Antes de comprar uma motocicleta usada, é preciso ficar atento a alguns pontos

Antes de comprar uma motocicleta usada, é preciso ficar atento a alguns pontos

A prática de aquisição de uma motocicleta usada é bastante comum no mercado brasileiro. Porém, muitas pessoas enfrentam dificuldades na hora de escolher um exemplar. Portanto, há algumas dicas que podem ser seguidas para evitar surpresas após a compra de seu usado.

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Desconfie de preços muito baixos. Pode ser um veículo em condições duvidosas e precárias ou até mesmo um golpe. A documentação do veículo também deve ser verificada.

Outro item que merece atenção é a quilometragem. Nem sempre uma moto pouco rodada é sinônimo de boa compra. Em alguns casos, a motocicleta fica um longo tempo parada e, com isso, deixa de receber as manutenções preventivas. Portanto, o comprador deve analisar os registros no manual do proprietário para verificar se as revisões foram realizadas.

Ao contrário dos carros, a adulteração de quilometragem não é algo muito recorrente em motos, mas mesmo assim o futuro proprietário deve ficar atento. A quilometragem deve ser condizente a outros itens do veículo, como o estado dos pneus e dos bancos.

Além disso, é indicado fazer a avaliação da motocicleta usada em um ambiente aberto sob a iluminação natural do sol, já que dependendo do local, muitos detalhes podem passar despercebidos. É importante checar a tampa do motor (que caso apresente pintura com tons diferentes, pode indicar a tentativa de esconder imperfeições decorrentes de batidas e arranhados) e os parafusos de fixação (caso estejam arranhados, raspados ou apresentem algum tipo de marca, é provável que a moto tenha passado por reparos que demandaram a sua desmontagem).

O interessado deve ainda procurar por soldas ou tricas no quadro (que podem indicar se a moto passou por algum acidente grave e podem comprometer a segurança), alinhamento do chassi (a rabeta, a placa e os pneus devem estar alinhados; caso contrário, poderá haver problemas de dirigibilidade), estado do conjunto de coroa, corrente e pinhão, entre outros.

Honda SH300i 2017

Honda SH300i 2017

Antes de dar partida na motocicleta usada, cheque se o motor está frio. Ao acionar a ignição, a moto deve pegar com facilidade. Fique atento a ruídos metálicos logo no início do funcionamento e que desaparecem após alguns segundos. Se isso acontece, existe folga excessiva entre peças móveis como virabrequim, bielas, pistões e válvulas.

Após isso, fique atento quanto a possíveis sinais de vazamentos e também fumaça com coloração diferenciada saindo do escapamento. Se a fumaça apresentar coloração azulada e aumentar com a aceleração, é sinônimo de óleo queimado e motor em condições ruins. O óleo também deve ser verificado.

Por fim, ao realizar o test-ride com a motocicleta usada, observe o funcionamento dos comandos, da embreagem e dos freios, por exemplo, além da resposta do motor em relação ao acionamento da manopla e o rodar, atentando como a moto reage às irregularidades do piso.