Você pode ter achado o título um pouco exagerado, mas posso falar que nunca o conjunto do Fiat Uno esteve tão equilibrado e eficiente como hoje. Sim os novos motores são muito bons e ponto para a engenharia brasileira que desenvolveu um motor totalmente novo. Orgulho!
Lançado em 2010, o Fiat Uno passa pelo segundo facelift, o último foi em 2014, e agora adotou um visual muito parecido com o Fiat Panda que só anda por terra europeias. Ficou agradável, sem perder o estilo marcante do modelo, apesar de pessoalmente gostar mais do original, com o que a marca chamava de “Rounded square“, ou seja, o quadrado arredondado.
A grande e esperada novidade está embaixo do capô a nova família global de motores Firefly, que podemos traduzir como Vagalume, com versões 1.0 três cilindros e 1.3 quatro cilindros. Os dois motores são exatamente iguais na sua construção, variando exatamente o número de cilindros, que são os mesmos nas duas versões. Por aqui, vemos que a marca fez a lição de casa e entregou motores com muito torque, o que realmente precisamos para o dia a dia.
As novidades do Fiat Uno 2017 não pararam por ai, Direção elétrica com função City como item de série em todas as versões, controle eletrônico de estabilidade (ESC), controle de tração (TC), assistência de partida em rampa (Hill Holder), sistema antideslizamento (ASR), partida assistida (Tip Start), novos pneus superverde. Alguns desses itens só estão disponíveis nas versões mais completas.
.
.
E não é só. O Fiat Uno 2017 aumentou também a oferta do Start&Stop, que agora vem de série em todas as versões com motor 1.3, inclusive as equipadas com câmbio Dualogic.
Externamente o Fiat Uno 2017 ganhou novas grade e para-choque dianteiro, além de rodas em liga leve para as versões Way e Sporting e novas faixas para a Sporting. Já o interior recebeu novos grafismos para o quadro de instrumentos com display LCD de 3,5 polegadas em alta resolução, complementado por itens de conforto e conveniência como central multimídia com tela de 6,2 polegadas, câmera de ré, retrovisor elétrico com função tilt down, volante multifuncional, computador de bordo e paddle shift para as versões Dualogic.
A gama do Fiat Uno 2017 é formada por seis versões, todas em carroceria 4 portas: Attractive 1.0 Flex, Way 1.0 Flex, Way 1.3 Flex, Sporting 1.3 Flex, Way 1.3 Flex Dualogic e Sporting 1.3 Flex Dualogic.
.
.
Os inéditos motores 1.0 três cilindros e 1.3 quatro cilindros que equipam o Fiat Uno 2017 adotam a arquitetura de 2 válvulas por cilindro com geometria do conjunto otimizada – pela primeira vez usada em motores 1.0 três cilindros. Essa arquitetura resulta em potência elevada, o maior torque em baixas rotações de suas respectivas categorias e baixo consumo de combustível.
O sistema de combustão dos novos motores Flex permite maior eficiência tanto com etanol quanto com gasolina: o 1.0 alcança potência de 72 cv e torque de 10,4 kgfm (gasolina) e 77 cv e 10,9 kgfm (etanol), enquanto o 1.3 chega a 101 cv e 13,7 kgfm (gasolina) e 109 cv e 14,2 kgfm (etanol).
A Fiat optou diferentemente dos concorrentes apenas 2 válvulas por cilindro, enquanto todos os concorrentes nos motores 3 cilindros, utilizam 4 por cilindro. Existe o melhor? Não, são duas opções diferentes, com menos válvulas o torque acontece antes, o que é bom para o dia a dia, mas em compensação limita a potência máxima.
.
.
De construção modular, com bloco em alumínio, esta nova família engloba variantes de três e quatro cilindros com uma única dimensão de pistão e de cilindro nos dois casos. Essa concepção permite que vários componentes sejam compartilhados, racionalizando a produção e facilitando a manutenção, pois um mesmo componente pode servir aos dois motores, 1.0 e 1.3.
O Fiat Uno 2017 traz de série em todas as versões direção com assistência elétrica. O sistema proporciona maior conforto ao motorista. Todas as versões receberam ainda a função City: ativada por meio de um botão no painel, deixa a direção praticamente 50% mais leve durante as manobras de estacionamento.
Outra vantagem do sistema de direção com assistência elétrica está no baixo consumo energético, correspondendo a aproximadamente 8% do consumo de um sistema de assistência hidráulica. Essa maior eficiência resulta também na redução de consumo de combustível.
