Após 16 anos, a Fiat Ducato acaba de ter sua produção descontinuada na linha de montagem da Iveco, no complexo industrial de Sete Lagoas (MG); segundo informou o portal Automotive Business. No entanto, isso não significa que o modelo deixará de ser oferecido no mercado brasileiro; a empresa italiana passará a importa-lo do México ou da Itália, onde ele é produzido atualmente.
“Trata-se apenas de uma estratégia industrial. Não desistimos do produto, vamos continuar a vender, só não podemos dizer por enquanto de onde virá”, afirma o diretor comercial da FCA Brasil, Sérgio Ferreira. Ainda de acordo com o executivo, há estoque suficiente para abastecer o mercado nos próximos meses.
Essas mudanças vão influenciar diretamente no produto. É provável que a Fiat Ducato ganhe por aqui uma nova geração (já oferecida no mercado europeu); com direito a um visual mais moderno, interior mais aprimorado, plataforma diferente e uma nova gama de motores mais eficiente.
De janeiro a novembro, a Ducato conseguiu emplacar 2.715 unidades no mercado brasileiro, com participação de 13,9% no segmento de furgões. O modelo ficou atrás da Renault Master, que no mesmo período registrou 5.832 exemplares vendidos e participação de 29,9%. Caso mantenha este ritmo de vendas; o furgão da Fiat vai fechar o ano com cerca de 2,9 mil veículos emplacados, ou 60% menos que no ano passado.
Atualmente, a Fiat Ducato em sua versão para passageiros tem preço inicial de R$ 123.970, enquanto o modelo furgão custa a partir de R$ 103.350.
Além da Fiat Ducato, a unidade fabril mineira era responsável também pela produção dos modelos Citroën Jumper e Peugeot Boxer (neste caso em menor escala); através de uma parceria dos grupos Fiat Chrysler Automobiles (FCA) e PSA Peugeot-Citroën. Todavia, pelo menos até o momento, não há qualquer informação a respeito da montagem desses dois outros furgões.