Uma das principais montadoras do segmento de carros de luxo, a BMW comemorou no início deste mês seus 100 anos de operação. A empresa foi fundada em 7 de março de 1916, durante a Primeira Guerra Mundial, estabelecida com o registro de Bayerische Motoren Werke GmbH e com sede em Munique, na Alemanha.
A BMW surgiu da união das empresas de Gustav Otto e Karl Friedrich Rapp, ambas fabricantes de motores de avião na época. A logomarca da BMW, a propósito, simboliza uma hélice de avião em movimento, nas cores da antiga bandeira da Baviera.
“No BMW Group, estamos sempre em busca da melhor solução. É parte do nosso DNA”, declarou Harald Krüger, presidente do Conselho Administrativo da empresa. “É também a essência das nossas colaborações, um tema recorrente que permeia nossa cultura empresarial e de liderança”.
A marca vem buscando constante evolução, de um pequeno fabricante de motores de aviões para líder mundial na categoria de automóveis, motocicletas e serviços de mobilidade premium. De acordo com o divulgado, “a ompanhia provou ser uma empresa altamente inovadora e com os olhos voltados para o futuro: prova disso são iniciativas como a construção do Centro de Pesquisa e Engenharia, na década de 1990, e o BMW Welt, o edifício futurista, projetado com uso multifuncional, aberto ao público em outubro de 2007”.
Entre os destaques está a R 32, primeira moto da BMW lançada em 1923, o BMW 1500, que inaugurou o segmento de sedãs esportivos familiares, e o BMW X5, que estabeleceu outro novo segmento de automóveis, o SAV, abreviatura de Veículo de Atividade Esportiva.
Atualmente, o BMW Group é um conglomerado com fábricas e linhas de produção instaladas em 14 países e uma rede de distribuição global.
Para permear as comemorações, o grupo escolheu o tema “The Next 100 Years” (“Os próximos 100 anos”), sinalizando o que a empresa vislumbra para o futuro. Depois de estudos envolvendo o conhecimento interno e o apoio de diversos institutos, a empresa elegeu as principais questões que devem impactar não só a mobilidade mas também o cotidiano e a vida corporativa.
Entre os destaques estão soluções para diminuir os problemas relacionados a falta de vagas de estacionamento e as vias congestionadas. O grupo tem grupos de estudo especializados nestas questões, que desenvolveram o modelo de planejamento multimodal presente no BMW i3, que pode apontar trechos onde a rota deve ser feita com transporte público ou individual. A previsão é de que até o ano 2050 mais de 75% da população europeia e 90% dos norte-americanos vivam em modelos de cidades urbanizadas, aumentando a demanda por uma solução prática de mobilidade.
Nesse contexto, tecnologia e sustentabilidade também são relevantes, assim como a automoção. Hoje, os carros da marca já oferecem sistemas digitais, como o ConnectedDrive, que integra toda a gama de produtos. “No futuro, isso resultará em uma experiência mais segura e confortável, com o aperfeiçoamento desses sistemas”, informa a marca.
A marca lançou ainda, para comemorar seu centenário, o conceito Next, que coloca em prática um pouco do que a companhia acredita que será o futuro da mobilidade nas próximas décadas. O protótipo combina formas de um sedã e um cupê esportivo, e se destaca ainda por ser totalmente customizável e adaptado para atender às necessidades do condutor. As interações condutor-automóvel são geridas por um sistema denominado “Alive Geometry“. Os modos Boost (Propulsão) e Ease (Facilidade) oferecem, respectivamente, autonomia de condução ao motorista ou ao próprio veículo, sendo que o interior do veículo pode configurar-se automaticamente de acordo com o tipo de comando escolhido.
Momentos de pioneirismo e marcos na história do BMW Group
7 de março de 1916 – Data em que a empresa Bayerische Flugzeugwerke é estabelecida como sucessora da fabricante de motores de aeronaves Gustav-Otto-Flag Maschinenfabrik, com sede em Munique.
21 de julho de 1917 – A fabricante de motores aeronáuticos Rapp-Motorenwerke GmbH, fundada em 1913, obtém registro comercial com o nome de Bayerische Motoren Werke GmbH e estabelece sua sede em Munique.
10 de dezembro de 1917 – O logotipo arredondado com as letras BMW e a hélice estilizada projetada sobre as cores de azul e branco é registrada no escritório de Marcas do Instituto Europeu de Patentes.
28 de setembro de 1923 – A R32, a primeira motocicleta produzida pela marca, é apresentada no Salão do Automóvel da Alemanha, em Berlim. Ela trazia um motor de quatro tempos, boxer, de dois cilindros horizontalmente opostos.
2 de fevereiro de 1924 – O engenheiro e piloto de corridas, Rudolf Schleicher, vence a prova de subida de montanha em Mittenwalder Gsteig, registrando o primeiro triunfo da BMW em uma competição de esportes a motor.
11 de fevereiro de 1933 – Apresentado no Salão do Automóvel de Berlim, o 303 foi o primeiro automóvel da BMW equipado com um motor de seis cilindros e o primeiro produto da marca a exibir a grade em forma de rim e que acabaria se tornando a principal característica visual dos automóveis da marca.
14 de junho de 1936 – O esportivo 328 é apresentado publicamente pela primeira vez, no circuito de Nurburgring, na Alemanha. Ele fez sucesso na época pois reunia parâmetros de engenharia como distribuição ideal de peso, linhas aerodinâmicas e uso de materiais leves em sua construção.
9 de dezembro de 1959 – Durante a assembléia geral de acionistas da empresa, Herbert Quandt, o maior acionista da BMW, decide recusar uma oferta de aquisição e manter a independência da companhia.
21 de setembro de 1961 – Revelado durante o Salão do Automóvel de Frankfurt, o 1500 inaugurou uma nova categoria de automóveis: sedãs esportivos familiares.
24 de maio de 1972 – A BMW cria a divisão Motorsport, responsável por todas as atividades de esportes a motor e pelo desenvolvimento de modelos esportivos da marca.
10 de setembro de 1972 – Durante os Jogos Olímpicos de Munique, uma versão movida a eletricidade do BMW 1602 é usada como veículo de apoio durante a maratona. Trata-se do primeiro automóvel totalmente elétrico desenvolvido pela BMW.
27 de abril de 1994 – Inaugurado o Centro de Investigação e Engenharia da BMW. Conhecido pela sigla FIZ, ele conta com cerca de sete mil pesquisadores, engenheiros, designers, gestores e técnicos.
29 de janeiro de 1994 – A BMW AG assume o controle do grupo britânico Rover, que inclui as marcas Rover, MG, MINI e Land Rover. Futuramente o grupo Rover deixou de fazer parte do BMW Group, porém a marca MINI permaneceu no portfólio da compania.
10 de janeiro de 1999 – Durante o Salão de Detroit (EUA), a BMW estabelece outro novo segmento de automóveis, o SAV, abreviatura de Veículo de Atividade Esportiva, com o BMW X5. Ele combina esportividade e a versatilidade de um veículo com tração nas quatro rodas.
3 de janeiro de 2003 – A marca de carros de alto luxo britânica Rolls-Royce passa a fazer parte do BMW Group.
17 de outubro de 2007 – O edifício futurista BMW Welt, projetado com uso multifuncional, é aberto ao público.
21 de fevereiro de 2011 – A submarca BMW i é apresentada no BMW Welt. As inovações desenvolvidas pela empresa para a submarca incluem automóveis elétricos e híbridos e serviços de mobilidade inovadores.