O Fiat Uno acaba de receber mudanças importantes para estrear 2017 com o “pé direito”. A nova linha do hatch compacto chega com a nova família de motores Firefly, com versões 1.0 litro três cilindros e 1.3 litro quatro cilindros, que têm como foco a maior eficiência energética e entregam o maior torque de seus respectivos segmentos. Além disso, o modelo ganhou pequenas alterações no visual e novos equipamentos de série em todas as versões.
Os novos motores do Fiat Uno 2017 trazem arquitetura de 2 válvulas por cilindro (6V no primeiro e 8V no segundo) com geometria do conjunto otimizada, o que resulta em potência elevada, maior torque em baixas rotações e baixo consumo de combustível. No caso do 1.0, são 72 cv e 10,4 kgfm (a 3.250 rpm) com gasolina e 77 cv e 10,9 kgfm com etanol, enquanto o 1.3 chega a 101 cv e 13,7 kgfm a 3.500 rpm (gasolina) e 109 cv e 14,2 kgfm (etanol).
Esses novos propulsores são dotados ainda de bloco e cabeçote em alumínio. De acordo com a marca, a linha Firefly tem construção modular, tanto é que os blocos 1.0 e 1.3 têm a mesma dimensão de pistão e cilindro. Ou seja, o 1.3 é praticamente um 1.0 com um cilindro a mais. Isso permite que vários componentes sejam compartilhados, facilitando a produção e a manutenção. As unidades têm ainda a maior taxa de compressão da categoria (13,2:1).
No visual, o Fiat Uno 2017 traz uma nova grade dianteira, que forma conjunto com os faróis, além de para-choque frontal com formato mais robusto. Há ainda novas rodas de liga-leve para as versões Way e Sporting e novas faixas para a Sporting. Por dentro, o hatch recebeu novos grafismos para o painel de instrumentos.
Entre os equipamentos, o Fiat Uno 2017 agora oferece direção com assistência elétrica em todas versões, com direito a função City, que através de um botão no painel, deixa a direção praticamente 50% mais leve durante as manobras de estacionamento. Segundo a marca, o novo sistema tem baixo consumo energético, correspondendo a cerca de 8% do consumo de um sistema hidráulico.
Há ainda o sistema de partida assistida (ao motorista virar a chave em um leve toque e tirar a mão, o sistema aciona o arranque até que o motor funcione) e a função Tip Start (que evita partidas que possam danificar o veículo, como, por exemplo, tracionar o veículo no motor de partida).
Nos itens de segurança, dependendo da versão, o novo Uno conta com controle de estabilidade, controle de tração, assistente de partida em rampas (Hill Holder), Anti-Spin Regulation (ASR, que permite que o veículo arranque ou acelere em pisos escorregadios ou molhados, evitando que as rodas patinem), Hydraulic Brake Assist (HBA, que ajuda o motorista a atingir e manter a intervenção do ABS em frenagens de emergência, reduzindo a distância de frenagem) e Electronic Roll Mitigation (evita ou reduz a perda de contato de uma das rodas com o solo em manobras rápidas, como mudança de faixa ou desvio de obstáculos).
Agora as versões com motor 1.3 são equipadas de série com o sistema start/stop, que visa reduzir o consumo de combustível em mais de 20% e também a emissão de gases poluentes como CO2, com direito ainda ao Smart Charging System, ou alternador inteligente, que ajuda otimiza a carga da bateria pelo alternador, evitando que o motor gere energia ao equipamento desnecessariamente, reduzindo o consumo de combustível e níveis de emissões.
Confira os equipamentos e preços do Fiat Uno 2017:
Uno Attractive 1.0 Flex – R$ 41.840 – ar condicionado, direção elétrica com função City, brake light + sinalização de frenagem de emergência, faróis de neblina, função Lane Change para auxiliar o comando de seta, computador de bordo, vidros elétricos dianteiros com one touch e antiesmagamento, trava elétrica nas portas com acionamento automático a 20 km/h, quadro de instrumentos iluminado com conta-giros, welcome moving e display LCD de alta resolução equipado com computador de bordo A e B, volante multifuncional para comando das funções do computador de bordo, entre outros.
Uno Way 1.0 Flex – R$ 42.970 – agrega barras longitudinais no teto, detalhes internos na cor grafite, faróis com máscara negra, maior altura em relação ao solo, molduras das caixas de roda na cor cinza, frisos laterais das portas com inscrição Way, lanternas traseira com acabamento fumê, retrovisores externos com luzes indicadoras de direção, entre outros.
Uno Way 1.3 Flex – R$ 47.640 – soma aos itens de série da versão Way 1.0 sistema Start&Stop, chave canivete com telecomando de abertura e fechamento de portas e vidros elétricos, rádio RDS com entrada auxiliar e entrada USB para MP3/WMA.
Uno Way 1.3 Flex Dualogic – R$ 51.990 – traz o câmbio Dualogic, paddle shifts, Hill Holder, controle de tração e de estabilidade e ASR (sistema antitravamento das rodas em frenagem).
Uno Sporting 1.3 Flex – R$ 49.340 – oferece suspensão com acerto esportivo, spoiler na tampa traseira na cor preto brilhante, rodas de liga leve 15 polegadas, ponteira de escapamento dupla central cromada, grade dianteira na cor preto brilhante, para-choque dianteiro com detalhes em vermelho, maçanetas externas e retrovisores em preto brilhante, faixas laterais exclusivas com escrita Sporting, faixa horizontal no painel e detalhes do interior – maçanetas, quadro de instrumentos e aplique do volante – na cor Vermelho Royal.
Uno Sporting 1.3 Flex Dualogic – R$ 53.690 – agrega câmbio Dualogic controlado por botões instalados no console central, paddle shifts e os sistemas eletrônicos de conforto e segurança como ESC, TCS, ASR e Hill Holder.
Todas as versões dispõem como opcional os pacotes Kit Comfort e o Kit Tech.