuito de Nürburgring.
O novo Kia Stinger exibe sua ferocidade logo no visual. A dianteira pelos faróis espichados em LED, grade “nariz de tigre”, para-choque com detalhes côncavos marcantes nas extremidades e capô longo com entradas de ar na parte central. Já as laterais contam como destaque o caimento suave do teto, ressaltado pelo filete cromado que percorre as janelas e o vidro traseiro. Já a traseira ostenta lanternas interligadas por um filete e com uma espécie de prolongamento nas laterais, além de para-choque com aplique em preto brilhante ressaltando as ponteiras de escape duplas.
Por dentro, o Stinger traz formas mais convencionais, mas com bom acabamento (com couro Nappa em diversos pontos e detalhes em alumínio e preto brilhante) e uma série de itens, como painel de instrumentos com tela TFT colorida que exibe dados de desempenho; como tempos de volta, temperatura do óleo do motor e força G em curvas; além do computador de bordo, navegador e diagnósticos.
O espaço interno do carro também é aparentemente generoso. São 4,83 metros de comprimento, 1,87 m de largura e 2,91 m de distância entre-eixos.
A lista de equipamentos de série inclui assistência de colisão frontal; frenagem de emergência com detecção de pedestre; controle de cruzeiro adaptativo; assistente de manutenção de faixa; alerta de tráfego cruzado; detector de fadiga; detecção de ponto cego; head-up display; sistema de som Harman/Kardon com 15 alto-falantes e 720 watts, entre outros.
Na motorização, há duas opções. Na primeira, há um 2.0 litros Theta II turbo de quatro cilindros, que desenvolve 260 cavalos de potência, a 6.200 rpm, e 35,9 kgfm de torque, entre 1.400 e 4.000 rpm. Já na segunda, há um forte 3.6 V6 Lambda II, que rende 370 cv, a 6.000 rpm, e 52 kgfm, de 1.300 a 4.500 rpm.
Os dois propulsores são associados a um câmbio automático de oito velocidades e tração traseira ou integral com sistema de vetorização de torque. Com o motor maior, o sedã acelera de 0 a 100 km/h em 5,1 segundos e atinge velocidade máxima de 270 km/h.
O novo Kia Stinger é construído em um chassi composto por 55% de aço de alta resistência. O conjunto inclui ainda suspensão dianteira MacPherson e traseira multi-link com ajuste eletrônico; direção eletrohidráulica; cinco modos de condução (Personal, Eco, Sport, Comfort e Smart); freios Brembo, entre outros.
A Kia deverá começar a vender o novo Stinger nos Estados Unidos ainda neste ano, para fazer frente a modelos como Audi A4 e BMW Série 4 Gran Coupé. Os preços ainda não foram divulgados.