A Fiat Toro agora dispõe de uma terceira opção de motorização. A montadora italiana anunciou recentemente a chegada do novo propulsor 2.4 litros Tigershark, que está disponível apenas na versão Freedom, com câmbio automático de nove velocidades e tração 4×2. A nova variante da picape compacta/média já está sendo oferecida nas concessionárias e tem preço de R$ 98.730.
O novo motor da Fiat Toro (importado do México) é dotado de quatro cilindros, 16 válvulas, quatro pistões de altura reduzida com pinos flutuantes (ligados a um virabrequim forjado) e revestimento especial (Diamond-Like Carbon). Há ainda sistema MultiAir2, responsável por variar o tempo e abertura das válvulas de admissão por um sistema eletro-hidráulico (comandado pelo gerenciamento eletrônico do motor).
A lista inclui também bobinas de ignição aplicadas diretamente nas velas, com eletrodos de platina e irídio; ventilador do radiador e bomba de combustível, gerenciamento eletrônico tipo PWM; alternador inteligente, que aproveita momentos de desaceleração ou frenagem do veículo para recarregar a bateria com mais intensidade, economizando combustível; comando de válvulas acionado por corrente metálica, não necessitando de reposição; e correia Poli-V secundária (dos órgãos auxiliares) com tensionador automático.
Este motor consegue desenvolver 174 cavalos com gasolina e 186 cv com etanol, a 6.400 rpm, e torque de 23,5 kgfm e 24,9 kgfm, respectivamente, a 4.000 rpm, sendo que 91% do torque máximo é entregue a 2.000 rpm.
A Toro Freedom 2.4 Flex AT9 oferece ainda sistema HCSS (Heated Cold Start System), que dispensa o reservatório de gasolina suplementar para partidas a frio; sistema start/stop, que desliga o motor de forma instantânea quando o carro se encontra parado e volta a liga-lo quando o motorista aciona novamente o acelerador, reduzindo o consumo de combustível em até 20%; e tecla Sport, localizada no centro do painel, que muda o mapa de calibração do motor, entregando um comportamento mais esportivo.
Entre os equipamentos, além dos itens disponíveis no modelo 1.8 flex, há capota marítima, retrovisores elétricos, retrovisores elétricos, brake light, luz de caçamba, sensor de pressão nos pneus, volante em couro com teclas áudio e borboletas para as trocas de marchas, rodas “Super Spoke” de 16 polegadas e uma nova cor perolizada exclusiva para a versão, a Branco Polar.