Para acompanhar os passos do irmão menor Civic, o crossover Honda CR-V acaba de estrear uma nova geração. O novo utilitário-esportivo mantém praticamente a mesma receita das versões anteriores para continuar vendendo bem. Em quatro décadas, o modelo conseguiu registrar 4 milhões de unidades vendidas nos Estados Unidos, sendo o segundo veículo mais vendido da montadora japonesa no país.
A nova linha do Honda CR-V traz como destaque a nova motorização 1.5 litro turbo de quatro cilindros a gasolina, a mesma do sedã, mas com ajustes para entregar 192 cavalos de potência e 24,7 kgfm de torque. Haverá ainda um 2.4 litros aspirado de quatro cilindros, também a gasolina, de 186 cv e 24,9 kgfm, este uma exclusividade da versão de entrada LX. Ambos os propulsores são acoplados a um câmbio automático continuamente variável (CVT), com tração dianteira ou nas quatro rodas.
Na parte estética, o CR-V 2017 segue a mesma linha da geração antiga, mas com formas mais agressivas. A dianteira é marcada pelos faróis espichados em LED, que formam conjunto com a barra cromada da nova grade, além do para-choque com formato mais robusto e detalhes em alumínio. Já nas laterais, há linha de cintura elevada, conjunto de janelas com três vidros e itens cromados. A traseira mantém as lanternas verticais elevadas, mas agora invadindo a tampa do porta-malas e unidas por um friso cromado.
Por dentro também não há nenhuma surpresa. O acabamento melhorou, agora com materiais macios ao toque, como no painel e nas portas, que exibem ainda costuras aparentes. Há também painel de instrumentos totalmente digital e uma central multimídia com tela flutuante, Apple CarPlay e Android Auto.
Em comparação com o modelo antigo, o novo Honda CR-V apresenta um aumento de 4 centímetros na distância entre-eixos e 3 cm no comprimento, beneficiando o espaço para as pernas dos ocupantes traseiros, que cresceu 5 cm.
A lista de equipamentos oferece ainda ar-condicionado automático digital de duas zonas, freio de estacionamento eletrônico com função Brake Hold (que segura o carro em paradas) e bancos dianteiros com ajustes elétricos e apoio lombar, assentos traseiros com aquecimento, controle de cruzeiro adaptativo, alerta de saída de faixa, auxiliar de manutenção em faixa de rodagem, aviso de colisão frontal, entre outros.