A Volkswagen acaba de anunciar a chegada da linha 2017 da Amarok com várias novidades, mas não fala nada da versão V6, que todos estavam esperando, mas então não vem mais? Segundo fontes consultadas pelo BlogAuto a versão V6 diesel estará exposta no Salão do Automóvel de São Paulo 2016, como uma das surpresas, mas o carro efetivamente só chegará ao mercado no ano que vem.
No visual, a Volkswagen Amarok 2017 mantém a mesma essência da linha anterior. A dianteira da carroceria exibe faróis com novo layout interno, com opção de luz de condução diurna em LED, além de nova grade em formato de colmeia com frisos cromados (dependendo da versão), para-choque redesenhado com nova tomada de ar e faróis de neblina retangulares com moldura cromada na versão topo.
Há também novas rodas de liga-leve de 16, 17, 18, 19 e 20 polegadas, que variam de acordo com a versão, e lanternas traseiras escurecidas.
Além da tonalidade sólida Branco Cristal e da perolizada Preto Mystic, há quatro novas cores metálicas para a Amarok 2017: Cinza Indium, Prata Mojave, Prata Sirius e Azul Ravenna (exclusiva para a série Extreme).
A linha da Volkswagen Amarok passa a contar também com a Série Extreme, com rodas de 20 polegadas e pneus 255/50, além de adesivo 4Motion nas laterais da caçamba e santantônio esportivo na cor da carroceria.
O interior, por sua vez, exibe materiais de melhor qualidade, além de painel redesenhado, com saídas de ar retilíneas e novos comandos. Há ainda painel de instrumentos com iluminação branca nas versões S e SE (em substituição à iluminação vermelha) e tela colorida 3D de 3,5 polegadas no caso do modelo Extreme.
Outra novidade são os bancos, com ajustes elétricos nas versões Highline e Extreme e certificação do instituto alemão “Aktion Gesunder Rücken – AGR” (Campanha para Costas Saudáveis), associação mantida por médicos e terapeutas que promove ações e pesquisas para prevenção de dores nas costas, na categoria “bancos de veículos comerciais leves”.
Os bancos contam com ajustes elétricos de 12 vias – ajuste de distância longitudinal (2), ângulo de inclinação do encosto (2), ajuste de altura (2), apoio lombar (4) e ângulo de inclinação do assento (2) – e manual de 2 vias (extensão do assento).
A lista de equipamentos inclui também três opções de sistema de entretenimento. A versão SE oferece o rádio “RCD 230G”, que oferece Bluetooth com função streaming de áudio, entradas USB/ AUX-IN e para cartões de memória do tipo SD-card e leitor de CD e MP3. Já a Trendline inclui o Composition Media, com tela sensível ao toque de 6,33 polegadas, sensor de aproximação, Apple CarPlay, Android Auto e MirrorLink. Nas versões Highline e Extreme, há o Discover Media, com recurso de navegação (com atualização periódica gratuita durante toda a vida do veículo), leitor de CD, duas entradas para SD-Car, entrada auxiliar, porta USB, pareamento via Bluetooth com dois celulares simultaneamente e sistema de assistência Park Pilot, com sensores dianteiros e traseiros e câmera de ré.
No quesito segurança, todas as versões agora dispõem de alarme acústico e visual para os cintos de segurança não afivelados nos bancos dianteiros. A Highline e a Série Extreme contam ainda com tomada de 12V atrás do apoia braço dos bancos dianteiros, além de indicador de perda de pressão dos pneus, airbags laterais de tórax e de cabeça para motorista e passageiro e faróis bi xenônio com luzes diurnas de LED.
Há também, em todas as variantes, sistema de freios “Post- Collision Braking”, freios com ABS “off road”, sistemas ISOFIX para fixação de cadeiras para criança no banco traseiro, de auxílio ao motorista como o BAS (Sistema de Assistência à Frenagem), ASR (Controle de Tração), EDS (Bloqueio Eletrônico do Diferencial), Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC), HDC (Hill Descent Control ou Controle Automático de Descida) e HSA (Hill Start Assist ou Assistente para Partida em Subida).
Os motores da Volkswagen Amarok 2017 são os mesmos da linha anterior. A versão de entrada S usa um 2.0 litros turbodiesel, com 140 cavalos de potência e 34,7 kgfm de torque, com câmbio manual de seis marchas. Já os modelos SE, Trendline, Highline e Extreme são dotados de um 2.0 diesel com dois turbos, que rende 180 cv e 40,8 kgfm, com transmissão automática de oito velocidades e tração nas quatro rodas.
O inédito 3.0 V6 TDI, que desenvolve 224 cv e 56,1 kgfm, com câmbio automático de oito marchas e tração integral 4Motion com diferencial Torsen, deverá integrar a linha da picape média em meados do ano que vem.
A Volkswagen Amarok 2017 será atração no Salão do Automóvel de São Paulo, que acontece entre os dias 10 e 20 de novembro. Confira abaixo os preços do novo modelo:
- Amarok S Cabine Simples 2.0 TDI MT – R$ 113.990
- Amarok S Cabine Dupla 2.0 TDI MT – R$ 126.990
- Amarok SE Cabine Dupla 2.0 TDI AT – R$ 130.990
- Amarok Trendline Cabine Dupla 2.0 TDI AT – R$ 148.990
- Amarok Highline Cabine Dupla 2.0 TDI AT – R$ 167.990
- Amarok Extreme Cabine Dupla 2.0 TDI AT – R$ 177.990