A Volvo anunciou recentemente no mercado brasileiro a chegada da linha 2017 do XC90, seu modelo mais caro no mercado brasileiro. O SUV de luxo agora dispõe de novas tecnologias, como a segunda geração do sistema de condução semiautônoma Pilot Assist, e uma opção de motorização biturbo a diesel na configuração D5, que chega para se posicionar como a opção mais cara da linha.
O Pilot Assist disponível na nova gama do Volvo XC90 2017 agora consegue atuar também em rodovia em velocidades de até 130 km/h, auxiliando o motorista a manter a velocidade programada, interagindo continuamente com a direção, a aceleração e o freio para centralizar o veículo na faixa. Anteriormente, o sistema conseguia atuar somente em situações de tráfego intenso, já que era limitado a 50 km/h.
O funcionamento do Pilot Assist depende de faixas bem demarcadas na superfície da pista. Quando possível, o assistente de direção auxilia na correção do deslocamento do veículo, por exemplo, ao contornar curvas abertas em rodovias. Ele trabalha em conjunto também com o controle de cruzeiro adaptativo para controlar a distância do carro adiante ou a velocidade configurada.
Todavia, para manter o sistema em funcionamento, o motorista deve estar sempre no controle do automóvel, com as mãos do volante. O condutor consegue ainda intervir no Pilot Assit através do acelerador, freio e volante. Caso ele queira mudar de faixa, a seta indicadora aborta temporariamente o assistente de direção.
Já a respeito do novo Volvo XC90 D5 2017, há um motor 2.0 litros a diesel biturbo de quatro cilindros, capaz de desenvolver 238 cavalos de potência e 48,9 kgfm de torque, disponível entre 1.750 e 2.250 rpm. Ele oferece o sistema PowerPulse, que consegue eliminar o atraso na resposta do propulsor ao pisar no acelerador (turbo lag) através de um sistema de ar comprimido.
Esse motor trabalha em conjunto com uma transmissão automática Geatronic de oito velocidades e tração integral que distribui a força do motor para as quatro rodas em qualquer circunstância e condição de uso. De acordo com a Volvo, o SUV atinge os 100 km/h em 7,8 segundos e tem velocidade máxima de 230 km/h.
As versões T6 do carro usam um motor 2.0 litros de quatro cilindros, com supercharger e turbo, a gasolina, que gera 324 cavalos de potência e 40,8 kgfm de torque, a partir de 3.700 rpm, com o câmbio Geatronic de oito marchas. Segundo a marca, o carro vai de 0 a 100 km/h em 6,5 segundos e tem velocidade limitada a 230 km/h. O consumo médio é de até 12,5 km/h.
Entre os equipamentos, a versão Momentum oferece sistema de som premium. sistema Sensus Navigation Pro; ar-condicionado digital com quatro zonas; bancos dianteiros com ajustes elétricos de posição, de apoio lombar e de apoio para as pernas, aquecimento e memória; assentos traseiros com booster integrado para crianças; terceira fileira com bancos individuais; assistente de estacionamento; painel de instrumentos com tela de 12,3 polegadas; monitoramento de pressão dos pneus; faróis em LED; seletor de modos de condução; rodas aro 19; alerta de mudança de faixa; detector de fadiga; sistema de proteção contra lesões na coluna cervical; controle ant-capotamento; sistemas de frenagem automática; Volvo On Call, entre outros.
A variante Inscription agrega sistema de som Bowers & Wilkins com 19 alto-falantes, subwoofers air-ventilad e 1.400 watts; Chassi Four-C; sistema de suspensão por bolsas de ar; detalhes visuais cromados; rodas de 20 polegadas; bancos com apoios laterais ajustáveis eletricamente e ventilação; bancos traseiros com aquecimento; head-up display; alertas de tráfego lateral, de colisão traseira e de ponto cego; sistema de visão 360º, entre outros.
Confira abaixo os preços da nova linha do Volvo XC90:
XC90 T6 Momentum: R$ 346.900
XC90 T6 Inscription: R$ 403.900
XC90 D5 Momentum: R$ 369.950
XC90 D5 Inscription: R$ 419.950