O estande da Kia Motors no Salão do Automóvel de São Paulo, que estará aberto ao público até o dia 20 de novembro, está recheado de novidades para o mercado nacional. A primeira delas é a versão reestilizada do Cerato, que estreou lá fora no final do ano passado, e estreará por aqui com importação direto da nova fábrica da marca no México (antes ele era trazido da Coréia do Sul).
Entre as novidades, o Kia Cerato 2017 recebeu faróis redesenhados, grade frontal com novo formato, para-choque dianteiro com desenho mais agressivo, novas rodas de liga-leve, lanternas traseiras com novo layout interno e para-choque traseiro redesenhado. O interior agora dispõe de sistema multimídia com tela maior. O motor, porém, é o mesmo 1.6 flex, mas passando de 128 para 132 cv, com câmbio automático de seis marchas.
Já a segunda atração da fabricante no evento é a nova geração do Optima, sedã de porte médio/grande da empresa, que traz linhas mais agressivas inspiradas no conceito Sportspace, além de novas tecnologias, como faróis HID com sistema auxiliar de farol alto, sistema multimídia com Apple CarPlay e Android Auto, sistema de som Infiniti com 14 alto-falantes e 630 watts, controle de cruzeiro adaptativo, alerta de tráfego traseiro, frenagem de emergência, detecção de pontos cegos, entre outros.
A versão a ser oferecida por aqui usará um motor 2.0 litros GDI turbo a gasolina, com injeção direta de combustível, que consegue entregar 247 cavalos de potência, associado a uma transmissão automatizada de sete marchas e dupla embreagem. Segundo a empresa, o sedã traz ainda aços de alta resistência em novos pontos de sua estrutura e chassi mais leve e rígido.
Por aqui, o Optima 2017 vai brigar com o Ford Fusion. Vale lembrar que a atual geração do carro é oferecida por R$ 106.990 – portanto, o novo modelo deverá chegar por cerca de R$ 120 mil.
Ainda falando de sedã, a Kia exibe a nova geração do Cadenza, segundo sedã mais caro da linha da fabricante no País, perdendo apenas para o Quoris. O modelo perdeu o visual tanto quanto careta, adotando linhas mais modernas e dentro dos novos padrões da marca sul-coreana. O destaque vai os faróis angulosos na dianteira, com filete em LED e xênon, além das luzes auxiliares logo abaixo compostas por quatro pontos de LED e as lanternas traseiras afiladas interligadas por um filete cromado.
Houve ainda mudanças estruturais e a adoção de uma nova plataforma, o que permitiu dimensões maiores e, consequentemente, aumento do espaço interno. Quanto ao motor, a versão “brasileira” do Kia Cadenza 2017 vai usar um 2.4 GDI a gasolina, de até 190 cv e 24,6 kgfm. Entre os equipamentos, haverá head-up display, sistema de som premium, assistente de farol alto, controle de cruzeiro inteligente, alerta de saída de faixa, sistema de frenagem autônoma, entre outros.
Por fim, mas não menos importante, há o inédito crossover compacto Niro, que se diferencia dos demais carros da categoria por dispor de um conjunto mecânico híbrido. O carro usa um motor 1.6 litro GDI de quatro cilindros de ciclo Atkinson, que entrega 103 cv, associado a outro elétrico de 43 cv e bateria de íon de lítio de 1,56 kWh. Juntos, eles geram 146 cv e 27 kgfm, associados a um câmbio automatizado de seis marchas e dupla embreagem e tração dianteira. Segundo dados da marca, o utilitário-esportivo tem média de consumo de combustível de 26,3 km/l.
Embora seja um híbrido, o novo Kia Niro tem visual de um crossover compacto comum. Além disso, o carro dispõe de uma série de tecnologias, como sistema multimídia com tela sensível ao toque de sete polegadas, Android Auto e Apple CarPlay, sistema de som, sistema Driver Assistance no Controle de Energia (que usa o sistema de navegação e controle de cruzeiro para antecipar mudanças topográficas na estrada e gerenciar ativamente o fluxo de energia para otimizar a eficiência geral), entre outros.
Todavia, ainda não se sabe se a Kia vai vender o Niro no Brasil.
O Kia Rio, compacto da fabricante nas carrocerias hatch e sedã, não deu as caras por lá. Todavia, a empresa já confirmou a vinda do modelo ao País para meados de 2017.
“Além desses modelos, teremos ainda o Rio em 2017, nas versões hatch e sedã. Temos muito a mostrar ao consumidor brasileiro. No entanto, antes precisamos resolver a questão dos 30 pontos adicionais do IPI, sem limitação de cotas, impostos aos veículos importados. Até porque, a partir de agora, poderemos ter três modelos vindos do México, o Cerato, o Rio e um futuro SUV compacto. E produtos provenientes do México têm o imposto de importação zerado, mas com recolhimento de 30 pontos percentuais no IPI”, explica José Luiz Gandini, presidente da Kia Motors do Brasil.
Segundo Gandini, “mesmo sem o imposto de importação, ao trazer veículos mexicanos da Kia Motors, precisamos ter isonomia em relação aos competidores que trazem produtos do México, ou seja, ter a igual taxação. Por esse motivo, é fundamental que tenhamos isonomia no imposto sobre produtos industrializados, no caso dos importados hoje com 30 pontos percentuais a mais”.
Os demais veículos da marca, como o Picanto, Soul, Quoris, Sportage, Sorento, Mohave e Grand Carnival também estão sendo exibidos no Salão de São Paulo.
Olá, pessoal do Blogauto.
Parabéns pela matéria direto do Salão de São Paulo.
Eu gostaria de saber quais as versões do Kia Optima 2017 que estarão a venda aqui no Brasil e quando começarão as vendas.
Muito obrigado.
Kia Rio… foi uma topada a Kia não ter mostrado um dos principais carros dela a ser vendido aqui.