O estande da Jeep no Salão do Automóvel de São Paulo, que estará aberto ao público até o dia 20 de novembro, é o local certo para os visitantes amantes de crossovers e SUVs. No espaço, a montadora exibe a nova geração do Compass, que faz sua primeira aparição ao público em um evento, a linha 2017 do Compass, duas novas versões do Grand Cherokee e uma variante especial do Wrangler.
O novo Jeep Compass já havia sido apresentado anteriormente e está disponível nas concessionárias nas versões Sport, Longitude, Limited e Trailhawk, com os motores 2.0 Tigershark Flex, com 166 cv de potência e 20,4 kgfm de torque, associado a um câmbio automático de seis marchas e tração dianteira, e 2.0 Multijet a diesel, de 170 cv e 35,7 kgfm, com transmissão automática de nove velocidades e tração nas quatro rodas. Os preços variam de R$ 99.990 a R$ 149.990.
Já o Jeep Renegade 2017 estreia com novidades na motorização e na gama de versões. Os modelos com o motor 1.8 E.torQ Evo Flex receberam novidades, com ênfase na eficiência. Há um novo coletor de admissão variável, partida a frio sem tanque auxiliar, bomba de combustível inteligente, óleos de baixo atrito para o motor e a transmissão, alternador inteligente, sistema start/stop, monitoramento da pressão dos pneus, indicador de troca de marchas no painel de instrumentos e pneus superverdes.
Com essas alterações, o Renegade Flex está 5% mais potente, com 7 cv a mais, chegando a 139 cv a 5.750 rpm com etanol, enquanto o torque subiu para 19,3 kgfm, a 3.750 rpm. Segundo a marca, o crossover está até 10% mais eficiente.
Outro recurso implantado no Renegade com motor flex é o modo de condução Sport, ativado por meio de um botão no painel, que consegue tornar o acelerador mais direto, calibração da injeção eletrônica mais agressiva e câmbio automático de seis marchas com trocas mais lentas, priorizando o desempenho.
Há ainda a nova versão Limited, a mais cara entre os modelos flex, que oferece pintura prata na grade dianteira, capas do retrovisores e barras de teto, teto na cor preta, rodas de 18 polegadas com pintura exclusiva, bancos revestidos em couro, chave presencial, painel de instrumentos com tela colorida de 7 polegadas, faróis de xenônio, sensores de luz e chuva, rebatimento elétrico dos retrovisores e espelho interno eletrocrômico.
As demais versões ganharam ainda novos equipamentos. O modelo Sport agora dispõe de porta-óculos, barras longitudinais de teto, banco do passageiro rebatível e com porta-objetos sob o assento e sistema multimídia Uconnect com tela sensível ao toque de cinco polegadas, navegador GPS e câmera de ré (este com motor a diesel). A Longitude ganhou porta-óculos e bancos em couro (com motor a diesel). A Trailhawk adotou airbags laterais, de cortina e de joelhos para o motorista, faróis de xenônio, chave presencial, bancos em couro e retrovisores com rebatimento elétrico.
Confira os preços do Jeep Renegade 2017:
Renegade 1.8 Flex MT5: R$ 72.990
Renegade Sport 1.8 Flex MT5: R$ 79.490
Renegade Sport 1.8 Flex AT6: R$ 85.990
Renegade Longitude 1.8 Flex AT6: R$ 90.990
Renegade Longitude (teto*) 1.8 Flex AT6: R$ 97.790
Renegade Limited 1.8 Flex AT6: R$ 97.990
Renegade Limited (teto*) 1.8 Flex AT6: R$ 104.790
Renegade Sport 2.0 Diesel AT9 4×4: R$ 115.990
Renegade Longitude 2.0 Diesel AT9 4×4: R$ 123.490
Renegade Trailhawk 2.0 Diesel AT9 4×4: R$ 136.990
O estande da Jeep mostra ainda versões do Grand Cheroke e do Wrangler. O Grand Cherokee está sendo exibido na variante esportiva SRT, equipada com um motor 6.4 V8 HEMI de 481 cv e 65 kgfm, capaz de leva-lo aos 100 km/h em 4,8 segundos e alcançar velocidade máxima de 257 km/h. A variante dispõe ainda de oito modos de condução, que controla o sistema de tração integral, controle de estabilidade, suspensão e direção, sendo que um deles é o Valet (para deixar o carro com manobristas), que limita o motor a 4.000 rpm para reduzir potência e torque, e adianta as subidas de marchas, evitando esticadas.
Há também a versão Overland, mais luxuosa que a atual topo de linha Limited, que oferece suspensão a ar com ajuste de altura, teto solar panorâmico, bancos dianteiros com ventilação, molduras na parte inferior dos para-choques, portas e para-lamas, painel com revestimento em couro na parte superior e volante com detalhes de madeira e couro.
Por fim, o Jeep Wrangler Willys é uma homenagem aos primeiros veículos da Jeep, feitos pela Willys-Overland. O modelo oferece rodas e grade dianteira em preto brilhante, pneus off-road BF Goodrich 255/75, suspensão reforçada, protetores adicionais na parte inferior da carroceria (rock rails), revestimento especial nos bancos e tapetes especiais da Mopar. Há também tampa traseira e laterais do capô com adesivos alusivos à variante.