Seguindo os passos do “primo” Peugeot 208, o compacto Citroën C3 abriu mão do motor 1.5 litro de quatro cilindros para adotar o moderno 1.2 litro PureTech de três cilindros. A novidade já está disponível nas concessionárias e é oferecida em três versões na linha do modelo: Origine, Attraction e Tendance, com preços que variam de R$ 46.490 a R$ 52.690.
Este novo motor já é oferecido no mercado europeu e, além dos três cilindros, se destaca pelas 12 válvulas (quatro por cilindro), sistema de partida a frio com aquecimento de combustível no injetor, duplo comando de válvulas variável, correia banhada a óleo, bomba de óleo variável, sistema de arrefecimento dividido entre bloco e cabeçote e coletor de escapamento integrado ao cabeçote.
Quando comparado a versão oferecida lá fora, o PureTech “brasileiro” adotou pistões reforçados para o uso do etanol; adoção de anéis de 1,2 mm de espessura para favorecer a redução de atrito e o menor consumo de combustível; bloco com mancais reforçados e com sistema de arrefecimento de pistões; bronzinas reforçadas; e cabeçotes com sedes de válvulas reforçadas para utilização com etanol e válvulas de admissão reforçadas.
A lista inclui também eletroválvula de canister adaptada para uso com etanol, chicote de motor específico para o motor Flex, adaptado para o sistema de partida a frio; presença de coxins hidráulicos de motor e caixa de câmbio, minimizando vibrações e ruídos; alterações na admissão de ar do motor, para um menor ruído e maior desempenho; nova linha de escapamento; calibragem de software motor e cartografia de pedal de acelerador específicas; e acerto específico do conjunto de embreagem.
São 84 cavalos de potência com gasolina e 90 cv com etanol, e torque de 12,2 kgfm e 12,9 kgfm, respectivamente, abaixo de 3.000 rpm. Junto a ele está uma transmissão manual de cinco marchas, que também recebeu alterações e apresenta uma redução de 9% no diferencial.
De acordo com o programa de etiquetagem do Inmetro, o Citroën C3 registra consumo de 10,6 km/l na cidade e 11,3 km/l na estrada com etanol e 14,8 km/l e 16,6 km/l, respectivamente, com gasolina. Em relação ao antigo 1.5, o novo 1.2 tem consumo de combustível e emissões de poluentes até 32% menores em trânsito urbano.
O novo C3 1.2 Origine, versão de entrada disponível por R$ 46.490, é equipado com airbags frontais, freios ABS (Anti-lock Breaking System) e REF (Repartidor Eletrônico de Frenagem), direção elétrica, ar-condicionado, vidros, travas e retrovisores elétricos, entre outros.
Já o C3 1.2 Attraction, por R$ 49.990, há ainda sistema de áudio com rádio AM/FM, Bluetooth com entrada USB, rodas de liga leve, faróis de neblina e vidros com acionamento elétrico nas quatro portas, luzes diurnas em LED, entre outros. Como opcional, há sistema multimídia com tela sensível ao toque de sete polegadas, MirrorLink, Apple CarPlay e Android Auto, além de ar-condicionado digital, ambos por R$ 1.850.
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Por fim, o topo de linha C3 1.2 Tendance, que custa R$ 52.690, agrega para-brisa Zenith, alarme e sensor de estacionamento traseiro. O sistema multimídia e o ar-condicionado digital também são opcionais nesta versão, por R$ 1.850.
Nota do Editor: Andamos com o Citroën C3 1.2 com o motor PureTech por um roteiro da cidade de São Caetano do Sul até a serra do mar, em um trecho de 60 quilômetros, podemos dizer que, a exemplo do Peugeot 208, veja avaliação aqui, o motor 1.2 substituiu com vantagens o antigo motor 1.5 quatro cilindros.
O carro continua silencioso, com engates justos, e estabilidade boa, conforme conversamos com um executivo da fabricante, em comparação ao 208, ele disse que é o modelo mais masculino, enquanto o C3 tem uma predominância do publico feminino.
Precisamos fazer uma avaliação mais detalhada para testarmos a economia e autonomia do modelo em condições reais de uso.
Fabiano Mazzeo
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