No pacote tecnológico de série do novo Fiat Uno 2017 também conta o sistema de partida assistida, que aumenta a segurança e proporciona mais conforto ao condutor. Basta o motorista virar a chave em um leve toque e tirar a mão, o próprio sistema aciona o arranque até que o motor funcione.
Além do air-bag duplo e freios ABS com EBD de série, a central eletrônica de freio passa a oferecer ao modelo várias novas importantes funções para aumentar a segurança do Fiat Uno 2017. As tecnologias da Bosch são:
- ESC (Electronic Stability Control – Controle de Estabilidade): Controla a estabilidade do veículo por meio de aplicação do freio de forma individual em cada roda e dosagem do torque-motor para limitar a perda de controle por derrapagem em uma situação de emergência súbita, como um desvio brusco. Ou seja, identifica o risco antes e estabiliza o carro freando as rodas individualmente.
- TC (Traction Control – Controle de Tração): Limita o escorregamento de uma única roda tracionada, transferindo o torque equivalente pelo diferencial à outra roda, permitindo que o veículo acelere de forma apropriada.
- Hill Holder: Ajuda o motorista nas arrancas em aclives, com aplicação, manutenção e liberação do freio durante a manobra, evitando que o carro ‘desça’ acidentalmente.
- ASR (Anti-Spin Regulation): Permite que o veículo arranque ou acelere em pisos escorregadios ou molhados, evitando que as rodas patinem, diminuindo assim a perda de aderência e também o desgaste prematuro ou irregular dos pneus.
- HBA (Hydraulic Brake Assist): Ajuda o motorista a atingir e manter a intervenção do ABS durante manobra de frenagem de emergência, reduzindo a distância de frenagem.
- ERM (Electronic Roll Mitigation): Evita ou reduz a perda de contato de uma das rodas com o solo em manobras rápidas, como mudança de faixa ou desvio de obstáculos.
Estas funções podem equipar o Uno 2017 desde a versão de entrada Attractive 1.0.
O sistema Start&Stop, que tem como objetivo a economia de combustível – podendo representar mais de 20% – e a redução dos gases poluentes como CO2, passa a equipar agora de série todas as versões com motor 1.3 do novo Uno 2017, inclusive as com câmbio Dualogic.
Estas versões com Start&Stop também receberam o novo Smart Charging System, ou alternador inteligente. Objetivos: ajudar a reduzir ainda mais o consumo de combustível e nível de emissões, além de aumentar o desempenho do veículo e o prazer ao dirigir. Para isso, o sistema otimiza a carga da bateria pelo alternador, evitando que o motor gere energia ao equipamento desnecessariamente. O alternador inteligente conta com algumas funções para garantir a confiabilidade do sistema:
• Regenerative Braking: Quando o veículo está em frenagens, descidas ou desacelerações, parte da energia mecânica perdida nestes processos é recuperada e armazenada na bateria.
• Passive Boost: Em determinadas condições de aceleração diminuiu ou até suspende temporariamente a absorção de potência do motor pelo alternador, que assim pode ser utilizada para melhorar o desempenho ou reduzir os níveis de consumo e emissões.
• Steady State: Quando o veículo está em marcha constante, regula a potência gerada pelo alternador para satisfazer a necessidade de balanço ao mínimo custo energético, absorvendo apenas a potência necessária.
• Quick Charge: Função para garantir a confiabilidade do sistema de energia. Visa resguardar a bateria quando atinge um estado crítico.
Pneus superverdes: São novos também os pneus desenvolvidos com tecnologia sustentável especialmente para o modelo. Os pneus superverdes são de série para todas as versões do Uno 2017. Eles contam com perfil arredondado e melhor distribuição da área de contato ao solo, mais resistentes e preparados para o solo brasileiro.
Além de todas estas tecnologias o novo Uno 2017 traz uma ampla lista de itens de série que lhe conferem um alto índice de sofisticação, aliado ao seu já consagrado aproveitamento de espaço interno, conforto, interior moderno e design atual e icônico, com personalidade própria.
Confira os equipamentos e preços do Fiat Uno 2017:
Uno Attractive 1.0 Flex – R$ 41.840 – ar condicionado, direção elétrica com função City, brake light + sinalização de frenagem de emergência, faróis de neblina, função Lane Change para auxiliar o comando de seta, computador de bordo, vidros elétricos dianteiros com one touch e antiesmagamento, trava elétrica nas portas com acionamento automático a 20 km/h, quadro de instrumentos iluminado com conta-giros, welcome moving e display LCD de alta resolução equipado com computador de bordo A e B, volante multifuncional para comando das funções do computador de bordo, entre outros.
