Para atender os segmentos de 14, 15 e 31 toneladas, a Ford anunciou recentemente a chegada de quatro novos caminhões no mercado brasileiro. Trata-se dos C1419, C1519, C3129 e C3129 Mixer, que de acordo com a montadora têm como proposta “aumentar a rentabilidade no negócio de transporte de carga e serviços”.
“Estes novos produtos são verdadeiros ‘puros-sangues’ da linha Ford Cargo. Ou seja, têm muita durabilidade e oferecem mais tonelagem de carga com o melhor compromisso em relação ao preço de compra e manutenção”, diz João Pimentel, diretor da Ford Caminhões. “Foram focados para o trabalho mais rentável no atual cenário do País”, acrescenta.
O novo Cargo 1419 é um modelo médio com peso bruto total de 14.500 kg e chega para substituir o Cargo 1319 nessa faixa com a adição de 1.500 kg. O modelo oferece capacidade de carga de 9.500 kg (1.100 kg a mais que o líder do segmento) e capacidade máxima de tração de 27.000 kg, com direito a um motor Cummins turbodiesel de quatro cilindros, que rende 189 cv, a 2.300 rpm, e 61,2 kgfm, entre 1.100 e 2.100 rpm, acoplado a um câmbio manual de seis marchas.
Já o Cargo 1519 se sobressai por oferecer a maior capacidade de carga da categoria, com pelo menos 1 tonelada a mais de peso bruto total em relação aos rivais. O Peso Bruto Total (PBT) é de 15.400 kg. O modelo tem ainda aprimoramentos, como longarina feita de aço especial, novo eixo traseiro e novas suspensões dianteira e traseira ultrarreforçadas. O motor é o mesmo do 1419.
Por fim, o Cargo 3129 usa um propulsor Cummins a diesel de seis cilindros, com 290 cv, a 2.300 rpm, e 96,9 kgfm, de 1.200 a 2.100 giros, com uma transmissão manual de dez marchas à frente e três à ré. O caminhão tem peso bruto total de 30.500 kg e capacidade de tração de 42.000 kg e é indicado para serviço pesado, como canavieiro, madeireiro e mineração.
No caso do Cargo 3129 Mixer, trata-se de uma versão preparada para o serviço de betoneira em obras da construção civil e de infraestrutura. O veículo tem escapamento vertical e tomada de força traseira, além de novo protetor do radiador.