Leonardo Andrade, especial para o BlogAuto – Há alguns anos, quem tinha R$ 30 mil na conta bancária e estava à procura de um carro 0 km devia que se contentar com modelos compactos populares, a maioria com uma lista de equipamentos bastante enxuta – alguns carros não ofereciam nem regulagem interna dos retrovisores –, motorização pacata e segurança bastante aquém do aceitável. No entanto, este cenário se reverteu de uma forma bastante drástica.
A primeira reação da indústria automotiva no segmento de populares veio com após a estreia das fabricantes chinesas, que por menos de R$ 40 mil oferecia carros “superequipados”, com airbags frontais, freios antibloqueantes ABS, direção hidráulica, vidros, travas e retrovisores com acionamentos elétricos, ar-condicionado e sistema de som. Com a chegada desses modelos, marcas mais tradicionais (leia-se Chevrolet, Fiat, Ford e Volkswagen) resolveram equipar seus carros mais baratos ou ao menos oferecer pacotes de opcionais a preços mais em conta.
Não contente com esses asiáticos e “pressionadas” pela lei do governo em equipar de fábrica todos os veículos com airbag e ABS, as fabricantes lançaram veículos inéditos e com uma série de recursos que até então estavam disponíveis apenas em modelos mais caros. O primeiro deles foi o Hyundai HB20, veja avaliação aqui, apresentado em setembro de 2012, que surpreendeu pelo visual moderno, acabamento interno refinado para a categoria, motorização moderna e lista de equipamentos recheada, com preços entre R$ 32 mil e R$ 48 mil.
Já o segundo foi o Chevrolet Onix, que apesar de não se sobressair na gama de motores, se destacou por trazer um visual atual e bem resolvido (sobretudo frente aos carros da marca na época, como Celta e Agile), interior diferenciado e com boa lista de equipamentos, com destaque para o sistema multimídia com tela sensível ao toque, recurso inédito na categoria.
Logo após a estreia dos dois e observando o sucesso da Hyundai e da Chevrolet no segmento, a Ford tratou logo de se renovar e lançou a nova geração do Ka, que foi introduzido no mercado dois anos depois. Outros modelos do segmento, apesar de permanecerem sem grandes mudanças (como uma nova geração), também receberam novidades importantes.
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A maioria dos carros da categoria de compactos trazem um ponto em comum: o motor de três cilindros, que por aqui estreou no Kia Picanto. Hoje, além do coreano, Ford Ka, Hyundai HB20, Nissan March e Volkswagen Fox, Gol e up! dispõem desta opção. O Peugeot 208 também entra na briga, mas com um motor 1.2 litro, também de três cilindros. Pode-se dizer que se trata de uma nova era dos carros compactos, com os três cilindros entregando mais potência e menor consumo de combustível em relação aos antigos quatro cilindros.
Mas e aí, qual o melhor entre up!, Gol, Fox, Picanto, HB20, Ka, 208 e March?
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