Uno Way 1.0 Flex – R$ 42.970 – agrega barras longitudinais no teto, detalhes internos na cor grafite, faróis com máscara negra, maior altura em relação ao solo, molduras das caixas de roda na cor cinza, frisos laterais das portas com inscrição Way, lanternas traseira com acabamento fumê, retrovisores externos com luzes indicadoras de direção, entre outros.
Uno Way 1.3 Flex – R$ 47.640 – soma aos itens de série da versão Way 1.0 sistema Start&Stop, chave canivete com telecomando de abertura e fechamento de portas e vidros elétricos, rádio RDS com entrada auxiliar e entrada USB para MP3/WMA.
Uno Way 1.3 Flex Dualogic – R$ 51.990 – traz o câmbio Dualogic, paddle shifts, Hill Holder, controle de tração e de estabilidade e ASR (sistema antitravamento das rodas em frenagem).
Uno Sporting 1.3 Flex – R$ 49.340 – oferece suspensão com acerto esportivo, spoiler na tampa traseira na cor preto brilhante, rodas de liga leve 15 polegadas, ponteira de escapamento dupla central cromada, grade dianteira na cor preto brilhante, para-choque dianteiro com detalhes em vermelho, maçanetas externas e retrovisores em preto brilhante, faixas laterais exclusivas com escrita Sporting, faixa horizontal no painel e detalhes do interior – maçanetas, quadro de instrumentos e aplique do volante – na cor Vermelho Royal.
Uno Sporting 1.3 Flex Dualogic – R$ 53.690 – agrega câmbio Dualogic controlado por botões instalados no console central, paddle shifts e os sistemas eletrônicos de conforto e segurança como ESC, TCS, ASR e Hill Holder.
Todas as versões oferecem dois pacotes de opcionais diferentes: Kit Comfort (itens mais voltados para conforto) e Kit Tech (composto com vários conteúdos tecnológicos).
Na gama de cores a oferta também é vasta: para a Attractive são três opções sólidas, Vermelho Alpine, Branco Banchisa e Preto Vulcano, e mais cinco metálicas, Vermelho Oppulence, Prata Bari, Cinza Scandium, Preto Vesúvio e Branco Alaska (perolizado). As versões Way podem receber ainda a sólida Branco Kalahari e as metálicas Cinza Telurium e Verde Amazon, enquanto o Sporting oferece a exclusiva Vermelho Modena.
E como anda? O BlogAuto testou na capital de Minas Gerais, as versões tanto com o motor 1.0 3 cilindros, quanto o quatro cilindros. O modelo 1.0 impressionou pelo torque disponível, não podemos esperar um esportivo, mas ficou muito mais tranquilo e silencioso de andar, com menos trocas de marchas, imagino como vai ficar bem legal esse motor no Fiat Mobi.
Veja também: Os melhores compactos do Brasil com motor três cilindros
Já o 1.3 ficou bem silencioso, mas o que realmente chamou atenção como com a transmissão Dualogic, o conjunto ficou acertado, posso até dizer que pela primeira vez tive o prazer de andar com um carro automatizado, sem trancos no pescoço, podemos dizer que este conjunto finalmente atingiu a maturidade de funcionamento.
Galeria Fiat Uno 2017
Confira o BlogAuto no: Youtube, Facebook, Google+, Instagram e Twitter.
Bom mas podia custar cerca de 3 a 4 mil a menos e proporcionar crise control mesmo que opcional ou as versões completas virem completas com os opcionais disponíveis como de série e mantendo o preço informado!
Será que botaram luz no porta-malas não disponíveis antes! A multimídia completa não tem os comandos no volante e é cara e até defasada – pelo preço já poderia ter Apple Car Play … Fora isso quase beira a perfeição com itens inéditos não só na sua categoria mas…é isso! Obs.: tenho um sporting 2015 dualogic é um 2010 attractive – a evolução do primeiro para o segundo foi muito grande no interior e acabamento e moderada na mecânica e agora também mas grande na mecânica e mínima no acabamento!
E qual o consumo afinal?g
Fiat Uno 2017 o mais caro da história.
O reposicionamento do Uno não está dando certo, pois ele sempre foi um carro de entrada e não tem condições de competir, nesse preço, com Onix e HB20.
Fiat parou de oferecer cores bonitas…. agora é so preto, prata cinza, branco e vermelho.