Eis a sexta geração do Mercedes-Benz Classe E Estate. A montadora alemã anunciou recentemente a chegada da nova perua, cinco meses após a estreia do sedã e com lançamento no mercado europeu marcado para o segundo semestre. Além da tecnologia a bordo herdada do modelo convencional, a novidade tem como foco o espaço interno.
O novo Classe E Estate oferece um porta-malas com capacidade para 620 litros, volume que pode chegar a 1.820 l com os bancos traseiros rebatidos. Em relação ao antecessor, esses números representam uma redução de 25 l e 135 l, respectivamente. Os assentos traseiros oferecem divisão 40:20:40 e ajuste de inclinação dos encostos em até 10 graus, podendo ampliar o espaço de bagagem em 30 litros. Há ainda tampa do porta-malas com acionamento elétrico, apenas passando o pé sob o para-choque.
Na lista de equipamentos, a perua oferece também suspensão pneumática traseira autonivelante (capaz de manter a traseira sempre na horizontal, mesmo quando totalmente carregado), painel de instrumentos configurável com tela de 12,3 polegadas, controle de cruzeiro adaptativo, frenagem de emergência, destravamento das portas e partida do motor sem chave, condução semiautônoma com identificação de placas, entre outros.
Lá fora, o Estate estará disponível com três motores a diesel a diesel (2.0 de 150 cv no E200d, 2.0 de 194 cv no E220d e 3.0 V6 de 258 cv no E350d) e quatro a gasolina (2.0 de 184 cv no E200, 2.0 de 211 cv no E250 e 3.5 V6 de 333 cv no E400), o que inclui ainda o modelo esportivo E43 AMG, com um propulsor 3.0 V6 de 401 cv e 53 kgfm, a partir de 2.500 rpm, com câmbio automático 9G-Tronic de nove marchas (o mesmo das demais versões) e tração integral, que vai de 0 a 100 km/h em 4,7 segundos e velocidade máxima de 250 km/h.