Além do Volkswagen up!, o Hyundai HB20 2017 também se diferencia no segmento de compactos por dispor de opção de motorização turbo. A nova versão do compacto foi anunciada pela montadora sul-coreana no primeiro semestre deste ano e está disponível tanto para o hatch como para o sedã HB20S, nas versões de acabamento Comfort Plus e Comfort Style, com preço inicial de R$ 48.885 no dois-volumes e R$ 52.885 no três-volumes.
O novo propulsor do Hyundai HB20 2017 é um três cilindros em linha, 12 válvulas, bloco e cabeçote em alumínio, comando de válvulas duplo no cabeçote e variável na admissão (DOHC e CVVT) e comando por corrente. Há ainda turbocompressor de geometria fixa, com baixa inércia e turbina de 34 mm de diâmetro, esta fixada diretamente no cabeçote do motor, diminuindo o tempo de enchimento do turbocompressor (turbo lag) e fazendo com que os gases cheguem rapidamente ao catalisador, localizado logo após a saída da turbina. Na prática, isso significa a redução da emissão de poluentes, pois o catalisador atinge sua temperatura ideal de funcionamento mais rápido. O arrefecimento da turbina é feito por uma nova galeria de óleo exclusiva.
Há ainda válvula de alívio da turbina (ou válvula de controle de pressão) e válvula de alívio do compressor variáveis e controladas eletronicamente. A primeira é responsável por despejar os gases do escapamento não utilizados no turbo diretamente no catalisador e funciona totalmente aberta em situações de baixa carga para diminuir consumo de combustível e emissão de poluentes. Já segunda controla a pressão do ar comprimido, direcionando o excesso de pressão para o filtro de ar.
O motor 1.0 turbo do HB20 2017 consegue entregar potência máxima de 105 cavalos, a 6.000 rpm, e torque máximo de 15 kgfm, disponível já a 1.550 rpm. Junto a ele está uma transmissão manual de seis velocidades, com as primeiras marchas mais longas e diferencial alongado em 10% em relação ao 1.0 aspirado. A embreagem é mais robusta para lidar com o torque maior, tendo agora 215 mm de diâmetro contra os 180 mm anteriores.
O novo Hyundai turbo consegue acelerar de 0 a 100 km/h em 11,2 segundos e alcançar velocidade máxima de 182 km/h. O consumo do HB20, ainda de acordo com a Hyundai, é de 11,6 km/l na cidade e 14,3 km/l na estrada com gasolina e 8,2 km/l e 10,1 km/l, respectivamente, com etanol. Já o HB20S entrega 11,9 km/l e 15,2 km/l com gasolina e 8,4 km/l e 10,5 km/l com etanol.
Quanto aos equipamentos, o Hyundai HB20 1.0 Turbo Comfort Plus dispõe de airbags frontais, freios ABS com EBD, Isofix, ar-condicionado, vidros elétricos nas quatro portas com função one-touch (descida) para o motorista, travas elétricas, retrovisores elétricos com luz indicadora de direção, sistema de som blueAudio com comandos no volante, computador de bordo, chave tipo canivete com telecomando, alarme, maçanetas e retrovisores na cor da carroceria, rodas de aço com calotas aro 15 e pneus 185/60 R15, entre outros.
A Comfort Style se diferencia pelo volante com regulagem de altura e profundidade, porta-óculos, alças de segurança, rodas de liga-leve de 15 polegadas, vidros elétricos com one-touch para subida e descida com comando pela chave, faróis de neblina com projetores e lanternas Clear Type.
Confira abaixo os preços das versões Turbo do Hyundai:
HB20 1.0 Turbo Comfort Plus: R$ 48.885
HB20 1.0 Turbo Comfort Style: R$ 53.005
HB20S 1.0 Turbo Comfort Plus: R$ 52.885
HB20S 1.0 Turbo Comfort Style: R$ 56.635