A Tesla Motors está realmente empenhada em aumentar sua participação no mercado. Além do sedã de luxo Model S, a montadora passou a oferecer em sua linha o Model X, um crossover de porte médio com estilo arrojado e motorização elétrica. Desta vez, a empresa anunciou a chegada do Model 3, menor e mais acessível automóvel da gama, que deverá popularizar a imagem da marca.
O novo Tesla Model 3 parece ser uma versão “mini” do Model S, tanto nas linhas como nas formas. O interior do sedã elétrico é bastante minimalista, com direito a um espaço para até cinco ocupantes (semelhante a de um carro movido à combustão, já que as baterias estão instaladas debaixo do assoalho), sendo que o destaque fica por conta da enorme tela sensível ao toque posicionada no centro do painel.
Detalhes mecânicos a respeito do Model 3 não foram divulgados, mas sabe-se que o modelo terá uma autonomia de aproximadamente 350 quilômetros. Além disso, as versões mais básicas do carro serão capazes de acelerar de 0 a 100 km/h em menos de 6 segundos, enquanto as configurações mais caras serão ainda mais rápidas.
Segundo a empresa, o modelo não terá nenhum opcional. Entre os itens de série, haverá piloto automático e sistema de recarga rápida.
O Model 3 será vendido apenas a partir do segundo semestre de 2017, com preço inicial de cerca de US$ 35 mil (algo em torno de R$ 122 mil numa conversão direta) para rivalizar com modelos como Chevrolet Bolt, Toyota Prius, Nissan Leaf e Ford Focus Electric. Apesar de sua chegada ao mercado ainda estar longe, o modelo já pode ser considerado um sucesso: segundo a Tesla, mais de 325 mil unidades já foram encomendadas.
Durante o evento de lançamento, o CEO da Tesla, Elon Musk, prometeu trazer o novo Model 3 ao Brasil de forma oficial. No entanto, ainda não há informações a respeito do modelo a ser vendido por aqui, já que não há nem concessionárias da empresa no País. Mas é certo que o carro deverá ser vendido a partir de 2018 por pelo menos uns R$ 150 mil.