O Kia Niro, crossover híbrido da empresa sul-coreana, acaba de receber o título Guinness World Record. O automóvel registrou o menor consumo de combustível para um automóvel híbrido depois de percorrer os Estados Unidos de costa a costa (do Pacífico ao Atlântico).
Um exemplar do Niro na versão EX foi conduzido por Wayne Gerdes, de Carlsbad, na Califórnia, e seu co-piloto Robert Winger, de Williamsburg, em Virgínia. Os dois percorreram 3.715,4 milhas (ou 5.110 km) entre Los Angeles e New York City Hall; consumindo apenas 48,5 galões (cerca de 183,6 litros) ou 4,1 tanques de gasolina. O consumo médio foi de 76,6 mpg (ou 32,56 km/l).
“Estamos extremamente satisfeitos com o desempenho e o recorde do Kia Niro. Iniciamos a construção de um veículo que oferece utilidade real, ótima aparência e fantástica quilometragem sendo reconhecida no Guinness World Record, título que confirma que estamos no caminho certo para um futuro mais limpo e eficiente”, diz Orth Hedrick, vice-presidente de planejamento de produtos da Kia Motors America.
O Kia Niro é o primeiro carro híbrido desenvolvido pela empresa. O modelo é equipado com um motor 1.6 GDI a gasolina de ciclo Atkinson, que desenvolve 105 cv, e outro elétrico de 43 cv. Nos demais destaques, há recursos de assistência ao motorista, como freio de emergência autônomo; detecção de ponto cego; alerta de tráfego cruzado traseiro; assistência de mudança de faixa e aviso de partida de pista.
Na Europa, o carro é oferecido desde meados deste ano, enquanto nos Estados Unidos suas vendas terão início no primeiro trimestre de 2017. Já Brasil, o utilitário-esportivo foi apresentado aos consumidores durante o Salão do Automóvel de São Paulo, no início de novembro;mas ainda não se sabe se a Kia Motors irá comercializá-lo em nosso mercado.